Serasa Score: O Cadastro Positivo ajuda?

Serasa Score: O Cadastro Positivo ajuda?

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Saiba de uma maneira rápida se o Cadastro Positivo ajuda a aumentar o Serasa Score. Bem como, aprenda a verificar a sua pontuação e veja como ela funciona no momento de conseguir um empréstimo.

Anúncios


Em busca de novas oportunidades de crédito para concretizar os seus objetivos financeiros?

Separamos algumas informações neste conteúdo para ajudar você. De fato, ter apenas o nome limpo não é mais o suficiente para ter um crédito aprovado e um dos fatores mais usados pelos bancos é o score de crédito.

Mas será que o Cadastro Positivo ajuda a subir determinada pontuação? Trata-se de um mito? Ou a ativação é prejudicial? Quer saber mais? Continue a leitura e saiba tudo sobre o Serasa Score e o Cadastro Positivo. Confira!

Serasa-Score-o-Cadastro-Positivo-ajuda
Serasa Score: O Cadastro Positivo Ajuda? | Reprodução: Canva

Como funciona o Cadastro Positivo e o Serasa Score?

Antecipadamente, o Cadastro Positivo registra todas as contas que você paga em dia. Assim, o cliente aos poucos consegue construir um histórico de bom pagador.

Também é possível conseguir taxas de juros menores. Afinal, quanto mais informações positivas tiverem ao seu respeito, mais são as chances de ter uma pontuação alta. Portanto, é importante fazer o pagamento em dia das contas que estão no seu CPF. Tais como:

Por outro lado, o Serasa Score é a pontuação que demonstra o seu perfil de crédito. Nesse sentido, para o cálculo são levados em conta as seguintes informações:

Dessa forma, o hábito de pagamento exerce um grande impacto na pontuação que são obtidas através do Cadastro Positivo. Então, a resposta da pergunta citada no início desse conteúdo é sim! O Cadastro Positivo ajuda no Serasa Score!


Como verificar a pontuação?

Desde já, para verificar a pontuação é bem fácil. Basta seguir os passos mencionados nas linhas abaixo:

1 – Acesse o site do Serasa Experian ou então baixe o aplicativo no celular;
2 – Clique no botão entrar e insira o CPF e senha (se você ainda não tiver é necessário fazer o cadastro na plataforma).
3 – No site ou app estará a sua pontuação e todas as dívidas em aberto que estiverem no seu CPF.

Além disso, é possível fazer a solicitação de empréstimos e cartão de crédito, assim como fazer acordos de pagamentos e renegociações. No entanto, cada empresa tem uma política de crédito. Em outras palavras, isso significa que ela pode consultar o Serasa Score ou não.

Bem como ter uma boa pontuação não garante a aprovação no crédito. Mas aumenta as chances e muito!


Principais dúvidas sobre o Serasa Score

CPF na nota aumenta score de crédito?

No meio de tantas informações espalhadas, tanto boca a boca como pela internet, é comum ter algumas dúvidas. Entre elas, podemos citar o CPF na nota, por exemplo, será que essa prática realmente aumenta o score de crédito?

Apesar de tal procedência ser bastante difundida no meio da sociedade, o CPF na nota não aumenta score, visto que os dados não são usados pelo Serasa como critério para a formulação da pontuação. Dessa forma, incluir o CPF na nota com essa finalidade não altera o resultado dos seus pontos.

Qual a pontuação boa de score?

A pontuação do Score do Serasa varia de 0 a 1000, sendo que uma pontuação boa deve estar acima de 500 pontos. Para simplificar melhor o assunto, fizemos uma tabela abaixo para você conferir com mais tranquilidade.

Pontuação do Serasa  Qualificação
0 a 300 pontosRuim
301 a 500 pontosRegular
501 a 700 pontosBom
701 a 1000 pontosMuito Bom
Fonte: Serasa Experian

Como você deve ter percebido, ter um score bom aumenta as suas chances de aprovação de crédito. Mas não é só isso, pois existem também outras vantagens oferecidas pelas financeiras, como taxas menores, mais prazo para pagar um empréstimo, chances altas de ter outras linhas de crédito aprovadas – como o financiamento – e mais opções para negociar dívidas.

Quando o score é considerado alto?

Com base na nossa tabela divulgada pelo Serasa, um score de crédito bom é a partir de 500 pontos. Porém, um score para ser considerado alto precisa ser a partir de 700 pontos e quanto mais chegar próximo do mil melhor.

Pois, dessa forma as instituições financeiras enxergam que você é um excelente pagador e se dá muito bem com dívidas a longo prazo. Por isso, neste patamar as aprovações de crédito, crediário, financiamento, entre outros são mais facilitadas.

Por que o score diminui?

Conforme as mudanças na economia e hábitos de consumo dos brasileiros a oscilação da pontuação de crédito tornou-se algo normal. Logo um dos principais motivos dessa variação é a última atualização da empresa, pois agora envolve também os seguintes critérios:

Fora isso, outras possíveis razões para que o seu score tenha diminuído provavelmente são:

Como subir o score rápido?

De fato, não existe mágica principalmente quando o assunto envolve as nossas finanças. Mas é possível sim aumentar o seu score de maneira rápida, no entanto, tal procedimento não surtirá efeitos da noite para o dia. No geral o processo envolve cerca de 30 dias e não se trata de uma regra específica.

Sendo assim, você pode colocar em prática atitudes simples como manter o nome limpo, evitar o atraso de dívidas, ter os dados atualizados nos birôs de crédito e ativar o cadastro positivo.

Fora isso, existe um bônus – não é golpe e está totalmente dentro da lei – o Score Turbo do Serasa. Se você fizer um cadastro na plataforma e tiver com dívidas atrasadas, certamente vai encontrar um aviãozinho com um número de pontuação X ao quitar ou renegociar determinada dívida.

citacao

Como aumentar a pontuação do Serasa?

Sobretudo, o aumento da pontuação faz parte de uma mudança de comportamento, como falamos no parágrafo anterior. Ou seja, é feita de uma maneira gradativa conforme os hábitos, pagamento e relacionamento com o mercado de crédito.

Sendo assim, os fatores que influenciam são únicos de pessoa para pessoa. Logo, para entender os motivos da “nota” acesse a plataforma e clique na opção “fatores que aumentam o score/fatores que diminuem”.

Em conclusão, para aumentar o Serasa Score nem todos os fatores, necessariamente, precisam de uma ação sua. Às vezes basta apenas esperar.

Mas mesmo assim, mantenha um comportamento financeiro saudável. Pois fatores novos podem surgir a qualquer tempo. Além disso, ter hábitos de pagamentos saudáveis é fundamental para o crescimento na área financeira.

Afinal, esse comportamento além de abrir as portas em várias instituições financeiras, ajuda a ter uma vida mais saudável e com mais qualidade.

Gostou de se informar sobre esse assunto? Então compartilhe esse conteúdo a quem está precisando aumentar o score, quitar as dívidas e sair do vermelho! Aproveite para conhecer também ➡️Score Turbo Serasa⬅️ e aumente a sua pontuação.