O que é Crédito Consolidado: conheça a proposta e onde encontrar

O Crédito Consolidado pode ser a solução ideal para quem acabou extrapolando nas solicitações de crédito, e hoje se vê à beira do superendividamento.

Anúncios

Isso porque, nessa modalidade de crédito você tem a possibilidade de reunir diversos débitos em um só, o que reduz os juros e facilita a administração da dívida.

No material de hoje falaremos sobre esse assunto, a fim de te explicar como o crédito consolidado funciona, quando é indicado e demais informações úteis.

Ficou curioso (a)? Continue a leitura!

Crédito Consolidado: entenda como essa opção funciona

Só quem já aderiu a mais de 5 cartões de crédito sabe o quão difícil pode ser manter as contas no azul.

Isso porque, embora ter crédito seja algo positivo, quando este vem de diversas fontes, pode ser difícil conciliar a administração e pagamento de todos os cartões, empréstimos ou demais modalidades de crédito.

Desde a data de vencimento de cada contrato até o valor e os métodos de pagamento podem se tornar verdadeiros desafios.

A solução ideal para isso seria poder reunir tudo num contrato só, assim, os juros seriam reunidos, assim como os valores e data de pagamento. Muito mais simples, não é?

A boa notícia é que essa possibilidade já existe, e vem se difundindo no Brasil, por meio do chamado Crédito Consolidado.

Nessa modalidade de crédito você reúne seus contratos de crédito em um só, a fim de unificar: taxa de juros, parcela e data de vencimento.

Com isso, a administração da dívida se torna muito mais simples, além de reduzir a incidência de juros.

Posso incluir todo tipo de crédito?

As regras acerca das modalidades de crédito que podem ser consolidadas variam de acordo com as diretrizes da instituição financeira em questão.

Mas, em geral, os bancos não costumam permitir consolidação nos seguintes casos:

Portanto, é mais simples encontrar propostas para contratos que envolvem cartão de crédito, empréstimo pessoal e demais modalidades relacionadas.

No entanto, é indicado que você sempre procure pela instituição financeira, a fim de verificar as possibilidades detalhadamente.

+Isso pode te interessar: Empréstimo para quitar as dívidas: descubra se vale a pena!.

Vale a pena aderir ao Crédito Consolidado?

O Crédito Consolidado ainda é uma modalidade pouco difundida aqui no Brasil, de modo que pouco se divulga a respeito da possibilidade.

Por isso, é comum surgir a dúvida se vale ou não a pena aderir a essa modalidade, mas, podemos te ajudar a chegar a uma conclusão.

Conforme vimos, o Crédito Consolidado tem como principal intuito evitar que os clientes se “enrolem” financeiramente com diversos contratos, oferecendo a possibilidade de reunir tudo em um só.

Além disso, por muitas vezes, essa opção se mostra mais vantajosa por reduzir os encargos, visto que, separadamente, tudo pode sair mais caro.

Então, se você está em dificuldade financeira ou acredita que seus contratos estejam muito caros, pode compensar aderir ao Crédito Consolidado.

No entanto, vale considerar que esta opção não é tão comum no Brasil, de modo que são poucas as instituições que a oferecem.

Além disso, não pode ser usado para todo tipo de contrato, então, caso você não tenha tantos contratos de crédito pessoal, pode não compensar.

Então, avalie a opção cuidadosamente, a fim de decidir se vale ou não a pena, de acordo com a sua realidade.

Quais instituições oferecem essa alternativa?

Caso você resida no Brasil é provável que encontre dificuldades em encontrar instituições financeiras que ofereçam o Crédito Consolidado.

Isso porque, esse serviço não costuma fazer parte do grupo de serviços oferecidos pelos principais bancos atuantes no Brasil.

Mas, se você reside e/ou possui contas na Europa ou nos Estados Unidos, pode ser mais simples conseguir propostas.

Dicas para aderir ao Crédito Consolidado de forma segura e responsável

Conforme vimos anteriormente, para os Brasileiros o Crédito Consolidado acaba não sendo uma alternativa de fácil acesso.

Mas, se você reside ou possui contas bancárias fora do país, pode ser perfeitamente possível conseguir boas propostas.

Nesse caso, é necessário tomar alguns cuidados, a fim de encontrar propostas seguras e realmente vantajosas.

Isso porque, um simples vacilo e você pode acabar fechando contrato com uma empresa golpista, e além de não resolver seus débitos, acabar com um novo contrato em seu nome.

Por isso, veja algumas dicas para evitar essa e outras situações do tipo:

Pesquise pelas melhores taxas

Aderir à consolidação só valerá a pena se as taxas do novo contrato também forem vantajosas, afinal de contas, a ideia é diminuir despesas, e não obter um contrato único ainda mais caro.

Por isso, faça uma boa pesquisa, a fim de encontrar as melhores taxas do mercado, que te ofereçam um acordo realmente vantajoso.

Prefira empresas confiáveis 

Conforme já vimos, fechar a consolidação com uma empresa desconhecida pode representar um grande risco.

Isso porque, uma empresa golpista pode te oferecer condições imperdíveis, e depois desaparecer, deixando você com todas as suas dívidas, com acréscimo deste novo contrato.

Por isso, pesquise por empresas que sejam referência no assunto, a fim de garantir a sua segurança!

Tenha cuidado com novas dívidas

Muitos cometem o erro de aproveitar o Crédito Consolidado para fazer novas dívidas, afinal de contas, se tenho apenas um contrato agora, posso fazer mais, certo?

Embora realmente este tipo de contrato represente uma “folga” no orçamento mensal, fazer mais contratos pode te trazer novamente à situação de superendividamento.

E, pode não ser possível conseguir um novo acordo, então, essa nova dívida não poderá ser solucionada.

Por isso, após fechar esse tipo de contrato, evite ao máximo novas dívidas, pelo bem da sua saúde financeira.

Para mais assuntos relacionados a crédito, acompanhe os conteúdos do ConsultaCred!

+Leia também: Cheque Especial: principais dúvidas sobre o serviço.