Como controlar as finanças? 6 Dicas para sair do vermelho

Como controlar as finanças? 6 Dicas para sair do vermelho

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Se tem um assunto que todos nós nos interessamos, independente das circunstâncias, é sobre como controlar as finanças e manter o equilíbrio na nossa vida financeira. 

Anúncios

Essa é uma preocupação comum, já que todos precisam aprender a lidar com seu próprio dinheiro. 

Mesmo que você esteja inadimplente, como outros 62,21 milhões de brasileiros, conforme informa o Serasa, seu caso ainda tem solução! Voltar a ter as rédeas da sua vida financeira pode não ser fácil, mas é totalmente possível. 

Pensando em te ajudar, a ConsultaCred desenvolveu este conteúdo completo, com as 6 melhores dicas infalíveis para você que deseja saber como controlar as finanças. Basta continuar a leitura. Acompanhe!

6 Dicas Incríveis de Como Controlar as Finanças

como-controlar-as-financas-dicas-

Como tudo na vida, as finanças exigem atenção, planejamento e autodisciplina. Afinal, primeiro você precisa “tomar coragem”, sentar e encarar o seu dinheiro, para só então entender como controlar as finanças. 

O primeiro passo, então, é admitir que precisa melhorar e analisar, criticamente e imparcialmente, onde você errou e porquê. 

Se você hoje se encontra com dívidas e muitos boletos que não param de chegar, pense em como tudo isso começou: 

Todas as alternativas são válidas, e não existe resposta errada. O que existe é a necessidade de identificar onde está o “gargalo” que o fez gastar e ficar consciente disso. Agora, você já é uma pessoa preparada para seguir os próximos passos. 

1. Comece livrando-se das dívidas

Com a raiz do problema identificada, você pode começar a se planejar para se livrar das dívidas. 

Calcule o quanto você ganha todos os meses e qual o valor das suas despesas:

Todas essas são estratégias inteligentes, que podem te ajudar a se livrar de novas dívidas e juntar dinheiro para quitar as existentes. 

2. Conheça as suas despesas

Esse ponto é fácil com toda a análise e olhar crítico lançado no começo dessa jornada, com as dicas desse conteúdo. A esse ponto, você já sabe de onde vêm suas despesas e o que o motiva a gastar dinheiro. 

Assim, entender como controlar as finanças não é mais um bicho de sete cabeças, um medo paralisante ou algo impossível para você. Basta manter um acompanhamento. 

3. Tenha um controle do dinheiro que entra e sai

Anote tudo o que você gasta, dia a dia, bem como tudo o que ganha, mesmo que seja um pagamento atrasado de um amigo que te devia uma pequena quantia. 

Ter uma planilha financeira, ou anotar em um simples caderno, já é uma excelente forma de organização e controle. Assim, ao final de cada mês você pode analisar o que foi gasto, quanto ganhou e qual o status, se negativo ou positivo. 

4. Defina metas financeira

Com essa organização financeira também é possível avaliar onde você tem gasto mais dinheiro e estabelecer metas de como controlar as finanças. Para serem eficazes, suas metas precisam envolver planos de ação, ou submetas. 

Por exemplo, se sua meta principal é poupar R$500,00 todos os meses para sua reserva de emergência, comece pequeno — no primeiro mês, coloque a meta de economizar 50 reais, que equivale a comer fora um dia na semana. 

Essas pequenas conquistas te motivarão a alcançar a meta principal e poupar cada vez mais dinheiro, sem ser um peso ou parecer um sacrifício.

5. Tenha uma reserva de emergência

Falando em reserva de emergência, é essencial ter em conta o valor equivalente a pelo menos 6 meses do seu custo de vida mensal. 

Isso significa que, se entre aluguel, comida, transporte, estudos e contas fixas, você gasta 3 mil reais todos os meses, sua reserva precisa ter pelo menos 18 mil reais, ou seja, os 6 meses necessários para se manter. 

Talvez você esteja se perguntando “como vou conseguir todo esse dinheiro, sendo que não sobra muito no final do mês para poupar?”. 

A verdade é que você não precisa conquistar o valor completo em pouco tempo, a reserva de emergência é uma meta a ser atingida aos poucos. 

Assim, todos os meses, coloque metas financeiras para economizar dinheiro. Você passará a desenvolver um olhar mais crítico e perceber que sempre é possível cortar gastos. Tenha como motivação a sensação de segurança que a reserva financeira pode trazer a você e sua família. 

6. Invista seu dinheiro

Por fim, se você deseja fazer seu dinheiro trabalhar por você, basta investi-lo. E não pense que para fazer investimentos você precisa ser expert no assunto: basta entender quais são suas metas e necessidades de resgate do dinheiro investido. 

Existem muitas possibilidades de títulos financeiros disponíveis no mercado, basta escolher aquela que você mais se identifica, conforme o seu perfil de investidor. 

Se você é uma pessoa mais conservadora em sentido financeiro e prefere não arriscar em investimentos mais ousados, basta escolher dentre os títulos de renda fixa, que são totalmente seguros e rentáveis. Algumas opções são:

Ao mesmo tempo, se você é do time que prefere arriscar mais, com maiores possibilidades de retornos financeiros, suas melhores opções serão:

Com o tempo, você verá os resultados dos seus investimentos e se sentirá grato por ter começado a investir, mesmo que com pouco dinheiro. 

Por que é importante saber como controlar as finanças?

como-controlar-as-financas-importancia

Saber como controlar as finanças é a base para conquistar sua estabilidade financeira e metas a médio e longo prazo. Afinal, metas, projetos e sonhos envolvem dinheiro e investimentos financeiros para se concretizarem. 

Então, vale a pena entender como controlar as finanças para conquistar cada vez mais sonhos e conforto para si e para sua família, que também merece desfrutar dos resultados de uma vida financeira equilibrada. 

Se você deseja retomar o controle da sua vida financeira e escolher apenas os melhores produtos financeiros, seja em termos de cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos, caso sejam necessários. 

Para todas essas necessidades, você pode contar com a ConsultaCred como sua aliada! Por aqui, selecionamos sempre os melhores produtos para te apresentar, e também fazemos comparações transparentes entre os principais produtos do mercado, para te ajudar a tomar a melhor decisão possível. 

Conte com a ajuda da ConsultaCred para encontrar os melhores produtos financeiros!

Conclusão

Percebeu como controlar as finanças é algo simples, que demanda as estratégias e ferramentas corretas? Com as táticas certas, é totalmente possível ter uma vida financeira estável e controlada, sem surpresas ou desconfortos. 

Se você gosta desse tipo de conteúdo, basta continuar acompanhando o Blog ConsultaCred para receber dicas e orientações sobre finanças de modo descomplicado, perfeito para o seu dia a dia.