Pode pagar cartão de crédito antes do vencimento?

Pode pagar cartão de crédito antes do vencimento?

Por: Maria

Está na dúvida se pode pagar cartão de crédito antes do vencimento, ou melhor, a fatura? Neste texto, encontrarás respostas para essa dúvida.

Anúncios


O cartão de crédito funciona como uma forma de empréstimo que conta com prazo de pagamento de cerca de 40 dias e costuma ser disponibilizado pelos bancos e instituições financeiras.

Ao solicitar o cartão, o consumidor recebe um limite de crédito para conseguir fazer compras de bens e serviços de maneira antecipada, sendo assim, primeiro consome e depois quita o valor da fatura no dia do vencimento.

Além disso, muitas pessoas se perguntam se existe a possibilidade de pagar o cartão de crédito antes do dia do vencimento.

Essa prática é permitida por alguns bancos, porém, para isso é necessário entrar em contato com a operadora do cartão de crédito e informar sobre o desejo de que o pagamento do débito seja antecipado.

No entanto, será que pagar antes do vencimento ou no dia de vencimento da fatura tem o mesmo efeito?

Para saber a resposta para essa questão e conhecer as vantagens de pagar a fatura do cartão de crédito antes do vencimento, continue acompanhando a matéria!

    O que é a fatura do cartão de crédito?

    Antes de descobrir se é possível pagar cartão de crédito antes do vencimento, pode ser interessante descobrir melhor como funciona a fatura.

    A fatura do cartão nada mais é do que o extrato de todos os gastos do consumidor feitos a partir do cartão de crédito dentro do período de um mês.

    O documento ainda conta com detalhes das compras, como data, valor e o nome do estabelecimento e é enviada para o cliente em uma dia específico do mês, que é definido no contrato.

    Após o fechamento da fatura do cartão, as novas compras que serão feitas entrarão somente na fatura referente ao próximo mês.

    Dependendo do banco e dos filtros aplicados pelo consumidor, a fatura ainda pode contar com as seguintes informações:

    É importante enfatizar que a fatura do cartão pode vir por meios físicos ou digitais. Além disso, o pagamento pode ser quitado de diversas formas.

    Em alguns casos, é possível até mesmo parcelar a fatura, porém alguns cuidados são necessários, isso porque a taxa de juros pode não ser tão vantajosa.

    Entre as possibilidades de pagamento, o cliente pode ir a uma agência bancária ou lotérica com o boleto da fatura do cartão ou então quitar o débito através do internet banking.

    Como funciona o parcelamento do cartão de crédito?
    CONTINUAR

    Fatura do cartão de crédito pode ser paga antes do vencimento

    Ao antecipar a fatura do cartão de crédito, a pessoa titular realiza o pagamento antes da fatura do próximo mês ter fechado.

    Com isso, o valor pago antes do tempo previsto fica como crédito que pode ser abatido na próxima fatura, de forma similar a como ocorre no estorno de cartão de crédito.

    É possível também antecipar parcelas de compras específicas, de forma a eliminar as parcelas das faturas seguintes.

    Para conseguir antecipar a parcela do pagamento da fatura do cartão de crédito, é preciso conferir se a instituição financeira responsável pelo produto possibilita que seja feito o pagamento adiantado.

    Nem sempre essa opção está disponível, especialmente quando o cartão de crédito é para CNPJ.

    No entanto, caso a opção esteja disponível no seu caso, geralmente a quitação dos valores antes do prazo pode ser feita através do aplicativo do banco.

    Normalmente, a fatura ou parcelas adiantadas podem ser pagas com o saldo presente em conta, se o cartão for vinculado a ela.

    Caso contrário, é possível ainda gerar um boleto para que o pagamento seja feito em outra instituição.

    Além disso, se você não usar o aplicativo do cartão de crédito, existe a possibilidade de entrar em contato por telefone para solicitar a antecipação.

    Vale a pena antecipar o pagamento da fatura?

    É importante levar algumas questões em consideração antes de antecipar a fatura do cartão de crédito.

    Em primeiro lugar, vale a pena conferir se a instituição financeira oferece algum desconto ao adiantar as parcelas das compras feitas com o cartão, nesse caso, o adiantamento pode ser bastante vantajoso.

    Os especialistas ainda recomendam que mesmo que o banco ofereça a possibilidade de antecipar a fatura, pode valer a pena conferir se não existe uma forma de investimento mais rentável.

    Sendo assim, é recomendado comparar o valor do desconto e o rendimento da quantia que seria utilizada para quitar a fatura antes do tempo previsto.

    Conheça os benefícios de usar o cartão de crédito

    O cartão de crédito oferece diversos benefícios que podem trazer facilidades para a sua vida financeira.

    Além de trazer praticidade e conveniência para fazer compras sem ter dinheiro em mãos, eles também apresentam vantagens quando o assunto é segurança e condições de pagamento.

    Dessa forma, ao solicitar o produto, é necessário levar em consideração os seus diversos benefícios e optar por aquele que melhor atende às suas necessidades.

    Os cartões de crédito oferecem diversas possibilidades para que o consumidor possa pagar as suas compras ao longo do tempo.

    Dessa forma, ao invés de pagar o valor total de um produto ou serviço de uma só vez, é possível escolher parcelar o pagamento em diversas prestações.

    Vale ressaltar ainda que, a depender da loja em que está sendo feita a compra, ainda é possível parcelar em várias vezes sem pagar nenhum juro a mais por isso.

    Ter um cartão ainda pode ser útil para conseguir lidar com as emergências e imprevistos financeiros, como por exemplo quando surge uma "surpresa" inesperada e não se tem dinheiro para lidar com ela.

    Nesses casos, o cartão de crédito possibilita que o custo emergencial seja coberto para ser pago posteriormente e de forma parcelada.

    Sendo assim, é possível fazer compras mesmo quando não tem dinheiro disponível no momento.

    Outro benefício do cartão de crédito diz respeito a sua agilidade. As transações costumam ser processadas e autorizadas dentro de um curto período de tempo.

    Além da compra ser processada de forma rápida, solicitar o cartão também pode ser bastante ágil, isso porque atualmente grande parte dos bancos e instituições financeiras oferecem a opção de aprovação instantânea.