O Real Digital Em Breve Estará No Seu Bolso

O Real Digital Em Breve Estará No Seu Bolso

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

O real digital em breve estará no seu bolso como um novo aliado financeiro. Nesse texto você vai saber tudo sobre a novidade, o que é, vantagens, onde usar e como comprar. Confira!

Anúncios


Não é novidade que os pagamentos digitais invadiram as transações comerciais.

Mas você já pensou se o nosso país tivesse uma espécie de moeda digital para usar no mundo todo?

Ou então, a possibilidade do seu carro fazer pagamentos de pedágios e estacionamentos de forma automática?

Em breve isso será possível graças ao real digital – uma moeda alternativa com o mesmo valor do real físico.

A expectativa é que o lançamento aconteça em 2024 e o pagamento virtual se torne um procedimento mais rápido e com mais tecnologia.

Quer saber mais sobre a novidade? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre:

O-real-digital-em-breve-estara-no-seu-bolso
O Real Digital em breve estará no seu bolso | Reprodução: ConsultaCred

O que é e como funciona o real digital?

Recentemente, temos ouvido falar muito sobre esse assunto, mas afinal, você sabe exatamente o que é o real digital e como funciona?

À primeira vista, o objeto em questão trata-se de uma moeda virtual brasileira criado pelo Banco Central. Em termos técnicos, significa uma CBDC – Central Bank Digital Currency – uma espécie de moeda alternativa com o mesmo valor do dinheiro de papel.

Outro ponto importante a ressaltar é com relação a sua funcionalidade.

Pois, ao contrário do que muitos pensam, não estamos falando de uma nova criptomoeda, mas sim de uma moeda alternativa, semelhante ao real que usamos como forma de pagamento diariamente.

No entanto, o real digital moeda não poderá ser sacado em cédulas físicas, já que o consumidor na verdade, recebe em mãos códigos emitidos pelo Banco Central com os valores.

Aliás, segundo uma entrevista publicada no CNN, o Banco Central diz que:

citacao-3

Bem prático, não é mesmo? Então, o uso será semelhante ao PIX, por exemplo?

Sim, quase isso!

Afinal, a intenção primordial do governo é que a moeda virtual brasileira não seja usada apenas como investimento.

Mas também, como forma de pagamento em transações comerciais e em contratos inteligentes.


Quais são as vantagens?

Além de gerar mais facilidade no cotidiano das famílias brasileiras, o real digital brasil também tem outras vantagens, tais como:

#Segurança

Um dos primeiros benefícios está com a segurança com relação às criptomoedas, já que a emissão e distribuição aos bancos é feita exclusivamente pelo Banco Central do Brasil.

#Globalização

A segunda vantagem do real digital é que a moeda pode ser usada em qualquer lugar do mundo. Aumentando ainda mais o poder de consumo global, durante a viagem ou em compras internacionais.

#Redução do papel

Vantagens-do-Real-Digital
Vantagens do Real Digital | Reprodução: ConsultaCred

Por não ser permitido a impressão, consequentemente a emissão do papel será reduzida. Assim como o contágio de doenças, como aconteceu e ainda acontece com o caso do COVID-19.

#Inibição da lavagem de dinheiro e estimulação da concorrência no ambiente virtual

Uma vez que o Banco Central terá o acesso aos códigos, outro fator que o uso do real digital moeda encadeia é a inibição da lavagem de dinheiro.

Pelo menos, a expectativa é essa.

Por outro lado, a concorrência e inovação de moedas digitais também entre em jogo com o cenário do lançamento da moeda virtual brasileira.


Como comprar o real digital e onde usar?

Atualmente, o que se sabe é isto: para comprar o real digital o cidadão vai precisar de ter uma carteira virtual em custódia de um agente autorizado pelo Bacen.

Assim sendo, por meio da carteira, será possível a fazer transações de contratos inteligentes.

Ou seja, o cidadão pode elaborar um contrato digital e alocar os valores do real digital Brasil.

Outra forma de uso é atrelar a carteira digital nos sistemas de máquinas com inteligência artificial.

Aproveite e leia também: “Saiba o que são e onde comprar moedas digitais com segurança”

Assim, conforme as palavras da entrevista dada pelo Banco Central a CNN, o consumidor pode programar uma geladeira pode fazer compras automaticamente de um item que está faltando.

Ou então, programar um carro para pagar pedágios e estacionamentos direto com o real digital moeda, sem preocupações.


Será o fim do dinheiro físico?

De modo geral, a chegada da moeda digital não representa o fim do dinheiro físico, mas sim de uma extensão.

E com base na entrevista mencionada nos parágrafos anteriores, a intenção é usar a modalidade virtual em contratos digitais. Ou seja, a moeda não vai ocupar o lugar do dinheiro físico.

Além disso, conforme uma nota dada a Exame, à princípio não vai ser possível todos os brasileiros fazerem a troca das cédulas em moedas digitais. Visto que isso ocasionaria em um grande colapso aos bancos.

Mesmo assim, como podemos ver na nossa realidade, a cada ano que passa as compras online e pagamentos virtuais crescem disparadamente.

Aliás, para você ter uma ideia – somente no ano de 2020 o dinheiro em espécie foi usado em apenas em 20,5% das transações comerciais. Os dados são de um relatório realizado pela The Global Paymentes Report 2021.


Saiba por que o real digital em breve estará no seu bolso

Saiba-por-que-o-real-digital-em-breve-estara-no-seu-bolso
Saiba por que em breve o real digital estará no seu bolso | Reprodução: Canva

A moeda digital brasileira está chegando e em breve está novidade estará no seu bolso, para facilitar as suas transações comerciais do cotidiano.

A notícia mais recente é que até o mês de abril seja testada várias possibilidades para o uso no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas em parceira com a Fenasbac – Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central.

Segundo as palavras de Rodrigoh Henriques – líder de inovações financeiras da Fenasbac – no CNN, a expectativa é que o lançamento seja feito no nosso país no ano de 2024.

Inclusive, de acordo com o Bando de Compensações Internacionais, 86% dos bancos centrais de todo o mundo estão pesquisando o potencial desses tipos de moedas. E, ainda dentro desse grupo, 60% estão experimentando a novidade.

Aliás, até os dias atuais, a Nigéria foi o último país a lançar o CBDC: o e-Naira.

Além disso, a China já está alguns passos bem a frente que nós, e as transações em moedas digitais representam o valor de 300 milhões de dólares.


Conclusão

A tecnologia e inovação é o nosso presente e o nosso futuro! E a chegada do real digital expande e facilita ainda mais as transações comerciais no nosso país e no mundo.

Vimos que as vantagens são imensas, pois a moeda digital não fica presa somente ao mundo dos investimentos e tem a segurança do Banco Central, diferente das criptomoedas.

Além de uma das principais promessas também é inibir a lavagem de dinheiro, já que o Bacen terá controle total e acesso a todos os códigos.

Apesar de ser uma novidade, muitos países já estão estudando a ideia e a China já fez um lançamento que resultou em uma movimentação de 300 milhões de dólares.

Se você já aderiu ao PIX e gostou do pagamento digital, temos a certeza de que vai amar o real digital Brasil!

Vamos nos atualizar ainda mais? Clique no botão abaixo e saiba tudo sobre “Conta Digital com Cartão de Crédito”.