A notificação de crédito pré-aprovado costuma animar muito aqueles que a recebem.
Anúncios
Isso porque, seja para empréstimo ou cartão de crédito, esse aviso nos passa a impressão de que será possível obter um limite com facilidade.
Mas, não é incomum ocorrer da pessoa clicar na notificação, e logo cair numa tela de “crédito negado”. Por que isso acontece? É permitido? Se trata de propaganda enganosa?
No material de hoje falaremos sobre o assunto, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas, então, continue a leitura!
O que é crédito pré-aprovado?
Antes de qualquer coisa, é importante explicarmos o que é o tal crédito pré-aprovado, que por vezes anima ou irrita alguns clientes.
Essa irritação se dá porque após receber essa notificação, muitos acreditam que obterão aprovação, mas, após dar andamento no pedido, acabam tendo o crédito negado.
O crédito pré-aprovado funciona como uma pré-proposta, ou seja, uma proposta apresentada considerando apenas as primeiras etapas do processo de solicitação do crédito.
Isso significa que, na prática, o banco considera suas informações básicas e inicialmente o crédito é aprovado, no entanto, ainda não passou por todos os critérios de concessão.
Então, por teoria, a pré-aprovação acaba sendo a primeira etapa da aprovação, antes de avaliações mais aprofundadas serem feitas.
A pré-aprovação existe por um motivo simples: a aprovação requer informações pessoais e específicas do cliente, que devem ser passadas por ele.
Portanto, até que o banco tenha esses dados, não poderá obter um resultado completo, dependendo das próximas etapas para isso.
Crédito pré-aprovado pode ser negado?
Agora você já sabe o que é o crédito pré-aprovado, então, podemos discutir acerca do nosso assunto principal: afinal de contas, crédito pré-aprovado pode ser negado?
Muitos acreditam que negar o crédito após enviar a notificação se trata de uma propaganda enganosa, afinal de contas, leva o cliente a pensar que terá o crédito concedido.
Mas, conforme explicamos anteriormente, a pré-aprovação recebe esse nome por um motivo: é uma etapa anterior à aprovação, ou seja, não existe promessa de aprovação concreta.
Então, por teoria, essa tal pré-aprovação nada mais quer dizer do que: você passou nas primeiras etapas de avaliação, parabéns!
E, assim como tudo na vida, passar nas primeiras fases de alguma coisa não nos dá garantia de sucesso no todo.
Portanto, sim, o crédito pré-aprovado pode ser negado, caso após avaliações mais aprofundadas o banco não encontre informações ou dados que forneçam segurança na concessão do limite de crédito.
Então, embora seja uma situação frustrante, não existe nenhuma ilegalidade na notificação em si, uma vez que não há promessa falsa.
Mas, atenção: caso a notificação seja de “crédito aprovado” a situação já muda, pois realmente há promessa de concessão.
Não tenho crédito pré-aprovado, quais as chances de conseguir?
Muitos acreditam que para conseguir aprovação de crédito é preciso ter um limite pré-aprovado, mas, será que é verdade?
Conforme explicamos, quando existe a notificação de pré-aprovação, isso significa que o banco já realizou uma análise do seu perfil de crédito.
Então, não ter um limite pré-aprovado não significa necessariamente que você não tem chances de conseguir, e sim que a pré-avaliação sequer foi feita.
Isso significa que você ainda tem a chance de realizar a solicitação e passar pelo processo de análise.
Nesse caso, se essa análise for positiva, não existe nenhum impeditivo para que você conquiste o crédito.
Vale dizer que, nessa situação, suas chances de conseguir sucesso dependem do seu perfil de crédito, incluindo renda, score e demais informações relevantes.
+Isso pode te interessar: Cheque Especial: principais dúvidas sobre o serviço (consultacred.com.br).
Notificações automáticas: cuidado com isso!
Ao longo deste conteúdo pudemos compreender que essa questão de crédito pré-aprovado é repleta de polêmicas.
Isso porque, não podemos negar que, especialmente para quem aguarda ansiosamente por crédito, uma expectativa frustrada pode trazer certa irritação.
Mas, você sabia que, por vezes, essa expectativa frustrada acaba sendo por nossa culpa?
É muito comum interpretarmos as notificações automáticas dos bancos como algo particular, ou seja, como se aquele aviso fosse realmente voltado para nós.
Existem muitas propagandas dos bancos que acabam soando como promessas, como “limite de R$ 50 mil: solicite hoje mesmo” ou “peça o seu cartão black”.
Mas, se formos observar bem, se tratam de notificações automáticas, ou seja, propagandas que os bancos enviam para todos os clientes.
E, é provável que você esteja pensando: mas, se essa notificação induz ao erro, pode ser considerada antiética?
Ao clicar na notificação você perceberá que imediatamente abre um banner de propaganda, ou até mesmo uma notificação push para determinado produto do banco.
Então, embora possa induzir ao erro, a explicação vem quase que imediatamente, de modo que o cliente não permanece no engano.
Por isso, fique de olho a fim de compreender se aquilo que você achava ser uma promessa de limite aprovado, nada mais é do que uma propaganda genérica.
Como saber se a proposta realmente existe?
O crédito pré-aprovado nada mais é do que uma proposta, ou seja, o banco está te convidando a concluir as etapas de solicitação do limite de crédito.
Mas, conforme vimos, muitos enganos podem ocorrer na apresentação desta proposta, de modo que por vezes o cliente pode até pensar que se trata de uma notificação qualquer.
Nesse caso, a melhor forma de saber se a proposta existe realmente é por meio de uma consulta com a própria instituição financeira.
Então, acesse o app do banco ou procure pelo setor de atendimento para verificar se a proposta é real.
Com isso, caso seja, você já poderá dar andamento ao pedido, se for do seu interesse fazer uso desse crédito.
Gostou das informações? Para mais conteúdos sobre finanças e mercado de crédito, acompanhe as atualizações do ConsultaCred!
Leia também: O que é Crédito Consolidado: conheça a proposta e onde encontrar (consultacred.com.br).