Quer saber como complementar a sua renda no final do mês? Leia o texto até o final e veja 3 formas garantidas para por em prática e aumentar o seu saldo!
Anúncios
A renda extra nada mais é que uma forma de remuneração adicional, ou seja, aquele dinheiro que você ganha a partir de um trabalho diferente da sua principal fonte de renda.
Complementar a renda se tornou um hábito comum na vida dos brasileiros nos últimos anos, especialmente após o início da pandemia, com o desemprego, a falta de uma reserva de emergência e os mais diversos imprevistos.
Apesar de não ser fácil, não é impossível conquistar uma grana a mais no fim do mês! Com estudo, foco e disposição você consegue se organizar e alcançar seus objetivos financeiros, sejam eles quais forem.
Seja um freela ou um bico – chame como quiser –, você consegue levantar um dinheiro após o trabalho nas horas vagas ou mesmo aos fins de semana.
Quando é hora de buscar renda extra
Inicialmente você pode cortar gastos supérfluos para não ficar no vermelho, mas às vezes nem isso é suficiente. Solução? Buscar fontes alternativas para ganhar mais dinheiro no fim do mês.
Quais seriam esses momentos de gerar renda extra? Veja abaixo:
Pagamento de dívida
Em 2021, o endividamento das famílias brasileiras foi o maior em 11 anos, chegando a mais de 70%, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).
Sendo assim, é de se esperar que o motivo mais comum de fazer uma grana a mais quando a conta chegar seja para pagar dívidas ou sair do negativo.
Dessa forma você consegue quitar contas atrasadas, saindo do cheque especial ou tirando seu nome do SPC/SERASA, por exemplo.
Compra de um item de alto valor
Mesmo sem dívidas, fazer a compra de algum objeto caro pode te deixar endividado ou mesmo negativado, então juntar o valor total é uma ótima estratégia. Porém, a renda pode servir como um complemento no pagamento das parcelas quando a fatura fechar.
Melhorar seu padrão de vida
Muitos já estão com as contas em dia e com a reserva de emergência feita – algo que deve ser uma prioridade para você caso ainda não tenha – então a renda extra acaba se tornando um bônus financeiro, podendo servir como investimento ou simplesmente para melhorar seu padrão de vida!
E o que isso quer dizer? Você poderá ter mais mordomias, por assim dizer. Comer melhor, sair para lugares mais requisitados ou viajar mais, por exemplo. Tudo dependerá da sua rotina.
Opções para você complementar a renda
Antes de escolher o caminho que tomará para conseguir a renda que tanto quer/precisa, reflita sobre as suas principais habilidades no momento. Como pode usá-las para conseguir mais dinheiro?
Por exemplo, se você trabalha com a escrita no dia a dia, poderá fazer alguns textos com esse mesmo propósito, afinal, já é algo que domina.
Após escolher a atividade que tem mais afinidade com você, comece a organizar a sua rotina, pensando em seus próximos passos. Quanto tempo essa tarefa vai te ocupar? Terá gastos? Será um trabalho manual? Qual o retorno financeiro disso? Anote tudo!
Está sem ideias? Trouxemos algumas opções abaixo:
Dar aulas
É formado ou faz algo muito bem a ponto de ser ensinado aos outros? Dê aulas!
Você pode dar aulas presenciais, mas agora com a internet é possível ensinar em muitas plataformas diferentes, tudo online. Assim conseguirá ganhar uma renda extra sem sair de casa e até mesmo sem gastar dinheiro, apenas lucrando.
Como? Você pode dar aulas de português ou outras disciplinas escolares. Inglês e outras línguas. Aulas de instrumentos ou de música no geral. Aulas de costura ou mesmo de dança, ioga e outros exercícios. São dezenas de opções e há demanda para todos!
Você pode gravar para o YouTube e ganhar dinheiro com o tempo e o aumento de visualizações – servindo também como um portfólio e divulgação das aulas e cursos completos (pode gravar para plataformas de venda de cursos, como Hotmart).
Cuidar de pets
Não tem nenhuma habilidade que possa ensinar, mas ama animais? Então cuidar de pets pode ser uma ótima alternativa! Você pode trabalhar apenas com passeios diários ou hospedando o bichinho na sua casa.
Um dos sites mais famosos para se conectar aos donos é o Dog Hero. Para fazer parte é preciso concordar em ter contato direto com o dono durante o período da hospedagem, comprometendo-se a seguir a rotina do animal.
Venda produtos digitais
Não quer ensinar e nem curte pets? Então seja um afiliado! Aqui você venderá produtos/serviços de outras pessoas, ganhando uma comissão por cada venda realizada.
Sua dedicação será em divulgar os links desses produtos/serviços, conseguindo cliques e conversões. As principais plataformas para realizar essas vendas são: Hotmart, Lomadee, Eduzz e Monetizze.
Organize suas finanças
Não adianta fazer renda extra sem saber o que está sendo feito do dinheiro. É preciso organização! Para não gastar tudo (ou além), caindo em novas dívidas, lembre-se do seu objetivo inicial quando começou essa atividade.
Está ganhando mais do que planejava? Crie metas para investir essa grana, sejam de curto, médio ou longo prazo.
Além disso, aprenda a usar as ferramentas a seu favor. Hoje muitos cartões de crédito e grandes lojas oferecem benefícios como cashback. Com pequenas economias você pode ter um valor considerável ao final do ano através dele.
Considerações finais sobre o nosso conteúdo: 3 formas de complementar a renda
Como mostrado no início do texto, fazer um trabalho à parte para gerar renda extra virou algo comum no Brasil, tendo espaço para todos e com diversas opções.
Você pode fazer um freelancer na área em que atua diariamente, resgatar alguma habilidade para ensinar a outras pessoas ou mesmo passear com pets! Tudo dependerá do que faz sentido na sua rotina diária.
A internet aumentou o leque de possibilidades, otimizando tempo, dinheiro e facilitando no ganho da renda tão desejada.
Você já colocou alguma das ideias mostradas em prática? Qual a sua habilidade? Qual o seu propósito de ganhar renda extra? Conte para nós nos comentários!
Conteúdo produzido em parceira com o Juros Baixos