Open Finance: o que é, vantagens, riscos e como aderir

O Open Finance é uma novidade para muitos clientes, e se você faz parte do grupo que não tem ideia do que seja isso, continue por aqui.

Anúncios

Também chamado de Sistema Financeiro Aberto, o Open Finance propõe o compartilhamento de dados do cliente entre diferentes instituições financeiras. Mas, será que essa proposta é segura? Para que serve?

No conteúdo de hoje conversaremos brevemente sobre o assunto, a fim de concluirmos se essa é uma boa proposta, ou se é melhor deixar passar. Continue a leitura e confira! 

O que é Open Finance?

Você já se sentiu frustrado por ter um cartão de crédito negado em um banco, sendo que em outra empresa tem o mesmo serviço com um limite alto?

Se sim, é provável que se pergunte porque um banco te considera um cliente com bom potencial de pagamento, enquanto outro considera arriscado te oferecer um cartão de crédito. Isso ocorre por conta do histórico.

Certamente você tem um bom relacionamento com o banco que te disponibiliza cartão, enquanto com o outro, talvez sequer tenha conta. Para o sistema financeiro, essa ausência de histórico é uma barreira na liberação de crédito.

O Open Finance promete resolver essa situação, uma vez que permite o compartilhamento de dados de um cliente entre instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Dessa forma, caso você não tenha histórico com uma instituição, isso não será problema, já que a empresa pode avaliar os seus dados com outro banco para obter uma avaliação de crédito completa.

Open Finance X Open Banking: qual a diferença?

Se o assunto Open Finance é uma novidade para você, é provável que já tenha escutado falar sobre o Open Banking. Qual a diferença entre ambos?

A proposta central é bem parecida, visto que o Open Banking é um procedimento pelo qual o cliente autoriza um determinado banco a consultar dados da sua conta em outro.

Vale dizer que no Open Banking essa solicitação é manual e direcionada, então, o cliente deve solicitar a disponibilização de informações para uma empresa específica.

Já o Open Finance é a ampliação desse serviço, pois aqui ocorre o compartilhamento geral dos seus dados com as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Dessa forma você não precisa realizar autorizações pontuais, e a consulta aos seus dados é aberta para os bancos autorizados pelo Banco Central.

++Quais são os produtos financeiros oferecidos pelo Banco Daycoval? (consultacred.com.br).

Quais as vantagens do Open Finance?

Neste momento você já entendeu que o Open Finance cria uma espécie de base de dados com as suas informações, e as disponibiliza para as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Para alguns consumidores esse serviço pode passar uma imagem negativa, afinal, como fica a questão de sigilo bancário?

Mais a frente falaremos sobre isso. Por agora apresentaremos 2 vantagens do Open Finance para que você compreenda porque o serviço foi criado.

Melhores oportunidades de crédito 

Conforme vimos anteriormente, por vezes apenas ter uma boa renda não garante a conquista de crédito, afinal, o histórico do cliente conta muito para os bancos.

Ao aderir ao Open Finance você evita esse problema, já que as suas informações financeiras se tornam acessíveis para todas as instituições autorizadas, o que ajuda na construção de histórico geral.

Menos burocracia na contratação de produtos financeiros 

O Open Banking é uma boa opção para quem deseja autorizar consultas financeiras pontuais, mas, o grande problema dessa proposta é a burocracia.

Autorizar um banco a fazer consultas em outro não é um procedimento tão simples, já que requer autenticação nos apps de ambos.

Ao aderir ao Open Finance esse processo é mais prático, visto que a autorização passa a ser geral, e os procedimentos não precisam ser feitos a cada consulta.

O Open Finance tem riscos?

Quando o assunto é Open Finance, clientes conservadores podem dar um passo para trás, afinal, essa proposta “esbarra” sutilmente nas regras de sigilo bancário.

Isso porque, por teoria, as informações financeiras entre o cliente e a empresa devem ser restritas às partes, a fim de evitar exposições.

Mas, no caso desse recurso, esse compartilhamento de dados se dá apenas entre instituições autorizadas pelo Banco Central. Portanto, os seus dados não serão expostos a qualquer um.

De todo modo, vale dizer que o risco da proposta fica por conta da exposição do perfil tanto para aspectos positivos quanto para negativos.

Isso significa que, caso você tenha um problema financeiro com um banco, ao aderir ao Open Finance, outro banco poderá consultá-lo, e com isso suas oportunidades de crédito com essa segunda empresa são reduzidas.

No mais, não existem riscos significativos, uma vez que essa proposta é regulamentada pelo Banco Central.

Como aderir ao Open Finance?

Para aderir ao Open Finance é bem simples: tudo o que você precisa fazer é acessar o app dos seus bancos e procurar pela opção.

Após encontrar a opção no app do seu banco, basta autorizar o compartilhamento de informações, e com isso os dados dessa instituição poderão ser consultados por outras.

Faça isso em todos os bancos autorizados, e aproveite as vantagens do Open Finance para a melhora da sua vida financeira!

Isso pode te interessar: Tipos de consórcio: conheça os principais existentes (consultacred.com.br).