As moedas estrangeiras e 10 curiosidades imperdíveis

As moedas estrangeiras e 10 curiosidades imperdíveis

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Neste texto você vai conhecer 10 curiosidades imperdíveis sobre as moedas estrangeiras e tirar todas as suas dúvidas de uma vez só!

Anúncios


Seja em uma viagem, seja em compras internacionais, as moedas estrangeiras agora fazem parte do nosso cotidiano. Apesar do cartão de crédito ser a principal fonte de pagamento no exterior, também existem outras opções bem vantajosas.

Aliás, isso é exatamente o que vamos mostrar neste conteúdo: as 10 curiosidades sobre as moedas estrangeiras. Assim, em poucos instantes você vai expandir os seus horizontes e ter o conhecimento necessário para fazer excelentes negociações aos arredores do mundo. Confira!

moedas estrangeiras
As moedas estrangeiras e 10 curiosidades imperdíveis!

1 – O que são moedas internacionais e quais os seus valores?

A primeira curiosidade que vamos abordar é com relação ao que de fato é uma moeda internacional. Em suma, uma moeda estrangeira assemelha-se a uma mercadoria com um valor específico determinado pela demanda no momento. Ou seja, a cotação varia conforme a lei da oferta e da procura.

Assim, cada país tem uma moeda específica com um código de três letras, que é definida de acordo com a Organização Internacional de Padronização com o intuito de evitar confusões. Ao todo são cerca de 182 moedas em circulação pelo mundo!

Qual é o valor de uma moeda estrangeira?

A fórmula da composição do valor de uma moeda internacional envolve diversos fatores como: economia, risco, liquidez, balança comercial, entre outros. 

Dessa maneira, saber sobre o valor das moedas estrangeiras no mundo é essencial para negociar viagens e compras internacionais. Pois além de diminuir o prejuízo você também maximiza o seu poder de consumo.

Então, para facilitar esse processo nós desenvolvemos uma lista com as principais moedas no mercado internacional e a sua cotação média, como veremos na tabela logo abaixo:

Moeda  Sigla  Cotação média  
  Dólar Canadense  CAD  0,79 USD  
Dólar americano  USD  5,15 BRL  
Euro  EUR  1,08 USD  
Dólar das Ilhas Cayman  KYD  1,19 USD  
Libra esterlina  GBP  1,30 USD  
Tabela baseada de acordo com os dados do Banco Central até a presente data

2 – O que fazer com moedas estrangeiras?

o que fazer com moedas estrangeiras?

O que fazer com moedas estrangeiras quando elas sobram de uma viagem? Vender? Trocar? Ou gastar? Bom, você pode fazer tudo isso e até mesmo investir e acumular mais para a próxima viagem.

Venda as suas moedas estrangeiras

Uma forma interessante para aproveitar as moedas estrangeiras quando sobram de uma determinada viagem é vendê-las em uma corretora de câmbio. Neste caso, o ideal é esperar a variação e optar pelo melhor momento para sair com lucro.

Adicione o saldo em um cartão de crédito pré-pago

Outra opção sobre o que fazer com moedas estrangeiras é adicionar o saldo em um cartão de crédito pré-pago internacional. Afinal, por meio deste recurso você converte e saca dinheiro direto na moeda local de onde estiver.

moedas internacionais

Use as suas moedas estrangeiras em promoções dos aeroportos

De antemão, aproveite também para usar as suas moedas estrangeiras em promoções: as famosas Free Shops, que ficam localizadas nas salas de embarque e desembarque. No local, você encontra de tudo, desde eletrônicos a chocolates feitos em diversos lugares do mundo.

Transfira as moedas estrangeiras para uma conta internacional

Por fim, a última dica para aproveitar o troco da viagem é transferir o dinheiro para uma conta internacional como a C6 Bank Global por exemplo. Por meio desse recurso, você tem a flexibilidade de fazer câmbio online 24 horas por dia direto pelo aplicativo. Além de contar com um cartão de débito para comprar em lojas internacionais.

3 – Onde conseguir moedas estrangeiras?

Atualmente, existem diversas opções para conseguir moedas estrangeiras, no entanto é preciso analisar bem para não acabar pagando taxas absurdas.

Em outras palavras, antes de tudo coloque em prática os dois pilares fundamentais: comprar com antecedência e reservar uma quantia para aproveitar as quedas na cotação.

👉 Feito isso é só colocar em prática e efetuar a sua compra em uma das plataformas mencionadas logo abaixo!

Cartão de crédito pré-pago

A forma mais fácil de conseguir moedas estrangeiras são por meio dos cartões pré-pagos internacionais. Dado que basta apenas recarregá-lo com o valor desejado em real e fazer a conversão. Ademais, caso sobre troco você pode convertê-lo em outras moedas com bastante facilidade.

Transferência para contas globais

Como mencionamos no tópico acima, as contas no exterior são exclusivas para depósito de moedas internacionais. Aliás, as conversões são feitas online de maneira prática e sem burocracias. 

Aeroporto

No aeroporto do destino você compra moedas direto nas casas de câmbio. Porém, a conversão costuma ser um pouco mais cara quando comparado aos cartões pré-pagos e transferência para contas globais. 

Bancos

Outra opção de compra são os bancos tradicionais como Santander, Itaú, Banco do Brasil e afins. O legal é a praticidade, visto que existe hipótese de realizar o procedimento bem antes da viagem.

🔜 Porém, na maioria dos casos é preciso ter uma conta corrente ativa e são cobrados encargos financeiros no momento da transação. 

Casas de Câmbio

À princípio, as casas de câmbio são estabelecimentos exclusivos para a compra e venda de moedas internacionais e estão presentes em diversos locais. No entanto, para fazer uma boa negociação você precisa estar atento a variação cambial e taxas. Ademais, a transação é feita no mesmo instante e é possível sacar o dinheiro em espécie na hora!

4 – Como funciona a cotação das moedas estrangeiras?

como funciona a cotação?

De antemão, a cotação de uma moeda internacional é definida de acordo com a variação da oferta e procura no decorrer do dia. Ou seja, quando há muitas moedas em circulação no nosso país o preço costuma cair. Por outro lado, quando existe pouco recurso disponível o preço eleva.

Vamos pegar como exemplo o dólar dos EUA, que é a moeda mais comercializada no mundo todo. Assim, qualquer alteração na economia americana resulta em um efeito na moeda e isso pode ser favorável ou não. 

No Brasil o responsável pela supervisão do mercado de câmbio é o Banco Central e nenhuma instituição financeira pode vender moedas estrangeiras sem autorização. Desse modo, todos os dias o Bacen calcula a média de preços no mercado e faz a divulgação.

5 – Como declarar as moedas estrangeiras no Imposto de Renda? 

Antes de mais nada, é preciso salientar que a declaração das moedas internacionais no Imposto de Renda é obrigatória a partir dos valores equivalentes a R$140,00 em posse e rendimento tributável acima de R$28.559,70 no ano calendário. 

O saldo deve ser informado na seção “bens e direitos”, na guia “novo”, depois em código 64, dinheiro em espécie – “moeda estrangeira”. Em seguida informe o país onde você mora, que no Brasil é 105. Feito isso, descreva todos os detalhes da moeda e a cotação atual no campo discriminação. 

Além disso, as seguintes negociações também devem ser declaradas:

6 – O que é e como funciona a Taxa de câmbio das moedas estrangeiras?

o que é e como funciona a taxa de câmbio

Neste momento inicial é importante saber o que é a taxa de câmbio e como funciona!

Em suma, essa taxa nada mais é do que o valor de uma moeda com relação a outra e o dólar sempre é usado como referência para operações financeiras de comércio e turismo. Porém, a taxa de câmbio no Brasil pode ser calculada em qualquer moeda com relação ao real.

Como vimos no tópico anterior, a economia do país e a lei da oferta e da procura são fatores relevantes no momento da oscilação do valor da moeda. Mas além desses dois pilares, também existe o regime cambial: o câmbio fixo e com câmbio flutuante.

Câmbio fixo

O câmbio fixo é aquele em que o governo estabelece qual vai ser o valor da moeda e em seguida o Banco Central rouba o cenário para manter o preço. Nesse caso, a política usada é a compra e venda de dólar usando as reservas internacionais.

Câmbio Flutuante

Por outro lado, no câmbio flutuante o valor do dinheiro é definido por meio da compra e venda. Assim, o valor da moeda estrangeira determina o valor da moeda brasileira e quanto maior for a procura maior vai ser o valor em relação ao real.

👉 O regime adotado no Brasil hoje é o câmbio flutuante e a taxa varia conforme a operação de compra ou venda.

7 – Quais são as melhores opções de conversor de moeda estrangeira para real?

Quer saber qual o valor do seu dinheiro estrangeiro na moeda brasileira? Atualmente, fazer a cotação online é fácil e simples! Mesmo assim, nós do Consulta Cred elaboramos uma lista com os melhores sites na internet para realizar o procedimento!

Conversor de moedas do Banco Central

No conversor de moedas do Banco Central você tem acesso aos valores de mais de 50 moedas diferentes aos arredores do mundo e ainda escolher a data da cotação. Ou seja, além de saber o valor hoje, você também acompanha a oscilação dos tempos passados.

Conversor de moeda estrangeira para real Melhor Câmbio

Por meio da plataforma Melhor Câmbio o usuário converte o real brasileiro em cerca de 20 moedas. Existe também a opção de acompanhar a cotação do dólar turismo direto da sua cidade e as devidas variações no decorrer dos meses.

Conversor de moedas Finance One

Já no Finance One você tem a flexibilidade de saber a cotação de mais de 50 moedas internacionais no extato momento. Para isso é só colocar o saldo em real e em seguida selecionar a moeda do país de destino. A conversão é feita em menos de um minuto, no entanto não é possível acompanhar as variações dos dias anteriores.

Calculadora para converter moedas iDinheiro

O iDinheiro tem uma calculadora bem simples de usar e faz a cotação entre as 13 principais moedas no mundo. Basta apenas inserir o valor que deseja converter, a moeda para conversão e a moeda convertida. Assim como a plataforma do Finance One não existe a possibilidade saber as oscilações dos dias anteriores.

8 – As Contas Globais são uma ótima alternativa para transações de moedas estrangeiras

Antes de discorrer sobre quais são as melhores opções de Contas Globais do momento é importante mencionar como o produto financeiro funciona. Em resumo, uma conta global ou internacional é uma conta para movimentar dinheiro em ouro ou dólar (na maioria das vezes).

moedas estrangeiras

Conta Global C6 Bank

A conta global do C6 Bank não tem cobranças de tarifas, tanto que por meio dela o cliente faz remessas internacionais, saques em espécies e compras com tarifas mais atrativas. Inclusive, existe a possibilidade de receber e transferir dinheiro de outros bancos do exterior.

Outro diferencial é o saque gratuito em dólar nos Caixas Eletrônicos Chase dos Estados Unidos.

Taxas importantes que você precisa estar de olho

Emissão do cartão de débito internacionalUS$ 30,00
IOF para remessas1,1%
IOF para transações no cartão de crédito6,38%
IOF de retorno0,38%
Tarifa de inatividadeUS$10,00 ou Euro
Tarifa para transferência via WiretransferUS$30,00 (enviar) / US$15,00 (receber)

Conta Global BS2 Go!

Semelhante ao C6 Bank, o BS2 Go não cobra tarifas de manutenção ou mensalidades. As conversões são feitas baseadas no dólar comercial. O diferencial está na inexistência da cobrança de inatividade e o cartão de débito Mastercard da linha Platinum com vantagens exclusivas com emissão gratuita. Ademais, as transferências entre as contas BS2 Go são livres de tarifas!

Taxas importantes que você precisa estar de olho

Envio e recebimento de ordem de pagamentoUS$12,00
IOF para remessas1,1%
IOF de retorno0,38%
Saques nos caixas ATMsUS$5,00 (mais tarifa da rede)
IOF para transações no cartão de crédito6,38%

Conta Global Multimoeda Wise

Entre as contas globais não podemos deixar de mencionar a Wise, uma conta digital internacional fácil de aderir e sem cobranças de manutenções. A conta também tem um cartão de débito gratuito para usar em mais de 200 países e você converte o seu dinheiro em até 53 moedas.

Taxas importantes que você precisa estar de olho

IOF de remessa1,1%
IOF para compras no cartão de débito1,1%
IOF de retorno0,38%

9 – Como funciona o cartão de crédito internacional?

como funciona o cartão de crédito internacional

Os cartões de crédito internacionais proporcionam mais conforto nas suas viagens e compras internacionais, afinal existe a opção de parcelar! Mas se por um lado existe a facilidade, por outro existe a cobrança de taxas e a variação da moeda na data de fechamento da fatura.

Digamos por exemplo que hoje você compra um determinado item com o dólar valendo R$5,00 e na data de fechamento da fatura do cartão de crédito acontece uma variação e cada dólar equivale a R$7,00. Nesse caso, o valor cobrado vai ser o da data de fechamento e não o da data da compra.

Apesar disso, o cartão de crédito internacional concede muitos benefícios como proteção de compra, seguro locadora, assistência médica internacional e até serviços de concierge para facilitar a viagem!

Os melhores cartões de crédito internacionais do momento!

Itaucard Azul Visa Platinum

De antemão, este cartão trata-se de uma parceria entre o banco Itaú e a companhia aérea Azul. Dentre as principais vantagens podemos citar o programa de pontos, bagagens gratuitas para voos internacionais nos EUA/Europa e parcelamento de passagens em até 21 vezes sem juros!

Cartão de crédito internacional Next

Agora se você está em busca de um cartão de crédito simples fácil de aprovar, mas sem muitos benefícios, o Next vai atender bem as suas necessidades. Uma das vantagens dessa forma de pagamento internacional está na isenção de anuidade.

Itaucard Latam Pass

O cartão de crédito Latam Pass chegou para substituir o cartão do antigo programa de pontos Multiplus. A vantagem é que todos os seus gastos são convertidos em milhas e para ter acesso o consumidor precisa ter uma renda mínima de apenas R$800,00. A anuidade sai grátis sempre ao atingir R$1.000,00 na fatura.

Cartão de crédito internacional Nubank

E dentre os cartões internacionais não podemos deixar de mencionar o Nubank: um cartão sem anuidade e fácil de aprovar. Além disso, o cliente tem a oportunidade de transferir e receber dinheiro em moedas estrangeiras direto pela Nuconta. O recurso é uma parceira entre a instituição financeira e o Remessa Online.

Aproveite para ler também⤵️⤵️⤵️

👉 O que é cartão de crédito internacional? Descubra como funciona!

👉 Cartão de crédito pré-pago internacional: tire as suas dúvidas!

10 – Quais são as principais moedas estrangeiras do mundo?

quais são as principais moedas estrangeiras do mundo?

Para finalizarmos o nosso assunto sobre as curiosidades das moedas estrangeiras é condição fundamental discorrer sobre as principais em circulação no mundo! Quer saber quais são? Separamos as principais informações nas linhas logo abaixo.

Dólar Americano: a principal moeda estrangeira do mundo

Efetivamente, o dólar americano é a principal moeda estrangeira do mundo e a que mais movimenta a economia global. Inclusive a moeda é usada com o fator base para transações sendo uma das principais no mercado de câmbio.

Euro

Ao contrário do dólar americano, o Euro é uma das moedas mais jovens do mundo e foi introduzido da economia apenas em 1999. Mesmo assim, o dinheiro lidera o segundo lugar das moedas mais importantes do mundo. Aliás, mais de 19 países da Europa já aderiram o Euro como moeda oficial.

Libra esterlina: a moeda estrangeira mais valorizada do mundo

Em terceiro lugar temos a Libra esterlina, considerada a moeda estrangeira mais valorizada e também uma das mais antigas do mundo. A moeda oficial do Reino Unido está presente desde 1489 e hoje é referência internacional usada em diversas operações de fronteiras distintas.

Além disso, um dos principais fatores que auxiliam na valorização é o fato de Londres ser o principal centro financeiro da Europa e do mundo, onde a bolsa concentra um alto volume de negociação de ações e o mercado internacional de moedas.

Dólar do Canadá

À princípio, o Canadá faz parte da principal reserva cambial do mundo, sendo também palco turístico e de negócios. A moeda, além de ser uma das principais do mundo é uma das mais valorizadas e atualmente a cotação está na casa de 0,79 USD.

Franco Suíço

Essa trata-se da moeda oficial da Suíça, que é um dos países mais ricos do mundo onde acontece os grandes negócios e atrai milhões de turistas. A moeda é representada pelo código CHF, uma das mais importantes do mundo e a cotação beira o valor de 1,06 USD.

Dólar das Ilhas Cayman

O Dólar das Ilhas Cayman tem uma grande valorização e popularidade por conta dos investimentos financeiros, fundos de investimentos e concentração de companhias de seguros e bancos. Representado pela sigla KYD o seu valor hoje corresponde a 1,19 USD.

Dinar do Kuwait: a moeda estrangeira mais cara do mundo

Já o Dinar do Kuwait é a moeda estrangeira mais cara do mundo e a sua cotação equivale o triplo do dólar. O resultado dessa grande valorização acontece por conta do petróleo, uma vez que o Kuwait é um grande exportador e palco de grandes negociações de commodities em dólar. Atualmente, a cotação média do KWD é de 3,28 USD.

Dinar do Bahrein

Na mesma linha das moedas internacionais mais importantes do mundo temos o Dinar do Bahrein muito usada na negociação de petróleo. O Bahrein é um estado ilha e não precisa imprimir muitas notas para movimentar a economia local. Assim, o resultado é uma grande valorização do dinheiro com relação ao dólar, que hoje vale aproximadamente 2,68 USD.

Conclusão

Com a globalização, as moedas estrangeiras estão presentes no nosso cotidiano, seja em uma viagem, compras online ou oportunidade de investimentos. Se antes trocar uma moeda internacional em reais era algo burocrático, hoje você faz isso nas palmas da sua mão e em poucos minutos.

No entanto, antes de optar por um cartão de crédito ou conta global é importante estar atendo às taxas praticadas e benefícios oferecidos por cada produto financeiro. Em seguida, analise qual opção cobre exatamente as suas necessidades para fazer a sua solicitação de maneira satisfatória.

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre as moedas internacionais? Então aproveite também para descobrir os melhores cartões de crédito pré-pago internacional. Clique no botão abaixo e saiba todos os detalhes.