Como saber onde minha chave Pix está cadastrada?

Como saber onde minha chave Pix está cadastrada?

Neste texto você descobrirá onde conferir o cadastro da sua chave Pix, além de outras informações importantes sobre esse método de pagamento.

Por: Maria

Muitas pessoas têm dúvidas para saber onde a sua chave Pix está cadastrada. Para descobrir esse mistério, basta seguir alguns passos.

Anúncios

O Pix atualmente é a modalidade de pagamento mais utilizada pelos brasileiros e, por isso, alguns consumidores acabam esquecendo em qual banco cadastraram suas chaves.

Se você quer saber onde sua chave Pix está cadastrada, continue acompanhando a matéria, pois nós te ajudaremos a solucionar esse mistério!

    O que é o Pix e como ele funciona?

    O Pix foi anunciado em 2020 pelo Banco Central e funciona como um sistema de pagamentos instantâneos.

    A ferramenta tem como objetivo diminuir o tempo e os custos das operações bancárias e pode revolucionar a maneira como os pagamentos são feitos.

    A modalidade de pagamento está integrada com o sistema bancário tradicional e criou uma nova forma de realizar pagamentos instantâneos.

    Vale ressaltar que a adesão ao Pix é voluntária. Sendo assim, você pode optar pelos modos de transferência tradicionais ou por usar a ferramenta.

    O Pix é feito através do aplicativo bancário e os valores caem na conta do destinatário na mesma hora. Para utilizá-lo, não é necessário pagar nenhuma taxa adicional.

    Quais são as chaves Pix disponíveis?

    A chave Pix cadastrada pelo consumidor é usada para identificar uma conta que vai receber uma determinada transferência ou pagamento.

    Dessa forma, a chave cadastrada no Pix funciona como o endereço da conta que deve receber os valores enviados.

    Devido a esse fator, ela deve ser única e exclusiva, de forma a evitar erros e ampliar a segurança para as pessoas que enviarem e receberem o montante.

    As chaves Pix, portanto, tem o objetivo de vincular os dados básicos do titular da conta com as informações completas que são capazes de identificar a conta transacional do cliente.

    As chaves do Pix ainda são divididas em quatro tipos: e-mail, CPF ou CNPJ, número de telefone celular ou chave aleatória.

    Aqueles que possuem conta de pessoa física podem ter até cinco chaves cadastradas em cada conta, enquanto a conta de pessoa jurídica tem direito a 20 chaves por titularidade.

    No entanto, não existe a possibilidade de cadastrar a mesma chave Pix em mais de uma conta.

    Isso significa que uma pessoa não pode cadastrar, por exemplo, o seu CPF como chave Pix em duas instituições financeiras ou contas bancárias distintas.

    O que é a chave aleatória?

    Diferente da chave Pix cadastrada, a chave aleatória é uma maneira de receber um Pix sem precisar informar nenhum dado pessoal.

    Logo, essa modalidade funciona como um código único de 32 caracteres com letras e símbolos que é gerada de forma aleatória pelo Banco Central.

    Essa opção foi criada especialmente para ser utilizada com QR Codes gerados através do aplicativo da instituição financeira.

    Com isso, a pessoa que vai enviar o valor precisa apenas abrir o aplicativo da sua conta bancária e escolher a opção "Pagar por QR Code".

    Em seguida, basta apontar a câmera do seu celular para a imagem disponibilizada pelo recebedor do Pix.

    Ainda existe a possibilidade de copiar e colar a chave aleatória para que seja enviada por mensagem.

    Afinal, como saber onde minha chave Pix está cadastrada?

    Como saber onde minha chave Pix está cadastrada

    Em primeiro lugar, é importante enfatizar que o número de chaves Pix cadastradas atualmente é o dobro da população nacional.

    Diante disso, em média, cada pessoa possui mais do que 3 chaves Pix. Por isso, é importante saber como encontrar cada uma dessas.

    O Banco Central conta com um serviço que possibilita que os consumidores identifiquem as suas chaves Pix cadastradas.

    O serviço em questão se chama Registrato e para acessá-lo é necessário ter conta Gov.br com nível prata ou ouro.

    Para ter uma conta prata ou ouro, é preciso cumprir determinados critérios de segurança. Para isso, faça seu cadastro a partir do Internet Banking conveniado pelo sistema.

    As instituições conveniadas são o Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicredi, Santander e Sicoob.

    Já para ter acesso a chave Pix cadastrada, basta seguir o passo a passo:

    É possível fazer a portabilidade das chaves caso mude de banco?

    Muitas pessoas ainda se perguntam o que fazer caso mudem a sua instituição financeira: é possível fazer a portabilidade da chave Pix cadastrada?

    Os bancos permitem que isso seja feito. A portabilidade das chaves deve ser solicitada no banco referente a nova conta, porém é necessário que a instituição anterior confirme a transação.

    O Banco Central solicita um prazo de 7 dias para que a confirmação por parte da instituição financeira seja feita.

    Existe um limite de transferência para uma chave Pix?

    O que muita gente não sabe, no entanto, é que existe um limite de transferência para uma chave Pix.

    O limite não está ligado às chaves que a pessoa possui, mas sim ao uso diário e mensal do sistema do Banco Central.

    De acordo com as determinações do Banco Central, as instituições financeiras possuem liberdade para estabelecer um limite diário e mensal para o Pix.

    Sendo assim, o consumidor pode enviar qualquer valor através da ferramenta, desde que esteja dentro do seu limite.

    Caso você precise realizar grandes movimentações, é necessário solicitar para a instituição financeira que aumente o limite do Pix autorizado para você.

    Ainda segundo o Banco Central, qualquer alteração para aumentar o limite do Pix deve levar entre 24 a 48 horas para ser aprovada. No caso de redução do limite, a aprovação é imediata.

    Além dos limites mensais e diários, ainda é estabelecida uma outra limitação do sistema: o Pix Noturno.

    O horário noturno pode começar 20h ou às 22h, a depender da escolha do usuário. A partir desse horário, os Pix enviados contam com um limite de R$ 1 mil.

    Conclusão

    É essencial ter conhecimento a respeito de quais são as chaves Pix cadastradas para saber para qual conta as pessoas estão te enviando dinheiro.

    Como citado no texto, o processo para descobrir uma chave Pix cadastrada é bastante simples, uma vez que o Banco Central disponibiliza um serviço para esta finalidade.