Liberdade Financeira: entenda o que é e como conquistá-la

A tão sonhada liberdade financeira é algo desejado por todos os brasileiros. 

Anúncios

Afinal, segundo o Serasa, somente em 2021 foram mais de 60 milhões de inadimplentes no Brasil, um número alarmante e preocupante. 

Se você faz parte dessa parcela da população, não perca as esperanças! 

Ainda é possível conquistar sua liberdade financeira e nunca é tarde demais para aprender a se planejar e tirar os planos do papel. 

Pensando em te ajudar com isso, a equipe ConsultaCred desenvolveu este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber para aprender para “virar o jogo” ainda esse ano. Confira! 

O que é liberdade financeira?

Liberdade financeira, diferentemente do que muitos pensam, não é esbanjar dinheiro. 

Muito pelo contrário, é saber como poupar e onde investir o dinheiro que sobra todos os meses. 

É saber como multiplicar o dinheiro que você ganha e investir em novas fontes de renda passiva, que te levarão a novos patamares financeiros. 

Assim, você não precisará mais se preocupar. Se acontecerem imprevistos, você estará terá o dinheiro sobrando em conta para reverter a situação. 

O mesmo acontece caso você deseje abrir um novo negócio e precise de fundos para isso: você não deverá se preocupar, uma vez que tem o valor disponível no banco. 

Mas, cuidado para não confundir liberdade e independência financeira! Os termos são diferentes e retratam cenários complementares. 

Diferenças entre independência e liberdade financeira

Ter independência financeira significa ter autonomia sobre suas próprias finanças e saber exatamente o que entra e o que sai todos os meses. 

Já a liberdade financeira é o patamar que todos desejam atingir: fazer escolhas, compras e investimentos sem se preocupar com o preço. 

Como conquistar a liberdade financeira?

liberdade-financeira-como-conquistar

Então, como é possível conquistar essa liberdade financeira e se sentir despreocupado quanto ao seu futuro e estabilidade? 

A resposta é simples: basta seguir um passo a passo sólido, que te ajude a subir cada degrau até ver o seu dinheiro render e se multiplicar, ao invés de sumir “do nada” todos os meses. 

1. Conheça seus gastos e despesas

O primeiro passo é conhecer bem o quanto você gasta em comparação com seu salário fixo todos os meses. 

Para isso, entenda que existem dois tipos de despesas: as fixas e as variáveis. 

Alguns exemplos de contas fixas, que chegam boletos todos os meses, são:

Já as despesas variáveis, que podem ou não ser cobradas mensalmente, são:

Para rastrear onde o seu dinheiro está sendo usado, a melhor opção é investir tempo e anotar todos os seus gastos, sempre que isso acontecer, seja em um caderno ou em uma planilha simples.

2. Evite adquirir dívidas

Quando você tem tudo anotado e começa a ver “os estragos”, passa a ter mais consciência e evita adquirir novas dívidas. 

A verdade é que adquirir dívidas sabendo que já está devendo é um perigo enorme, especialmente se você tem uma família para sustentar.

Falando em família, converse com seus familiares sobre a necessidade de cortar gastos e peça a colaboração de todos, para que gastem menos e economizem mais. 

3. Tenha uma planejamento financeiro

Além desses passos, é preciso ter um bom planejamento financeiro. Mas, o que é isso afinal?

Um planejamento financeiro consiste em analisar todos os seus gastos e fontes de renda, além de fazer um levantamento de quanto você deve, para quem deve e quais são as taxas de juros cumulativas. 

Com esses dados em mãos, é o momento de traçar metas financeiras e planos de ação.

Analise se será necessário fazer renda extra ou parcelar em mais vezes as suas dívidas, para conseguir pagar aos poucos. 

4. Faça investimentos 

Com um bom planejamento financeiro feito, com planos de ação traçados para quitar todas as suas dívidas e evitar novas despesas, é o momento de pensar em investir. 

Se você seguir todos esses passos à risca, será totalmente possível sobrar dinheiro em sua conta mensalmente. 

Esse dinheiro que sobra deve ser destinado a investimentos. 

Existem muitas formas de investimentos hoje em dia, divididos em dois grandes grupos: renda fixa e renda variável. 

A renda fixa consiste na disposição de ativos de investimento com datas e valores fixados no momento da compra. 

Já a renda variável, como o nome sugere, não é tão previsível e pode ter seus valores alterados. 

5. Tenha uma reserva de emergência

Sua forma de investimento escolhida pode ser útil para formar a sua reserva de emergência, que é uma quantia em dinheiro guardada, para quando surgirem imprevistos. 

O melhor modo de montar a sua reserva de emergência é investindo dinheiro mensalmente em títulos de renda fixa, que são mais estáveis e previsíveis. 

Só fique atento à validade do investimento: para uma reserva de emergência, o ideal é que seu dinheiro possa ser resgatado a qualquer momento, e não em uma data específica. 

Para fazer essa escolha tão importante, você pode contar com a ajuda da ConsultaCred! 

Nós oferecemos os melhores produtos financeiros para investimento e te ajudamos conforme a sua necessidade. Vale a pena conferir! 

Conte com a ajuda da ConsultaCred para encontrar os melhores produtos financeiros!

Conclusão

liberdade-financeira-conclusao

Percebeu como conquistar sua liberdade financeira não é impossível, nem um “bicho de 7 cabeças”?

Basta saber quais caminhos seguir e como agir em relação ao seu dinheiro, sempre evitando novas dívidas e investindo o excedente no final de cada mês. 

Se você gosta de aprender sobre finanças e investimentos, precisa conferir os outros artigos já publicados no Blog ConsultaCred. Nosso objetivo é te ajudar a atingir a sua liberdade financeira o quanto antes!