Empréstimo ou Consórcio? Veja quando cada opção vale a pena!

Anúncios

Na dúvida se solicita um empréstimo ou consórcio? Dependendo dos seus objetivos, escolher a alternativa certa fará toda a diferença!

empréstimo ou consórcio?

Na hora de realizar alguns sonhos, acabamos tendo que recorrer aos bancos ou instituições financeiras. 

Isso porque, alguns sonhos custam caro e estão fora do nosso orçamento ou realidade financeira. 

Em um momento assim, surgem muitas dúvidas cuja tamanha oferta de produtos financeiros.

Anúncios

Qual será a melhor opção para me ajudar a alcançar algum objetivo? 

No texto de hoje falaremos sobre dois produtos financeiros específicos: empréstimo ou consórcio? Quando cada alternativa vale a pena?

Continue a leitura e descubra! Observe abaixo o índice do texto:

  • O que é um empréstimo?
  • O que é um consórcio?
  • Quando vale a pena contratar um empréstimo?
  • Quando vale a pena contratar um consórcio?
  • Quais são os modelos de empréstimos com juros baixos?
  • Conclusão.

O que é um empréstimo?

empréstimo
*Depósito

Antes de entender qual é a melhor alternativa para você, é muito importante conhecer esses dois produtos e suas principais particularidades. 

Neste tópico você conhecerá mais detalhes sobre o empréstimo: o empréstimo é um produto financeiro onde uma parte empresta dinheiro para a parte solicitante. 

No entanto, o valor é pago com acréscimo de juros, como se fosse um aluguel do dinheiro. A taxa de juros funciona como uma segurança e garantia da operação. 

Leia o texto e descubra os👉segredos sobre os tipos de juros de empréstimos

Ela influencia muito no valor final da dívida, por isso, é muito importante escolher um modelo de empréstimo com as menores taxas de juros e também tarifas. 

Falando em modelos de empréstimo, no mercado existem muitas alternativas diferentes, cada uma delas com regras e normas distintas. 

Entre os mais comuns, encontramos, por exemplo:

As regras do empréstimo dependem de cada instituição e modelo, por exemplo, o empréstimo consignado tem taxas de juros menores, maior prazo para pagamento e tempo de carência. 

Por outro lado, o crédito pessoal tem taxas de juros mais altas, o prazo para pagamento e tempo de carência são menores, se comparado ao consignado. 

O que é um consórcio?

o que é consórcio?
Empréstimo ou consórcio? Qual a melhor alternativa?

Para comprar uma casa, carro ou até construir, é preciso planejar e poupar. Contudo, além do planejamento, é possível adiantar um pouco o processo com um consórcio. 

Com esse produto financeiro você consegue realizar grandes projetos, conquistar sonhos e até mesmo conquistar sua liberdade financeira. 

O consórcio é uma associação onde várias pessoas se unem com um propósito em comum, ou seja, uma modalidade de aquisição.

Ele pode ser realizado com a união de pessoas, empresas ou até mesmo organizações e governos, normalmente, seu principal propósito é a partilha de recursos a fim de adquirir um bem ou serviço. 

Na prática, todos os membros do grupo do consórcio contribuem mensalmente com um valor, criando uma poupança.

Durante um período, é sorteado um membro do grupo, até o fim do contrato, todos os membros são contemplados e recebem uma carta de crédito para adquirir o bem desejado ou serviço desejado.

Para aumentar as chances de contemplação os participantes podem dar um lance, uma espécie de entrada ou valor que serve como antecipação das parcelas do consórcio. 

Existem consórcios para diferentes tipos de aquisição, por exemplo:

  • Carro;
  • Moto;
  • Caminhões;
  • Imóveis;
  • Procedimento estético;
  • Viagens;
  • Estudos.

Essa modalidade de aquisição é gerenciada por empresas, chamadas administradoras. Para garantir a segurança dos envolvidos, o funcionamento dessas empresas é fiscalizado pelo Bacen.

Agora, veja quando o empréstimo ou consórcio vale a pena.

Quando vale a pena contratar um empréstimo?

Se você tem pressa em adquirir um bem, na briga entre empréstimo x consórcio, o empréstimo ganha. 

Isso porque, você pode solicitá-lo em poucos instantes em um banco ou instituição financeira, inclusive, em alguns casos o dinheiro é liberado em menos de 24 horas após aprovação. 

Você não precisa informar para que usará o valor e após ele cair na sua conta, pode usá-lo como desejar. 

Contudo, apesar da praticidade e facilidade em solicitar, o empréstimo tem juros, em alguns casos, chegam a ser altíssimos. 

Para diminuir essa desvantagem o ideal é escolher os modelos de empréstimo com juros mais baixos (falarei mais adiante.)

Quando vale a pena contratar um consórcio?

O consórcio é uma boa alternativa para quem não tem pressa, ou seja, quer conquistar um bem a longo prazo. 

Isso porque, caso você não tenha o dinheiro do lance, pode demorar muito tempo para ser contemplado. 

Ao contrário do empréstimo, o consórcio não tem juros, é cobrada apenas uma taxa de administração de prestação de serviços.

Além disso, quem desistir do consórcio deve pagar uma taxa que varia entre 10% e 30% do que pagou. 

Fora isso, os integrantes do grupo do consórcio precisam contratar um seguro de vida com cobertura para morte e invalidez. 

Portanto, se você precisa de dinheiro com urgência ou até mesmo para organizar as finanças, o consórcio não é a melhor alternativa. 

Ambos produtos diferem, ou seja, possuem vantagens e desvantagens, mas com o valor do empréstimo você tem mais liberdade para adquirir bens e fazer outras coisas que conseguiria com o consórcio, mas com menos burocracia e num espaço de tempo menor.

Então, na dúvida entre empréstimo ou consórcio, saiba que o empréstimo pode valer a pena em diferentes situações, desde que escolha a alternativa mais econômica.

Quais são os modelos de empréstimo com taxas de juros mais baixas?

empréstimo ou consórcio?
Empréstimo ou consórcio?

Como já foi dito anteriormente, existem diferentes modelos de empréstimos. Eles possuem diferentes regras, tarifas e taxa de juros. 

Se você busca por uma opção com as taxas de juros mais baixas, deve optar por uma alternativa com garantia. 

Por exemplo, o empréstimo consignado tem a menor taxa de juros do mercado, isso porque, o seu grande público são pessoas com renda vitalícia, ou seja, aposentados e pensionistas do INSS. 

Além disso, o valor das parcelas são descontados automaticamente do pagamento ou benefício. 

Dessa forma, o banco tem total segurança na operação e o risco de inadimplência é quase zero. 

Assim, o banco consegue oferecer menores taxas de juros e melhores condições de pagamentos. 

A outra opção é o empréstimo com garantia, existem diferentes opções, por exemplo: empréstimo com garantia de carro, moto ou casa.

Essa alternativa também oferece taxas de juros menores, pois o bem colocado como garantia fica alienado até o pagamento da dívida, mas você continua usando-o normalmente, só não pode vendê-lo. 

Aqui em nosso blog você encontra muitas opções de empréstimos consignados e com garantia para avaliar e escolher a melhor alternativa. 

Conclusão do nosso texto sobre empréstimo ou consórcio

Empréstimo ou consórcio? Na prática, isso dependerá do seu objetivo. Contudo, um empréstimo é uma alternativa prática e rápida, e também pode ser usado para conquistar sonhos e realizar grandes projetos. 

O consórcio, por sua vez, só vale quando você tem objetivos de longo prazo ou não conseguir nenhum empréstimo que atenda às suas necessidades. 

Para tornar o empréstimo uma alternativa mais vantajosa, escolha os modelos com taxas de juros baixas.

Cartões mais recomendados

Compartilhe Agora

Você pode gostar!

0