Real Digital Moeda

Real Digital Moeda

Por: Nara

O real digital moeda é a versão virtual do nosso real.

Anúncios

Ela foi anunciada pelo Banco Central em 2021, desde então, já despertou a curiosidade e ansiedade de muitos entusiastas do mercado financeiro.

No texto de hoje, você descobrirá algumas informações sobre essa moeda, não deixe de conferir para não ser pego de surpresa!

real digital moeda

Veja abaixo nosso índice

O que é real digital moeda?

Real digital moeda, nada mais é que, a versão digital do nosso real. Inicialmente, algumas pessoas classificaram essa moeda virtual como uma criptomoeda, mas, na verdade, ela não é, e difere muito de um bitcoin, por exemplo.

Conforme os planos do Banco Central do Brasil, a nossa moeda virtual será lançada até 2024, mas a expectativa e torcida é para que ela entre em operação antes desse prazo.

Apesar de ainda não ter sido lançada, já foram disponibilizadas algumas informações sobre ela, no entanto, muitos mistérios e incertezas ainda rondam essa moeda e só serão descobertos quando ela entrar em operação.

Atualmente, já é possível saber como ela funcionará, mas durante esse período, muitas mudanças ainda podem acontecer.

Como o real digital moeda funcionará?

Real (2)

Essa moeda virtual terá o mesmo valor no nosso real físico, ela não é volátil como as criptomoedas, por exemplo. Simplesmente, acompanhará o valor do nosso real.

Além disso, ela é classificada como uma CBDC (Central Bank Digital Currency), CBDC é o nome dado a moedas digitais emitidas e administradas pelo banco central de um determinado país.

Atualmente, o único país que já tem sua própria moeda digital em operação integral é as Bahamas, no entanto, a China já faz testes avançados.

Fora isso, a França, Uruguai e os Estados Unidos também já discutem a possibilidade de lançarem a versão virtual da sua moeda.

Após a aquisição do real digital moeda, o cidadão não poderá converter a quantia em cédulas, como a gente já faz com saques em dinheiro.

Sendo assim, a moeda só deverá ser usada em ambiente virtual, através de códigos gerados pelo Banco Central do Brasil onde virá informado o valor de cada moeda.

O propósito do Bacen é que o real digital se torne popular e seja aceito facilmente pelos brasileiros a ponto de ser usado corriqueiramente.

Em consequência da popularização e inovação dos pagamentos por meios eletrônicos o uso do dinheiro impresso em papel-moeda cai a cada dia, decerto, a tendência é cair ainda mais.

Segundo os dados da The Global Payments Report em 2020, apenas 35% das operações financeiras globais foram realizadas com dinheiro em espécie.

Fora isso, a instituição ainda prevê que até 2023, o “dinheiro vivo” será o método de pagamento menos utilizado pelos consumidores de todo o mundo.

Certamente, o real digital moeda será uma inovação e aceito com facilidade pelos brasileiros.

Qual a diferença entre o real digital moeda e as criptomoedas?

Como já foi dito, o real digital não é uma criptomoeda, logo, tem muitas diferenças claras entre eles.

Por exemplo, as criptomoedas tem características de um investimento, pois são voláteis. Ou seja, o valor pode aumentar e diminuir em questão de segundos.

Além disso, elas são descentralizadas, isso significa que são de iniciativas privadas e não estão sob o controle de nenhum banco ou instituição financeira.

O real digital moeda, por sua vez, será emitido pelo Bacen, pois será lastreado pela nossa moeda, o real. Sem contar que, ela não oferece nenhum risco, por exemplo, de você perder ou ter seu valor diminuído.

Apesar de serem regulamentadas pelo BC, elas serão distribuídas através de instituições financeiras, bancos e outros componentes dos atuais sistemas de pagamentos.

Quais os possíveis benefícios?

quais os possíveis benefícios

A popularização do real digital diminuirá a emissão do papel-moeda, isso diminuirá os gastos envolvidos na produção das cédulas e também a exploração da matéria-prima.

Além disso, essa moeda ainda pode inibir a lavagem de dinheiro, facilitar e simplificar a vida dos brasileiros, ocasionar o menor custo nas transações e estimular a inclusão financeira.

Conclusão

Que o real digital moeda pode impactar a vida dos brasileiros, não temos dúvida. No entanto, será que esses impactos serão positivos ou negativos? Ou quem sabe, talvez, mais puxado para um lado do que para outro.

Os entusiastas ávidos do setor financeiro acreditam que essa moeda significa um avanço considerável na economia do país.

Além de acompanhar as novas tendências do mercado, ela promoverá a integração, é segura e reduzirá custos, sendo assim, dará mais liberdade financeira para os brasileiros.

Por enquanto, só nos resta esperar. Para se manter atualizado sobre esse assunto, não deixe de sempre visitar as notícias do nosso blog, pois assim que sair novidades, estaremos atualizando nossos conteúdos.

Recomendação de leitura: Serasa Score: o Cadastro Positivo ajuda?