Pontuação do Serasa: Como funciona?

Pontuação do Serasa: Como funciona?

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Entenda de uma forma fácil e simples sobre como funciona a pontuação do Serasa. Bem como, descubra o porque o limite que você deseja nunca é liberado!

Anúncios

Você já passou pela situação de ter um cartão de crédito ou empréstimo com a análise negada? Infelizmente, isso é muito corriqueiro e acontece com a maioria dos cidadãos brasileiros.

Na verdade, o motivo da análise de crédito negada acontece porque a pontuação do Serasa é um dos principais parâmetros utilizados pelas empresas.

Assim, com base nos dados elas decidem se vão conceder o crédito ou não.

Efetivamente, o Score do Serasa quando está baixo dificulta muito o acesso de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos ao consumidor.

O que é a Pontuação do Serasa?

Desde já, a Pontuação do Serasa é um procedimento usado pelas as instituições financeiras para medir os riscos de inadimplência do consumidor.

Sendo assim, é a partir dessa ferramenta que as empresas credoras decidem liberar o crediário.

No entanto, os consumidores com restrição do CPF tem o número do score mais baixo do mercado. Consequentemente, isso limita o acesso a qualquer tipo de crédito ou financiamento.

Nesse sentido, para manter o score sempre positivo é necessário ter bons hábitos financeiros. Já que essa somatória é um dos principais sistemas que analisa as informações para decisões de crédito.

Como funciona?

Antecipadamente, a o score do Serasa é individual. Ou seja, varia conforme os hábitos de cada cliente.

Logo, a variação vai de 0 a 1000 conforme a verificação de pagamento das contas, histórico de dívidas e relacionamento com empresas e bancos.

Sendo assim, a classificação é divida em 3 grupos importantes, veja só:

Grupo 1: 0 a 300 pontos, esse grupo indica um risco alto de inadimplência. Dessa maneira o acesso a todas linhas de crédito se torna bem difícil.

Grupo 2 : 300 a 700 pontos, já esse grupo de consumidores tem um risco médio de não pagamento de contas. Assim, cartão de crédito e empréstimos são liberados mais facilmente. No entanto, os limites são mais baixos.

Grupo 3 : 700 pontos acima, isso demonstra menos riscos de inadimplência. Bem como, esses consumidores tem fácil acesso a linhas de crédito e taxa de juros menores.

Claro, que além do score também são levantados outros dados do cliente, como idade, renda e estado civil.

Em outras palavras, quanto mais baixo a pontuação for, maior é o risco do consumidor não conseguir quitar a dívida.

Por que a pontuação do Serasa fica baixa?

Em suma, o resultado está ligado aos hábitos financeiros do consumidor. Portanto, dívidas no nome com atrasos de pagamento costuma ter um impacto negativo no score do Serasa.

Dessa forma, você precisa ter um bom planejamento financeiro e organizar as suas finanças.

Pois, esse é um passo fundamental para aumentar o número de pontos no Serasa. Então, reflita se os seus hábitos financeiros estão sendo positivos ou negativos.

Assim, você saberá quais sãos os pontos que podem ser melhorados. Como resultado, o score tende a aumentar ao longo do tempo.