Fraude no Cartão de Crédito: quais as mais comuns e como evitar?

Fraude no Cartão de Crédito: descubra quais as mais comuns e como evitar

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Os meios de pagamento digitais revolucionaram o comércio e permitiram que o e-commerce se estabelecesse no mundo e isso todos sabemos. Mas em contrapartida, isso ampliou as chances de fraude de cartão de crédito que tem prejudicado muitos brasileiros.

Anúncios

Os criminosos são bem ardilosos na hora de roubar os dados do seu cartão na internet, porém não se engane, muitos também atacam no mundo físico, com maquininhas preparadas para clonar seu cartão.

E isso é só a ponta do iceberg, então vamos te contar tudo sobre os principais golpes de fraude no cartão de crédito e ainda trazer algumas dicas para que você não caia nessas armadilhas, tanto no mundo digital quanto no físico.

Boa leitura.

como ocorre a fraude no cartão de crédito
Fraude no cartão de crédito: descubra quais as mais comuns e como evitar! | Reprodução: Consulta Cred

Como ocorrem as fraudes no cartão de crédito?

Na internet ou nas empresas físicas, as fraudes no cartão de crédito ocorrem de forma semelhante, pois a principal estratégia é se aproveitar da ingenuidade do dono do cartão.

Claro que na internet as coisas são mais engenhosas, e mesmo utilizando sites seguros para suas compras, alguns hackers podem acessar o seu computador e roubar seus dados do cartão de crédito, por isso todo cuidado é pouco na hora de proteger suas informações.

Traremos dicas práticas mais a frente, mas primeiro, vamos conhecer as principais formas de fraude que são utilizadas pelos criminosos.

Quais os principais tipos de fraude no cartão de crédito?

A principal estratégia dos hackers é justamente se aproveitar das vulnerabilidades do usuário para de alguma forma coletar as informações do cartão de crédito e utilizá-los nas mais diversas compras.

A grande maioria dos bancos já conta com mecanismo que rapidamente identifica irregularidades no comportamento de cobra e bloqueiam o cartão, mesmo assim, isso leva tempo e o estrago pode ser grande.

Então, conheça os principais tipos de fraude no cartão de crédito para você não cair nessas estratégias.

Número falsos

Começando por uma das estratégias mais sofisticadas usadas pelos hackers que é o gerador de números falsos.

Consiste em um software que fica testando inúmeras combinações de números de cartão de crédito de forma automática, e eventualmente acabam acertando o seu e conseguem fazer alguma compra.

Clonagem

Clonagem é a técnica mais antiga, usada até fora do ambiente online, que consiste na clonagem do chip do seu cartão de crédito através de maquininhas especiais que pegam os dados uma vez que o cartão é inserido ali.

Por isso é importante ficar de olho em qual maquininha você está inserindo seu cartão, então na hora de colocar a senha dê uma olhada no equipamento para ver se não há nada de errado.

Compra duplicada

O surgimento de uma compra duplicada na fatura é um sinal de que seu cartão pode ter sido fraudado, por isso fique de olho e se detectar alguma duplicidade entre em contato com a empresa do cartão imediatamente.

Também é possível que uma compra duplicada seja feita pelo operador da máquina que passa duas vezes o mesmo produto, então fique atento a sua fatura no celular após cada compra.

tipos de fraude no cartão

Roubo dos dados

Esse tipo pode acontecer tanto no físico quanto virtual, e é basicamente roubar os seus dados, pois basta os números do cartão de crédito e o código de segurança para que o criminoso consiga usar o cartão.

Para o uso em lojas online tem estratégias para se proteger disso, e no mundo físico, não deixe que peguem seu cartão e levem para outro local, independentemente do pretexto, pois muitas vezes a pessoa tira uma foto frente e verso e tem tudo que precisa para usá-lo.

PIX

O PIX veio para facilitar muito nossa vida financeira e tornou a transferência instantânea entre contas de pessoas físicas e jurídicas, mas também abriu margem para que golpistas utilizem a tecnologia para tirar seu dinheiro.

O golpe mais utilizado é o tal “bug do PIX” onde o golpista manda uma mensagem dizendo que houve um problema com o pagamento PIX e pede para você fazer o pagamento novamente. 

Nesses casos, jamais faça o pagamento duplicado e confirme com seu banco o que se realmente houve algum problema.

O que fazer quando o cartão de crédito é fraudado?

Em qualquer desconfiança de fraude o seu primeiro passo tem que ser bloquear o cartão de crédito, hoje em dia é possível fazer isso pelo celular com o aplicativo do banco.

Bloqueando o cartão você já impede que mais compras sejam feitas pelos golpistas e aí você tem mais tranquilidade para entender se há uma fraude e como reverter os gastos feitos.

O que é a análise de fraude no cartão de crédito?

Análise de fraude no cartão de crédito é um dispositivo utilizado pelas instituições financeiras que serve para detectar um comportamento de compra muito destoante comparado ao histórico do cliente.

Por exemplo, se o banco registra uma compra numa outra cidade muito distante da sua, pode entrar em contato com você via telefone para confirmar se foi você mesmo que fez essa compra.

Podem ser definidas outras formas de analisar a fraude que variam de banco a banco, em todo caso, é um artifício importante para se proteger contra possíveis fraudes no cartão de crédito.

Como evitar fraude no cartão de crédito?

como evitar fraude no cartão
Como evitar fraude no cartão de crédito? | Reprodução: Canva

O bom senso é sempre o melhor caminho para não cair em golpes no geral, mas no cartão de créditos tem outras técnicas que podem ser muito eficientes para sua proteção.

Para compras online, a maioria das instituições financeiras oferecem um cartão virtual que você pode criar para fazer compras específicas, e assim, mesmo que o site roube os dados do cartão, não será possível utilizá-lo para compras.

De forma geral, sempre atento a sua fatura e se tiver opção, ative as notificações do aplicativo no celular, assim, a cada uso do cartão de crédito você será avisado automaticamente, então, se vir uma compra irregular já é possível bloquear no ato.

Gostou do conteúdo? Leia outros artigos sobre o assunto no blog da Consulta Cred!

Conclusão

As fraudes no cartão de crédito de fato tem aumentado nos últimos tempos, até porque o uso do cartão também aumentou muito, sendo o meio de pagamento mais utilizado no varejo brasileiro.

Portanto, todo o cuidado é pouco quando o assunto é proteger seus dados financeiros, então aplique nossas dicas e tome os cuidados para que os golpistas não tirem vantagem de você.

E se está precisando de um cartão ou linha de crédito, conheça as soluções da Consulta Cred.