Se você pretende financiar um veículo, primeiro é preciso entender como funciona o financiamento de carros.
Anúncios
A prática é muito comum no Brasil e somente em 2021 as vendas de veículos financiados subiram 6,8% em relação a 2020, de acordo com dados da B3.
Os financiamentos são como um empréstimo e servem para que você possa adquirir um veículo, sem precisar esperar ter o valor à vista.
Os financiamentos funcionam tanto para comprar veículos novos e seminovos quanto para os usados.
Mas afinal, como funciona o financiamento de carros? Saiba tudo sobre o assunto no texto abaixo!
Financiamento de carros: como funciona?
O financiamento de carros funciona como um empréstimo de crédito do banco. Você paga o valor parcelado, mas o vendedor do carro recebe o dinheiro imediatamente.
Como esse pagamento integral foi feito pela instituição financeira, você vai devolver o dinheiro a ela com juros e algumas taxas.
Os juros são, basicamente, o pagamento do banco por ele ter lhe “emprestado” o dinheiro.
No financiamento de carros, o salário do comprador é um dos principais pontos levados em consideração. Mas fazer um financiamento de carros é possível para grande parte da população.
Basta adequar o valor de entrada, a quantidade e os valores da parcela, levando em conta a situação financeira de cada um.
Quem pode fazer um financiamento de carros?
Existem alguns requisitos para poder financiar um veículo. É necessário:
- ter mais de 18 anos e menos de 70;
- possuir renda comprovada – os meios de comprovação podem variar de acordo com a profissão (por meio de contracheque, movimentação bancária, etc.)
- ter histórico de crédito em dia – basicamente será realizada uma análise do seu currículo financeiro para saber se você paga as contas no prazo, seu nível de inadimplência, etc.
- tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem fazer financiamento de veículos.
Leia também: Taxas De Juros Do Cartão De Crédito: Como Funcionam E Cuidados
Quais os documentos necessários para financiar um carro?
Cumprindo os requisitos básicos é muito provável que você seja aprovado para o financiamento de carros.
Mas além disso, o que precisa para financiar um veículo é a documentação. Geralmente, a documentação é simples e não é muito burocrática.
Você vai precisar apresentar os documentos originais e uma cópia dos seguintes itens:
- carteira de Identidade;
- CPF;
- comprovante de estado civil;
- comprovante de rendimentos (holerite ou extratos bancários).
Quais os tipos de financiamento de veículos?

Para entender como funciona o financiamento de carros, é preciso levar em conta os diferentes tipos de compra.
Estas são duas das principais maneiras de financiamento.
Consórcio
O consórcio é baseado em um grupo de pessoas que têm o mesmo interesse. Para isso, todos pagam taxas mensais a uma empresa responsável pela administração desse dinheiro.
Neste caso, não há taxa de juros, mas é preciso ficar de olho nas taxas cobradas pela administradora.
Além disso, as parcelas neste modelo podem variar de acordo com o valor do carro na Tabela Fipe.
Todo mês é realizado um sorteio para ver quem será o beneficiado da vez. Portanto, você só tem o carro em mãos no momento em que é sorteado.
Pode ser uma boa opção para quem não tem muita pressa em adquirir um carro.
CDC
O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o tipo mais comum e mais simples de financiamento de veículos.
Neste modelo, o consumidor solicita o crédito ao banco, que fica com o carro alienado ao até o fim das prestações, funcionando como uma garantia de pagamento.
Se o comprador não pagar as parcelas, o banco pode tomar o bem adquirido.
As taxas de juros são fixas desde o início do financiamento, mas o comprador pode realizar o adiantamento de parcelas sempre que possível.
Quais as vantagens de fazer um financiamento de veículo?
A maior vantagem de financiar um veículo é não precisar do valor integral para poder ter o carro em mãos.
É claro que no consórcio você pode precisar esperar um pouco mais de tempo, mas ainda assim você está dividindo o valor de forma que o pagamento fique acessível.
No CDC, você pode adiantar o valor das parcelas sempre que sobrar um dinheirinho extra. Dessa forma, você economiza nos juros e ainda diminui o número total de parcelas.
O financiamento de veículos é vantajoso até mesmo para quem não tem um salário muito grande, pois é possível fazer um bom planejamento financeiro e negociar o valor das parcelas.
Leia também: Melhores Bancos: confira uma lista completa com 7 opções
O que avaliar antes de fazer um financiamento de carro?

Entender como funciona um financiamento de carros é o primeiro passo.
O segundo é avaliar a sua situação financeira. Portanto, seja sincero com você mesmo para não ter endividamento no futuro.
Tenha noção de todos os seus gastos fixos (aluguel, internet) e variáveis (mercado, alimentação, gás). Se o orçamento for apertado identifique quais gastos supérfluos você pode cortar do orçamento.
Analise também a sua necessidade de compra. Você precisa do veículo neste momento ou compensa esperar um pouco mais e guardar um valor maior para dar de entrada?
Escolha um modelo alinhado com os valores que você pode pagar. Vale mais comprar um carro usado agora e trocar por um novo mais tarde do que arcar com um valor que você não pode pagar no momento.
Quando fizer as contas, não esqueça de considerar no seu planejamento todos os valores que não estão explícitos na parcela.
Um carro nunca é só um carro, você também vai precisar de dinheiro para a gasolina, IPVA, possíveis consertos, seguro com assistência 24 horas e etc.
Considerando todas as variáveis, lembre-se que comprar um carro não é impossível. O mais importante é ter planejamento financeiro.
É possível financiar um veículo até mesmo com salário mínimo. Se este for o seu caso, guarde um bom valor para dar de entrada.
Assim, no momento de fazer o financiamento, os juros são reduzidos e você não precisa comprometer uma parte muito grande do salário nas parcelas.
O ideal é comprometer, no máximo, 30% do salário. Utilize um simulador de financiamento para ter mais precisão nos cálculos.
Outra dica, é saber escolher o financiamento mais adequado para você. E para isso conte com a ajuda da ConsultaCred.
Encontre os melhores financiamentos de carro!
Conclusão
Agora que você já sabe como funciona o financiamento de carros, já pode começar a se planejar.
Por mais que você não dê início ao financiamento imediatamente, o planejamento financeiro é essencial para realizar o sonho de comprar um automóvel e adquirir a sua liberdade financeira.