6 dicas para manter as contas em dia e ainda sobrar no fim do mês

Para ter uma vida mais leve e tranquila é muito importante ter uma vida financeira equilibrada, assim, não perderá tempo se preocupando e se estressando com as dívidas.

Anúncios

Para isso, é importante ter planejamento financeiro e manter as contas em dia. No texto de hoje você descobrirá 6 dicas para te ajudar nesse processo. Não deixe de conferir!

Veja abaixo nosso índice:

Quais as vantagens de manter as contas em dia?

Ter contas em atraso pode tirar a paz de qualquer pessoa e até mesmo afetar a sua saúde mental. Portanto, é muito importante manter sempre as contas em dia para ficar tranquilo e não adquirir rugas antes do tempo.

Fechar o mês no verde e ainda sobrar um dinheiro para, por exemplo, passear com a família, pedir um lanche, aproveitar as promoções do supermercado e descontos em restaurantes, é o desejo de praticamente todo consumidor.

Assim, manter as contas em dia significa que você conseguiu se planejar bem naquele mês e agora colhe os benefícios, entre eles, podemos destacar o fato de não pagar juros por atraso.

Além disso, é o primeiro passo para não parar no cadastro de inadimplentes e ter crédito negado no mercado.

Sem contar que, pagar as contas em atraso fará sua pontuação no score de crédito diminuir e impedir que o limite dos cartões de crédito aumente.

Manter as contas em dia ajuda a aumentar o seu poder de compra, pois não estará endividado e tem sempre produtos financeiros disponíveis para usar como quiser.

Agora, confira as dicas para organizar sua vida financeira e não atrasar o pagamento das suas contas.

1. Faça uma análise das suas dívidas e do seu orçamento

Para evitar o endividamento e gastar mais do que ganha é necessário realizar um orçamento de gastos mensal.

A melhor forma de concretizar essa etapa é anotando suas despesas essenciais, por exemplo, aluguel, água, luz e gás, em seguida, observe quanto do seu salário é destinado para essas despesas.

Apesar de serem essenciais, é possível economizar nesses gastos para sobrar mais dinheiro no fim do mês, ou seja, são despesas indispensáveis, mas que podem ser reduzidas.

Feito isso, agora é hora de observar quanto do seu salário sobra para ter uma ideia de quanto ainda se pode gastar.

Nunca comprometa 100% do seu orçamento com dívidas extras, ao adquirir um novo item, deixe para pagar à vista, se não for possível, anote todos os gastos e vá sempre somando para ver quando chegar ao limite.

Falando em limite, é importante definir um para não comprometer todo o seu salário, tente não ultrapassar 70%, pois a linha ainda está laranja.

2. Reserva financeira

Ter uma reserva de emergência pode ser a solução para a maioria dos perrengues financeiros, por isso os especialistas do mercado financeiro estão sempre batendo na mesma tecla: faça uma reserva financeira.

Em um momento de aperto, em que você se perdeu no seu planejamento financeiro, ela pode ser uma ótima alternativa para não deixar o pagamento das contas atrasar.

O ideal é que você consiga manter seu padrão de vida por no mínimo 6 meses com a sua reserva financeira, caso fique desempregado, por exemplo.

Para ser mais claro, se o total das suas despesas mensais é de R$2 mil, sua reserva de emergência deve ser de R$12 mil.

O primeiro passo para criar a sua é pagando suas dívidas e organizando suas finanças. Não tem como ter sucesso nessa etapa todo endividado e com a vida financeira desorganizada.

Então, mantenha as contas em dia e pague suas dívidas, feito isso, comece a criar sua reserva financeira.

Sendo assim, ela pode te ajudar em uma situação complicada e te dar tempo para não precisar pagar suas contas em atraso.

3. Evite parcelamentos

Poder parcelar uma compra é ótimo e uma das principais vantagens em ter crédito disponível.

Contudo, essa ação acarreta juros e, dependendo do banco eles são bem altos.

Por isso, para economizar e não atrasar pagamentos, evite o parcelamento de dívidas e procure pagar tudo no débito.

Se por acaso, o parcelamento for inevitável, dívida em poucas vezes, pois os juros serão menores.

4. Coloque as despesas essenciais em débito automático

Em primeiro lugar, para não pagar suas dívidas em atraso é importante estar sempre atento às datas de vencimento, aliás, dar prioridade às dívidas com prazo apertados primeiro.

Além disso, colocar as contas em débito automático é uma ótima saída para não esquecer do prazo das datas e arriscar pagá-las em atraso.

5. Tenha uma renda extra para ajudar a manter as contas em dia

Bazar

Até agora, você já percebeu que para manter as contas em dia é preciso ter organização, controle e planejamento financeiro, no entanto, apesar de as contas estarem sendo pagas em dia, não está sobrando nada no fim do mês, afinal, o que fazer?

Se mesmo com sua organização não está sobrando uma grana para aproveitar os descontos nas lojas, levar a família para jantar fora ou quem sabe realizar uma viagem rápida, nós temos a solução!

Logo, elas serão apresentadas nesse e no próximo tópico!

A primeira opção é desenvolver alguma forma de conseguir uma grana extra. Existem muitas opções de fazer isso, tudo depende das suas habilidades.

Um exemplo, se você é uma pessoa fashionista e ligada no mundo da moda, certamente, gosta muito de adquirir looks novos com frequência.

Então, que tal montar um bazar para desocupar o guarda-roupa, passar looks que já não usa tanto para frente e ainda conseguir uma grana extra?

Você pode fazer a divulgação das peças no seu Instagram, entre suas amigas, familiares e vizinhança.

Além disso, é possível ganhar dinheiro com aplicativos, por exemplo, Tik Tok, Kwai, Youtube, Opinion, etc.

Uma renda extra vai desafogar seu orçamento e ajudar a sobrar dinheiro no fim do mês, fora isso, você ainda pode usar os ganhos para quitar as contas em dia adiantando o pagamento de alguns boletos.

6. Use as contas digitais para economizar e manter as contas em dia

A segunda e última forma de fazer o dinheiro render no final do mês é usando as contas digitais para economizar.

Em primeiro lugar, elas não têm anuidade ou tarifas escondidas, então, porque continuar em um banco com anuidade alta e cheio de tarifas?

Ao trocá-lo por uma conta digital você economiza e usa o dinheiro que gastaria com anuidade para fazer outras coisas, por exemplo, investir no seu bazar.

Além disso, com algumas contas digitais ainda é possível conseguir uma grana extra com indicações, cashback, descontos no pagamento de boletos e indicando amigos.

Veja abaixo algumas opções:

  1. Picpay – descontos nos pagamentos de boleto e cashback;
  2. Inter – cashback e juros baixo;
  3. Next – conta para as crianças;
  4. Nubank – crédito mesmo negativado com a construção do limite;
  5. Banco do Brasil – crediário no cartão de crédito;
  6. Banqi – simplicidade e desburocratização;
  7. Neon – investimentos.

Não importa qual seja a sua necessidade, sempre tem uma conta digital que se encaixe melhor a ela. Com elas você consegue controlar seu dinheiro e acompanhar seus gastos de perto para não perder o controle, certamente, são ótimas aliadas para organizar a vida financeira, economizar e ainda ganhar dinheiro.

Conclusão

Planejamento, organização e controle financeiro é tudo o que você precisa para manter as contas em dia.

Sendo assim, coloque em prática nossas dicas para não se enrolar com as dívidas e pagar os boletos atrasados.

 Além disso, estude a possibilidade de desenvolver alguma atividade para ganhar um dinheiro extra.

Não deixe de abrir uma conta digital para receber as comissões, só assim, você também poderá economizar, desapertar o orçamento e ver o dinheiro sobrar no fim do mês para melhorar a qualidade de vida da sua família!

Gostou do conteúdo? Aproveite a oportunidade e leia também 🔜 Qual conta digital rende mais dinheiro?