Quantos cartões de crédito posso ter? Descubra agora!

Quantos cartões de crédito posso ter? Descubra agora!

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual é a quantidade de cartões que podem ter e quais são os riscos envolvendo essa quantidade.

Por: Maria

Você já se perguntou quantos cartões de crédito pode ter? Bom, a resposta pode ser um pouco complexa, isso porque algumas questões orçamentárias devem ser levadas em consideração

Anúncios

Não existe um limite de quantos cartões de crédito uma pessoa pode ter, porém, existe um número recomendado para que seja possível ter controle das suas finanças.

Para saber quantos cartões são recomendados para uma pessoa, continue acompanhando a matéria!

Como os cartões de crédito funcionam?

Antes de saber quantos cartões de crédito pode ter, é importante que você tenha conhecimento sobre como o produto funciona.

O cartão de crédito se caracteriza como um meio de pagamento de serviços e produtos que conta com um limite de crédito pré-definido pelo banco ou instituição financeira.

Dessa forma, o cartão é um tipo de empréstimo concedido por uma instituição financeira.

Vale ressaltar que todo cartão de crédito possui uma bandeira que pode ser, por exemplo, Mastercard, Visa ou American Express.

As bandeiras têm o principal propósito de mediar as transações entre os consumidores e a instituição emissora.

Ao gerenciar as operações, as empresas estabelecem o limite para compras no cartão de crédito, assim como as taxas de manutenção e o envio da fatura para o consumidor.

Quantos cartões de crédito posso ter?

Quantos cartões de crédito posso ter?

Quantos cartões de crédito pode ter é a dúvida de muitas pessoas. Ter mais de um cartão definitivamente pode ser bom mas, por outro lado, é preciso ter cuidado com as dívidas.

Muitas pessoas acreditam que ter mais de um cartão de crédito é sinônimo de riqueza, uma vez que permite que sejam feitas um maior número de compras.

No entanto, ter muitos cartões pode ocasionar alguns problemas, como a dificuldade de ter um planejamento financeiro organizado.

Não existe um número ideal de quantos cartões de crédito uma pessoa pode ter. Porém, os especialistas recomendam que se tenha no máximo dois.

Isso porque acredita-se que não exista a necessidade de mais. Pode-se ter, por exemplo, um cartão com vencimento da fatura um dia depois do pagamento do salário e outro com a data de vencimento 15 dias depois.

A quantidade de cartão de crédito ideal ainda depende de outros fatores, como o perfil financeiro do consumidor e quais são as suas necessidades.

Além disso, o limite total de crédito somando todos os cartões deve ser menor que a renda mensal do consumidor. Com isso, é possível evitar o risco de inadimplência.

Como escolher os cartões de crédito?

No caso de quem pensa em ter dois cartões, a recomendação é que a escolha seja feita da seguinte maneira: o cartão que será usado para o pagamento de compras do dia a dia, como supermercado e gasolina, deve ter uma anuidade baixa.

Já o segundo o cartão de crédito poderá contar juros altos, pois é melhor para financiar compras que não se tem dinheiro para pagar.

Para quem tem uma renda baixa, a indicação é para que se tenha apenas um cartão. Nesse caso, a fatura deve vencer um ou dois dias depois do recebimento do pagamento do salário.

A quantidade de cartões pode afetar o Serasa Score?

Ter mais de um cartão de crédito pode impactar a pontuação do Serasa Score, porém, esses pontos não estão ligados diretamente a quantidade de cartões que uma pessoa possui e sim com a forma que são utilizados.

Diante disso, caso o pagamento das faturas não seja feito em dia e os cartões não sejam usados com frequência, existe a chance de que o Score do consumidor receba um impacto negativo.

Para saber a sua pontuação, basta acessar o Serasa Score.

Quantos cartões de crédito posso ter: quais os riscos para quem usa muitos?

Ao pensar quantos cartões de crédito pode ter, é necessário levar em consideração as desvantagens de acumular um grande número de cartões.

Os principais riscos para quem usa muitos cartões de crédito são os seguintes:

Dificuldade em gerenciar as finanças

Gerenciar diversos cartões de crédito exige um rigoroso controle dos seus gastos, o que pode ser bastante desafiador.

Ainda é importante ficar atento às datas de pagamento dos cartões para não causar nenhum tipo de desequilíbrio financeiro.

Endividamento excessivo

Usar múltiplos cartões de crédito de forma inadequada pode aumentar o risco de acumular dívidas.

As dívidas ainda contam com juros elevados e podem comprometer a sua vida financeira a curto e longo prazo.

Impacto na pontuação de crédito

Solicitar e manter mais de um cartão de crédito em um curto prazo pode acabar resultando em consultas frequentes no seu histórico de crédito, o que pode diminuir a sua pontuação.

É importante enfatizar que uma gestão inadequada dos pagamentos dos cartões de crédito também pode afetar negativamente a sua pontuação.

Altos gastos com anuidades e taxas

Normalmente, cada cartão de crédito realiza a cobrança de uma anuidade e possíveis taxas específicas.

Devido a isso, possuir um grande número de cartões pode aumentar os custos associados, o que afetará diretamente o seu orçamento.

Como usar o cartão de crédito com sabedoria?

Apesar do cartão de crédito ser um meio de pagamento prático e popular ao redor do mundo, caso não seja usado com sabedoria, pode acarretar problemas para as finanças do consumidor.

Logo, para manter o controle do seu orçamento, é de extrema importância usar o meio de pagamento com sabedoria.

As dicas descritas a seguir te ajudarão a usar o cartão de forma consciente:

Planeje os seus gastos com cartão de crédito

Ter um planejamento financeiro é essencial para começar a usar o cartão de crédito. Isso porque assim é possível se programar e definir de forma prévia o limite de gastos.

Sendo assim, o valor total da fatura poderá ser quitado na data do vencimento. O planejamento ainda auxilia a evitar compras por impulso.

Tente usar apenas um cartão de crédito

Ter somente um cartão de crédito facilita o planejamento e também o controle de gastos, uma vez que o limite será adequado às possibilidades de pagamento analisadas previamente de acordo com a renda do consumidor.

Evite pagar o valor mínimo da fatura

Pagar apenas o valor mínimo do cartão de crédito pode ser bastante prejudicial para o controle financeiro, pois os cartões de crédito contam com as taxas mais altas de juros sobre financiamento.

Conclusão

Uma pessoa pode ter quantos cartões de crédito desejar, porém é necessário saber usá-los com sabedoria.

Dessa forma, antes de solicitar múltiplos cartões de crédito, é fundamental analisar as suas finanças e realizar um planejamento orçamentário.