Como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

Como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

Por: Nara

O parcelamento no cartão de crédito é um dos principais atrativos deste produto. Com ele o cliente tem mais tempo para pagar suas compras e assim, pode adquirir mais itens.

Anúncios

Há pessoas que rotulam o cartão de crédito como um grande vilão, no entanto, não é bem assim, afinal, ele ajuda milhões de pessoas a realizarem sonhos e adquirirem produtos e serviços que não conseguiriam de outra forma.

O maior benefício do cartão de crédito é poder adquirir um bem e parcelar, isso aumenta o poder de compra de muitas pessoas.

Todavia, até mesmo quem tem poder aquisitivo usa o cartão de crédito e prefere parcelar, apesar de poder pagar tudo de uma vez ou à vista, isso porque, essa prática pode trazer alguns benefícios e ser vantajosa.

No texto de hoje você descobrirá como funciona o parcelamento do cartão de crédito, benefícios e muito mais!

Veja abaixo os temas abordados a seguir:

Como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

Uma das definições da palavra “crédito” é confiança, quando você recebe um limite de crédito, o banco emissor do cartão te dá um voto de confiança, ou seja, um poder de aquisição.

Nesse caso, você pode comprar o que quiser, pois, o banco assumirá a dívida, em seguida, você pode pagar essa dívida aos poucos, em parcelas que cabem no seu bolso e que não atrapalhe seu orçamento.

Geralmente, a maneira mais comum do banco cobrar por esse voto de confiança é através de juros, mas em alguns casos, os juros não são cobrados nesse serviço.

O parcelamento no cartão de crédito funciona exatamente dessa forma, sem segredo nenhum! Para conhecer mais detalhes sobre esse parcelamento que ajuda milhares de pessoas a adquirir mais produtos, continue fazendo a leitura!

Quais as vantagens do parcelamento no cartão de crédito?

O cartão de crédito se tornou um item essencial na nossa carteira, isso porque, ele traz muitos benefícios.

Ao pagar sua compra com um cartão de crédito é possível ganhar dinheiro de volta, descontos e até mesmo pontos para trocar por milhas.

Com essas milhas você também consegue ganhar dinheiro e adquirir muitos produtos e serviços com descontos, inclusive viajar de graça.

Além disso, com esse artigo você tem crédito disponível para usar como quiser e ainda parcelar. Quando as parcelas não têm juros, dividir o valor das compras é um ótimo negócio.

Visto que, você terá mais tempo para pagar suas compras e não será cobrado nenhuma taxa por isso.

Sem contar que você ainda pode levar mais produtos do que levaria se o parcelamento no cartão de crédito tivesse acréscimo de juros.

Com alguns cartões é possível parcelar as compras em mais de 10 vezes sem juros, sendo assim, você conseguirá dividir suas compras em parcelas que não vão atrapalhar seu orçamento.

Outra vantagem do parcelamento no cartão de crédito é o fato de você poder usar o valor que estava guardando para adquirir um item para realizar outra coisa, até mesmo para atender uma situação mais urgente.

Nesse caso, você usa o limite disponível para adquirir o produto e parcelar, em razão disso, terá o dinheiro livre para fazer outra coisa importante, até mesmo adiantar uma dívida mais urgente.

Quais são as desvantagens do parcelamento no cartão de crédito?

Os juros altos no parcelamento pode te deixar preso por muito tempo a uma dívida.

A principal desvantagem ao parcelar uma compra são os juros, por isso é importante escolher um cartão de crédito que não cobre juros por parcelamento ou que a taxa não seja tão alta.

A maioria dos cartões de crédito não cobra juros nas 3 primeiras parcelas, se é o caso do seu cartão, então não ultrapasse esse número.

Em nosso blog você encontra muitas informações sobre diferentes modelos de cartões, tem opções que não cobram juros no parcelamento, há também aqueles que só cobram a partir da terceira parcela.

Para adiantar, entre os cartões com as menores taxa de juros encontramos, por exemplo:

Outra desvantagem de usar o parcelamento no cartão de crédito é que fica mais tempo preso a uma dívida, mas se não tiver juros e as parcelas forem pequenas, isso acaba não sendo tão ruim assim, rapidamente você paga e logo estará com o limite disponível para comprar novamente!

Qual a melhor forma de usar o parcelamento no cartão de crédito?

O parcelamento no cartão de crédito é muito útil e vantajoso, como pode observar anteriormente, no entanto, é importante tomar cuidado.

Antes de ir às compras faça um planejamento financeiro e veja qual parcela cabe no seu orçamento sem prejudicar suas finanças, ou até mesmo diminuir a qualidade de vida da sua família.

Além disso, pense por quanto tempo pagará essa dívida e se conseguirá arcar com ela até o fim.

Com um bom planejamento financeiro, você fica ciente de quanto pode usar do limite e em quantas vezes parcelar para não prejudicar seu orçamento.

Não se esqueça de incluir os juros na hora de calcular as parcelas.

Onde parcelar as compras sem juros?

fee

Normalmente, os cartões que não cobram juros no parcelamento são os cartões de lojas, fora isso, ainda parcela em mais de 20 vezes.

A desvantagem é que alguns desses cartões só são aceitos na loja que eles representam, mas há aqueles com bandeira, aceitos em praticamente todo lugar.

Entre os cartões de crédito que parcelam as compras em até 24X sem juros, encontramos, por exemplo:

Os cartões de crédito Itaú também parcelam em até 24X, no entanto, a partir da 13° parcela já há o acréscimo de juros.

O Banco Itaú tem uma imensidão de cartões de crédito, para diferentes situações, gostos e bolsos. Faça um tour pelo nosso blog na aba “Cartões” e conheça as melhores opções.

Vale destacar que o valor das parcelas podem variar conforme o estabelecimento e a maquininha de cartão também. 

Para conhecer mais detalhes sobre o parcelamento no cartão de crédito do Itaú, acesse o portal Compra Parcelada.

Conclusão

Então, gostou de saber como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

Apesar de ser uma ferramenta que pode te ajudar a adquirir muitos itens e pagar em pequenas quantias que não comprometam suas finanças, é preciso usar com cautela.

Não esqueça de fazer sempre um planejamento financeiro antes de ir às compras e consumir com consciência para não perder o controle.

Se você, assim como nós, é amante do mercado de crédito, e também gosta de estar por dentro das novidades deste setor, não deixe de sempre acompanhar as notícias em nosso blog e também as novidades na aba “Cartões”.