Pix agendado pode ser cancelado? Descubra agora!

Pix agendado pode ser cancelado? Descubra agora!

Agendar um Pix pode trazer mais praticidade para nossa rotina, mas será que ele pode ser cancelado? Descubra neste texto.

Por: Maria

Muitas pessoas se perguntam se o Pix agendado pode ser cancelado. A modalidade de pagamento foi lançada recentemente pelo Banco Central e tem gerado dúvidas entre os brasileiros.

Anúncios

No momento, uma série de bancos e instituições financeiras oferecem a possibilidade de cancelar um Pix agendado.

O recurso é bastante eficiente, especialmente para quem esquece de realizar os pagamentos de determinadas contas na data correta.

Para saber pode cancelar o Pix agendado, continue acompanhando a matéria!

Entenda como funciona o sistema de pagamentos do Pix!

Em 2020, o Banco Central do Brasil anunciou uma nova modalidade de pagamento para os brasileiros, o Pix.

O novo sistema oferece pagamentos instantâneos que mudaram substancialmente a forma de fazer transferências e pagamentos no país.

O Pix promete ser rápido, moderno, barato e acessível para toda a população. Atualmente, é o meio de pagamento mais usado entre os brasileiros.

Entre as suas diversas funcionalidades, o Pix possibilita que sejam feitas transferências e pagamentos em um período de até 10 segundos.

Essas transações ainda podem ser realizadas 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive em feriados e finais de semana,

Para ter acesso ao Pix, ainda é necessário que o consumidor e titular da conta bancária cadastre uma chave na ferramenta, que pode ser CPF, número de celular, e-mail e outros.

Através deste meio de pagamento, é possível fazer pagamentos em tempo real em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, além de ser possível quitar contas de água e luz e até mesmo recolher impostos.

Vale ressaltar que o principal diferencial do Pix é a sua instataneidade. Outras modalidades de transferência, como o TED ou DOC, podem levar horas ou até dias para cair na conta do destinatário e ainda possuem um custo adicional.

O que são as chaves Pix?

As chaves são responsáveis por identificar o usuário dentro do ecossistema do Pix. Dessa forma, elas funcionam como o endereço da sua conta bancária.

Conforme citado anteriormente, a chave Pix pode ser CPF, CNPJ, celular, e-mail ou até mesmo um código aleatório gerado por meio de código alfanumérico no sistema.

Ao informar a chave, o sistema já irá identificar para qual conta o dinheiro deve ser enviado.

Com isso, não é preciso informar o banco, a agência, o número da conta e outros dados do remetente.

Além disso, cada pessoa física pode acumular até cinco chaves Pix por conta que estiver em sua titularidade, enquanto cada pessoa jurídica pode ter até 20 chaves.

Não é possível, entretanto, repetir a mesma chave em contas distintas, uma vez que o código deverá funcionar como o endereço de entrega dos valores.

Conheça o Pix agendado!

Pix agendado pode ser cancelado?

O Pix agendado é uma opção de pagamento agregado a ferramenta do Pix por parte do Banco Central.

Diferentemente das transações feitas de maneira instantânea, nesse caso o valor só caíra no dia agendado, que pode ser de até 90 dias.

O responsável por enviar os valores pode escolher o dia que o dinheiro será depositado, mas não o horário.

Dessa forma, a expectativa é que o dinheiro caia na conta do remetente durante as primeiras horas do dia escolhido para o pagamento.

São diversas possibilidades oferecidas por meio do Pix agendado, como enviar valores para os seus amigos, pagar as suas contas evitando atrasos e muito mais.

É importante enfatizar que a modalidade de pagamento é totalmente segura.

Logo, após o agendamento, não existe nenhuma possibilidade de que o o valor seja retirado da sua conta duas vezes ou que ele não chegue até a conta do destinatário no dia programado.

No entanto, será que o Pix agendado pode ser cancelado? Responderemos essa pergunta na sequência!

Afinal, o Pix agendado pode ser cancelado?

A resposta é sim, o Pix agendado pode ser cancelado. Porém, exige alguns fatores.

Normalmente, o caminho para cancelar o Pix agendado envolve abrir o extrato da conta e acessar os lançamentos futuros, mas existe a possibilidade de que cada aplicativo de banco ofereça opções distintas.

Dessa forma, a seguir mostraremos como se pode cancelar o Pix agendado em diferentes instituições financeiras usadas pelos brasileiros.

Pix agendado pode ser cancelado: Banco do Brasil

Ame

Pix agendado pode ser cancelado: Bradesco

Caixa Econômica Federal

Itaú

Como previnir golpes no Pix?

Nos últimos meses, os golpes através do Pix tem se tornado cada vez mais frequentes.

A principal modalidade de golpe acontece quando o golpista se passa por um funcionário do banco ou instituição financeira responsável pela conta bancária da vítima.

A abordagem costuma ser feita através do telefone, mensagem de texto ou e-mail.

A partir disso, o golpista se apresenta como membro da equipe de suporte técnico e segurança do banco e solicita os dados bancários do consumidor.

Diante desses fatores, a principal dica para se prevenir dos golpes feitos por meio do Pix é evitar passar os seus dados pessoais e bancários para desconhecidos ou contatos suspeitos.

Ademais, suspeite de qualquer contato em nome do banco solicitando esse tipo de informação.

Conclusão

O Pix agendado pode ser cancelado por meio de poucos passos e sem muita burocracia.

Logo, se você está precisando cancelar um Pix agendado, não perca tempo e confira como o trâmite funciona no seu banco.