Como dar pausa no Financiamento Habitacional Caixa?

Como dar pausa no Financiamento Habitacional Caixa?

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Veja todas as informações sobre como dar pausa no financiamento habitacional Caixa!

Anúncios


A pandemia causada pelo coronavírus gerou uma série de prejuízos, levando muitas pessoas a perderem seus empregos e diversas empresas a fecharem as portas por falta de recurso.

Diante dessa situação, o Programa de Financiamento Habitacional Caixa está permitindo pausar o valor das prestações por até 3 meses.

No entanto, para ter acesso a esse benefício é necessário cumprir alguns requisitos.

O primeiro deles é a necessidade de estar em dia com o pagamento. Ou seja, se você estiver com várias parcelas em aberto, esse processo se tornará mais difícil.

O segundo critério é não poder usar o FGTS como parte do pagamento da dívida. Dessa maneira, se você optou por usar o seu saldo como parte do pagamento também não terá acesso ao benefício.

Por que foi criada a Pausa no Financiamento Habitacional da Caixa?

Com o objetivo de dar suporte aos cidadãos durante essa pandemia, a CMN (Conselho Monetário Nacional) desenvolveu a opção de pausar o financiamento da casa própria.

Isso se estende também a outras linhas de crédito, como o empréstimo consignado e empréstimo pessoal, por exemplo.

A necessidade do isolamento social criou desafios para muitos trabalhadores e empresas. Uma parte da população conseguiu se reinventar e trabalhar em casa.

Contudo, nem todos conseguiram readaptar suas atividades econômicas, desencadeando sérios prejuízos econômicos e um elevado o índice de desemprego.

E hoje o mercado se depara com muitas pessoas em busca de soluções financeiras para continuar se mantendo durante esse período.

Então, com a finalidade de evitar e diminuir o número de inadimplência nos bancos, as instituições financeiras estão usando esse sistema para congelar as parcelas.

Dessa forma, os clientes têm mais chances de equilibrar a vida financeira durante a pandemia. O resultado é um alívio e a possibilidade de se reerguer e colocar as contas em dia.

Congelando as parcelas do financiamento habitacional você não paga nesse exato momento as próximas prestações, pois elas são transferidas para o final do financiamento, período no qual deverão ser quitadas.

Porém, no decorrer da pausa do financiamento habitacional o contrato do cliente não está isento de cobrança juros, seguros ou taxas.

Assim, os valores devidos dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente. Já a taxa de juros e o prazo contratado no início não sofre alterações.

Essa é uma excelente vantagem e uma alternativa para quem está no aperto e precisando quitar inúmeras dívidas.

Regras gerais para pausar o financiamento

Para que você adquira esse benefício é preciso estar atento a algumas regras gerais do sistema.

Pausar o financiamento é uma excelente saída, mas não são todos usuários que podem usufruir dessa oportunidade. Além disso, as regras podem mudar de uma instituição para outra.

Como nesse caso o foco é a Caixa Econômica Federal, vamos explicitar as regras gerais da instituição e que também são adotadas por outros bancos:

A pausa é concedida a pessoas físicas e jurídicas

A primeira regra é referente à concessão do pedido, que pode ser liberado tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. Isto é, se você tiver um imóvel financiado no CNPJ da empresa também pode aderir a esse sistema.

Os clientes precisam estar com as prestações em dia

Outra informação importante é com relação à inadimplência, pois é preciso estar com as prestações em dia.

Todavia, no caso da Caixa, em alguns casos, solicitantes com até duas parcelas em atraso podem pedir a pausa do financiamento do imóvel.

Clientes que pediram empréstimo como garantia de imóvel também podem fazer a solicitação

A terceira regra refere-se ao grupo de consumidores que fizeram o empréstimo com garantia de imóvel. Esses, também podem solicitar a pausa. No entanto, é preciso estar com, no mínimo, 11 parcelas quitadas.

Como solicitar a pausa no financiamento da Caixa?

De antemão, as formas de solicitações foram adaptadas para evitar aglomerações no banco e garantir que o cliente possa fazer tudo sem sair de casa.

Sendo assim, a Caixa e outras instituições, como Itaú e Santander concederam o acesso do pedido por meio do atendimento remoto.

Ou seja, você pode solicitar a pausa do financiamento do seu imóvel pelo Internet Banking, aplicativo no celular ou pela Central de Atendimento do Banco.

Em outras palavras, para solicitar esse serviço não é preciso se deslocar a uma agência física. Tudo pode ser feito usando os meios digitais ou telefone.

Veja o passo a passo sobre como pausar o financiamento habitacional Caixa!

Como já foi mencionado no início desta leitura, você pode pausar o seu financiamento habitacional por até 3 meses.

O pedido, de fato, pode ser feito diretamente pelo aplicativo da Caixa ou por telefone.

Quanto aos clientes que estão com dívidas em aberto e não se enquadram nas regras, é necessário, em primeiro lugar, renegociar o valor pelo telefone através do número 0880 726 8068, opção 8.

Já os clientes que estão em dia com as parcelas e se enquadram nos requisitos das regras gerais podem fazer o procedimento seguindo o passo a passo a seguir.

infografico-pausa-financiamento-caixa

1 – Primeiramente, faça o download do aplicativo Habitação Caixa. A versão está disponível para iOS, na Apple Store, e Android, na Play Store.

2 – O segundo passo é fazer o login e selecionar a opção “Solicitar Pausa Emergencial”, a última opção do aplicativo.

3 – Informe o seu número do CPF e digite a senha. Em seguida, leia o campo de orientações e toque no botão “Próximo”.

4 – Na opção “solicitar pausa no pagamento” informe o número do celular e clique em “Autorizo a Caixa a enviar SMS para o número informado acima” e depois em “Solicitar pausa”.

Por fim, a Caixa faz uma análise e envia um SMS informando se o seu pedido foi aceito pela instituição ou não.

Depois dos 3 meses de “congelamento das parcelas”, os pagamentos voltam a ser debitados na sua conta normalmente.

Como funciona a pausa no Financiamento Habitacional para pessoa jurídica?

Desde já, é importante frisar que as pessoas jurídicas também tem acesso a esse direito. Contudo, o processo para a solicitação é diferente do passo a passo para pessoa física.

Se você tem um financiamento de imóvel no nome da sua empresa, nesse caso é preciso entrar em contato com o gerente da conta para obter mais detalhes sobre o congelamento das parcelas.

Além disso, o prazo para a resposta pode levar até 48 horas. No entanto, a Caixa considera a data retroativa da solicitação.

Ou seja, se você fez o seu pedido no dia 1 e teve a resposta no dia 4, a data do benefício contará a partir do dia 1.

Veja também: Os principais produtos financeiros da Caixa!

Pausa Estendida Caixa, uma possibilidade de pausar o financiamento por até 12 meses

Outra opção que pode ajudar no momento da crise é a Pausa Estendida. Dessa forma, o cliente pode ter as parcelas congeladas por até 12 meses.

Resumidamente, esse sistema visa pausar de 6 a 12 prestações no seu financiamento habitacional. Porém, não são todos os clientes que têm direito a esse benefício. Sendo assim, é necessário seguir as seguintes regras:

Contrato adimplente

Primeiramente o contrato do seu financiamento precisa estar adimplente. Ou seja, não pode haver prestações atrasadas.

Ter no mínimo 24 prestações pagas

A segunda exigência é com relação às prestações, pois o cliente precisa ter no mínimo 24 parcelas quitadas.

O saldo da dívida não pode ser superior a 80% do valor do imóvel

Outra exigência a cumprir é o saldo da dívida, que não pode ser superior a 80% do imóvel.

Ou seja, a somatória das parcelas congeladas não pode ser maior do que 80% do valor do financiamento habitacional.

FGTS

Assim como na pausa de 3 meses, nessa hipótese o FGTS não pode ter sido usado como parte do pagamento das prestações.

Como solicitar?

O procedimento para solicitar a pausa estendida é bem simples, podendo ser feito pelo telefone ou em uma agência. O número é o 0800 104 0104 para os clientes que moram fora da capital.

Já as regiões que fazem parte da capital do estado devem ligar para o número 4004-0104. Em ambos os números, a opção a escolher é a 7. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 20h.

Quais são os cuidados que devo ter na hora de fazer a Pausa no Financiamento habitacional Caixa?

Primordialmente, antes de fazer a sua solicitação é preciso estar atento a alguns cuidados. Analise a sua situação financeira atual com atenção e somente depois tome a decisão mais favorável.

A pausa das parcelas se trata, na verdade, de uma prorrogação da dívida e, a partir do prazo escolhido, o valor é recalculado.

Portanto, verifique no contrato se as taxas de juros definida são vantajosas. Em outras palavras, esteja atento e observe se o congelamento das parcelas realmente não vai ocasionar danos futuros.

Além do desconto e da pausa no financiamento do imóvel, uma outra solução financeira é o refinanciamento da dívida. Isto é, o agrupamento de contratos em uma nova operação de crédito.

Em ambos os casos, tenha sempre como base de análise o contrato original. Sobretudo, verifique o prazo, a carência, o número de parcelas e a taxa de juros praticada.

Pausa do Financiamento Habitacional Caixa vs Refinanciamento

Como vimos, a pausa no financiamento é uma solução usada por grandes instituições bancárias para reduzir o número de inadimplência causado por situações adversas, tais como a pandemia do coronavírus.

Assim como o congelamento das parcelas há outras saídas, como, por exemplo, os descontos e a possibilidade de financiar novamente a dívida.

Diante dessas hipóteses é comum ficar indeciso entre a Pausa do Financiamento Habitacional Caixa vs Refinanciamento.

Desde já, o refinanciamento também é uma ótima alternativa no momento para controlar a vida financeira. De modo que você não perca o seu bem conquistado com muito esforço.

Em suma, refinanciamento é trocar um contrato de empréstimo antigo por um novo na mesma instituição financeira.

Assim, se você financiou seu imóvel na Caixa e depois de alguns anos houve um desequilíbrio financeiro, você pode procurar por essa proposta no banco.

Dessa forma, você pode fazer alterações no prazo e nos valores contratados. Porém, essa solução para acabar com o endividamento vale a pena apenas se os juros forem mais baixos e as parcelas menores.

Outras soluções financeiras

Além da pausa, o cliente também conta com outras alternativas, como o desconto de até 50% nas parcelas do financiamento do seu imóvel, veja só:

Desconto de até 50% nas parcelas do financiamento de imóvel Caixa

Outra saída que a Caixa propôs para diminuir a taxa de inadimplência é retomar as parcelas de maneira parcial. Assim, o desconto do financiamento habitacional pode chegar até 50%.

Atualmente, são duas linhas de crédito que estão disponíveis aos consumidores. Na primeira, o cliente tem o desconto de 25% nas parcelas por 6 meses.

Já na segunda opção é concedido um desconto de 50% por até 3 meses. Porém, nessas duas opções, o caso e as necessidades de cada cliente deve ser analisados separadamente.

Mais uma informação importante é que desde outubro de 2020 a Caixa reduziu os juros do financiamento do Sistema Brasileiro de Poupança e empréstimo para 5%.

Inclusive, a instituição financeira confirmou aumentar o programa de carência na compra de imóveis novos por até 6 meses.

Leia Mais: Financiamento De Carros: Como Funciona E Quais São As Regras?

Finalizando o assunto….

Finalizando o nosso assunto sobre “Como dar pausa no financiamento habitacional Caixa” essas informações apresentadas são as mais importantes para ajudar você durante essa crise.

Mas antes de aderir, faça uma análise da sua vida financeira, verifique o contrato original e escolha a opção mais vantajosa. Compare as hipóteses, veja qual se adequa mais a sua realidade e orçamento.

Se você está em busca de recursos financeiros e precisando de dinheiro, a Caixa disponibiliza vários produtos financeiros, tais como empréstimo, antecipação do décimo terceiro, entre outros.

Clique no botão abaixo e saiba mais!

produto-caixa