Muitas pessoas recorrem aos empréstimos financeiros ou ao cartão de crédito, quando não possuem uma reserva de emergência frente a um imprevisto.
Anúncios
No entanto, nem sempre as coisas saem como esperado porque estas pessoas acabam tendo a solicitação negada, mesmo estando com o nome limpo.
Ter nome limpo não é mais sinal de crédito na praça, agora temos que enfrentar análise das instituições financeiras, que trabalham com o tão temido score de crédito.
Muita gente ainda não sabe o que é score de crédito, se esse é seu caso, continue fazendo a leitura. A seguir, vamos desvendar alguns mistérios sobre esse “vilão.”
O que é score de crédito?
Nada mais é do que uma pontuação que acusa qual a possibilidade de uma determinada pessoa pagar suas dívidas.
Essa contagem vai de 0 até 1.000, sendo 0, obviamente, o menor e pior placar.
Dessa forma, quanto mais próximo seu score chegar de zero, ele aponta que as chances de você ser um bom pagador são mínimas.
Como resultado, a possibilidade de você conseguir crédito é quase nula.
Certamente, o resultado do seu score não define ao certo quem você é, mas, os bancos levam a sério a pontuação.
Isso ocorre, pois as informações usadas para chegar a esse cálculo são minuciosas, e baseadas em seu comportamento como pagador.
Mas, não é só isso, entenda mais no próximo tópico!
O que é levado em consideração na hora de definir meu score de crédito?
As informações usadas na hora de estipular o score de crédito são muitas.
Portanto, podem ser fatos precisos a seu respeito; de um passado muito distante ou até mesmo aspectos que não tem nada a ver com você.
A princípio, vamos a alguns exemplos:
Se você mora em um endereço em que os antigos moradores eram inadimplentes e não tinham uma boa reputação como pagador, isso pode te prejudicar na soma do score de crédito.
De modo geral, o sistema pode levar em consideração a relação do endereço, mas fique tranquilo que esse fator pode não ser uma unanimidade.
Fatores conclusivos:
- Pagamentos de contas e boletos em atraso;
- Não pagamento de contas e boletos;
- Estado civil;
- Nome negativado;
- Seu relacionamento com empresas em que adquiriu algum serviço.
Esses são os fatores que mais pesam na hora de definir seu score.
No entanto, da mesma forma que pequenas atitudes podem diminuir seu score de crédito, ações contrárias o farão aumentar.
Em outras palavras, manter um bom relacionamento financeiro no mercado fará com que você seja visto de maneira positiva, como bom pagador.
A consequência disso é o aumento do seu Score de Crédito, que pode acontecer aos poucos.
Com isso, as possibilidades de obter produtos financeiros aumentam.
Bom, você já sabe o que é um score de crédito, agora, se busca produtos financeiros como: empréstimo pessoal ou conta corrente, está no lugar certo!
Se ficou na dúvida de como aumentar seu score, te recomendo a leitura desse artigo. O Score de crédito não é o vilão, ele pode ser o mocinho, só depende de você, mantenha suas contas em dia!