Diferença Score Boa Vista e Serasa, quais são e qual o melhor?

Diferença Score Boa Vista e Serasa, quais são e qual o melhor?

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

A diferença Score Boa Vista e Serasa causa muitas dúvidas entre os consumidores. Saiba agora porque isso acontece e descubra qual é a melhor pontuação de crédito.

Anúncios

Já aconteceu de consultar o seu CPF e se deparar com uma grande diferença de score de crédito?

Se ambas instituições medem o histórico de pagamento do cliente, por que isso acontece?

Diferença score Boa Vista e Serasa, quais são? E qual o melhor? | Reprodução: ConsultaCred

Apesar de as instituições serem birôs de crédito autorizadas pelo Banco Central do Brasil, é importante mencionar a distinção entre ambas.

Afinal, cada empresa possui uma administração e políticas diferentes.

Quer saber quais são os métodos usados por cada organização e para que seve o score de crédito? Então, não desgrude os olhos desta leitura, veja só um pequeno ‘spoiler’ do que preparamos no decorrer deste conteúdo:


O que é e para que serve o score de crédito?

O que é e para que serve o score de crédito? | Reprodução: Canva

Sempre ao buscar uma aprovação de linhas de crédito o score do cliente é analisado, no entanto, muitos dos nossos leitores ainda desconhecem sobre o que é e para que serve esta pontuação.

À primeira vista, o score de crédito é uma nota que mede o seu comportamento com relação a dívidas e pagamentos a longo prazo. Dessa forma, os bancos e lojas tem uma ferramenta em mãos para auxiliar no cálculo do risco de crédito e o melhor limite de acordo com os seus hábitos financeiros.

Portanto, quanto mais alto for a sua pontuação de crédito mais fácil vai ser o seu acesso a crediários, empréstimos, cartão de crédito e demais produtos financeiros. Da mesma maneira acontece com o score baixo de forma inversa.


Qual a diferença entre Serasa e Boa Vista?

Lembra quando mencionamos no início deste artigo que o Serasa e Boa Vista, apesar de serem birôs de crédito não se tratam da mesma instituição? Pois, cada uma tem políticas distintas no momento da formulação do score, como veremos a seguir.

Serasa Experian

O Serasa Experian foi fundado em 1968, desde então a organização trabalha na análise e informação de crédito, além de atuar no apoio e expansão dos empreendimentos no Brasil.

Nesse sentido, o birô atua por meio do acordo com empresas de informações de todo o continente. Já durante o cálculo da pontuação, envolve os fatores como idade e inadimplência do CEP. Assim, chega-se a uma pontuação específica, independentemente do resultado do Boa Vista.

Por que no Serasa meu score é diferente do Boa Vista?

Visto que cada empresa trabalha com bancos de dados divergentes, o resultado final da análise de crédito sempre vai ser diferente. Além disso, o cálculo do Serasa é mais rígido e consideram não só o seu histórico de crédito, mas também a taxa de inadimplência existente na cidade onde mora atualmente. Por este motivo, quando mudamos e fazemos a atualização dos dados cadastrais é comum o score subir ou diminuir.

Boa Vista SPC

Ao mesmo tempo, o Boa Vista SPC também é um birô de crédito e está presente no mercado há mais de 60 anos. Antigamente, a instituição fazia parte da SCI (Equalifax e Associação Comercial de São Paulo).

No entanto, o nome Boa Vista começou a partir de 2010. Já o cálculo do score da empresa envolve 3 comportamentos importantes para chegar a um resultado que não depende das informações contidas no Serasa:

Por meio do site oficial do Boa Vista, o consumidor consegue consultar a pontuação gratuitamente e negociar dívidas em aberto. Uma das vantagens é a plataforma reunir todas as informações de contratos de crédito (ativos ou atrasados) no CPF.


Para que serve o score Boa Vista?

A pontuação do Boa Vista vai de 0 a 1000 e serve para as instituições credoras terem um parâmetro de como o consumidor paga as suas dívidas. Sendo assim, é por meio desta ferramenta que os bancos determinam os valores a serem liberados para determinado cliente.

O Boa Vista é um dos birôs de crédito mais antigos do país e muito utilizado na consulta de inadimplência e perfil de consumo. Para se ter uma ideia da importância da organização, separamos uma lista com os bancos que consultam este score de crédito:

Bancos que consultam o Score Boa Vista | Fonte: Foregon

Uma dica fundamental para ter o seu crédito aprovado, é analisar como está a sua pontuação em cada plataforma. Geralmente, o score Boa Vista costuma ser maior quando comparamos ao Serasa. Portanto, aproveite e faça o pedido do seu cartão em uma dessas instituições mencionadas.


Qual o melhor score Serasa ou Boa Vista?

De fato, inúmeras empresas tem convenio com o Serasa e Boa Vista e levam sempre em conta a restrição na solicitação de crédito e as devidas pontuações. Porém, como acontece com a maioria dos brasileiros, o score Serasa costuma ser bem menor.

Portanto, investir na melhoria da pontuação do Serasa é um procedimento mais vantajoso para conseguir bons limites de crédito. Mas isso não significa a possibilidade de deixar dívidas em aberto no Boa Vista, todas precisam ser quitadas até mesmo as que prescreveram.


Conseguiu entender sobre a diferença score Boa Vista e Serasa?

O cálculo das pontuações apresenta um resultado que vai de 0 a 1000. Assim, a partir do valor final é possível conhecer o comportamento do grupo com um perfil semelhante ao do consumidor.

Também por meio da análise, as empresas conseguem prever a probabilidade futura de inadimplência. Desse modo, através do score e outras verificações de crédito, as instituições financeiras decidem pela concessão do empréstimo ou não.

Em suma, o Serasa Experian e o SPC Boa Vista são empresas distintas. Portanto, trabalham com bancos de dados é métodos de análise divergentes. Logo, é por esse motivo que a pontuação de ambas são diferentes.


Como deixar o score com uma boa pontuação?

Como deixar o score com uma boa pontuação? | Reprodução: Canva

Na maioria dos casos, o consumidor tem uma pontuação alta no Boa Vista e uma pequena no Serasa. Os motivos disso acontecer nós vimos neste conteúdo.

Então, para conseguir um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento é preciso estar bem qualificado nos dois birôs de crédito. Veja logo abaixo algumas dicas para pôr em prática e deixar o score com uma boa pontuação:

Conclusão

A diferença score Boa Vista e Serasa agora não vai ser mais um problema, afinal com base neste conteúdo já é possível adquirir as principais informações sobre como funciona cada birô de crédito, quais bancos mais consultam o Boa Vista e a importância do score de crédito do Serasa.

Ter um bom comportamento financeiro é fundamental para ter acesso a boas linhas de crédito e isso reflete em todos os birôs . Além disso, em ambas plataformas o consumidor consegue negociar dívidas em aberto com desconto.

Em conclusão, essas são os principais motivos do porque o score do Serasa e o score Boa Vista são diferentes. Gostou desse conteúdo? Então siga também as nossas redes sociais no Facebook e Instagram!