Cartão de crédito corporativo o que é? Como funciona? Como pedir?

Cartão de crédito corporativo o que é? Como funciona? Como pedir?

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Veja como o cartão de crédito corporativo ajuda o  gestor a analisar as despesas dos colaboradores em tempo real sem precisar de adiantamento ou reembolso durante as viagens de negócios. 

Anúncios


A sua empresa tem um grande número de colaboradores que viajam a serviço frequentemente?

Temos certeza de que o cartão de crédito corporativo vai ajudá-lo a agilizar o processo e dar mais transparência na gestão dos gastos empresariais com relação aos colaboradores.

De fato, muitos empreendedores ainda alimentam a ideia de que o cartão corporativo e o empresarial são o mesmo.

Apesar de parecidos, não são a mesma coisa e dependendo da necessidade da sua empresa, o cartão Business apenas não consegue superá-las.

Pensando em auxiliar nossos leitores a encontrar o produto financeiro ideal para o seu negócio, nós elaboramos este conteúdo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura e saiba tudo sobre:

Cartão de crédito corporativo o que é? Como funciona? Como pedir? | Reprodução: Consulta Cred

O que é cartão de crédito corporativo?

Se você é empresário e está buscando produtos financeiros para auxiliar o seu negócio, com certeza uma das principais dúvidas é sobre o que é cartão de crédito corporativo.

De antemão, esta modalidade trata-se de um cartão exclusivo para o pagamento das despesas da organização.

O grande objetivo é concentrar os gastos corporativos em uma fatura mensal e deste modo facilitar a gestão financeira do negócio. 

Digamos, por exemplo, que o seu departamento tem um grupo de colaboradores que precisam fazer viagens de trabalho frequentes. 

Neste caso, ao invés de entregar o dinheiro na mão do funcionário, a empresa pode disponibilizar um cartão em nome da empresa para pagar as despesas como passagens, hotéis e alimentação.

Como funciona o cartão corporativo?

À princípio, o cartão corporativo funciona como o cartão de crédito pessoal comum e pode também ser usado na função débito.

Assim, como as outras opções disponíveis no mercado de crédito, esta tem cobrança de anuidade, limite de crédito e cobertura internacional caso a empresa deseje. Ademais, os cartões são usados em todos os segmentos empresariais sem distinções de categoria.

E a principal função é pagar os gastos relacionados ao trabalho, como jantares e almoços de reuniões de negócio, compras de estoque, despesas com alimentação, viagens, entre outros.

Em outras palavras, pode-se dizer que o cartão corporativo é perfeito para empresas com colaboradores que viajam frequentemente a trabalho. Pois assim, não é preciso se preocupar com o adiantamento em dinheiro ou reembolso.

Quais são as vantagens?

Vantagens do cartão de crédito corporativo | Reprodução: Consulta Cred

Certamente, até este momento da leitura, já deve ter percebido as vantagens em aderir ao cartão, como praticidade e mais facilidade na gestão financeira. Mas não é apenas isso, pois existem outros benefícios inclusos como veremos a seguir.

Acesso a linhas de crédito diferenciadas

Uma das primeiras vantagens está no acesso de linhas de créditos diferenciadas, afinal quanto maior for o relacionamento empresa/banco, maior serão os benefícios. Como taxas de juros menores e limite maior de crédito.

Além disso, a maioria das instituições concedem vantagens exclusivas, como programa de pontos para trocar os gastos em passagens aéreas e até mesmo descontos únicos em estabelecimentos conveniados. Alguns incluem os serviços mais utilizados, como restaurantes, hotéis, estacionamentos e pedágios. 

Gestão de gastos em viagens de negócios

Muitas empresas contam com executivos para viajar a negócios ou então realizar cursos de capacitação profissional com frequência. Desse modo, o cartão de crédito corporativo entra como uma ferramenta de auxílio.

Já que não é necessário realizar um adiantamento em dinheiro para os gastos na viagem ou reembolsar os valores posteriormente.

Tudo vem detalhado na fatura e por meio dos aplicativos do banco o gestor consegue analisar os gastos em tempo real, além de definir os limites de cada cartão.

São vários cartões disponíveis em um único pedido

Por meio de um único pedido, o empresário tem acesso a vários cartões para gestores e colaboradores, diferente do cartão empresarial onde é concedido apenas um.

Os gastos são contabilizados e detalhados em uma única fatura. Assim, você consegue inclusive ter noção sobre todos os gastos e saber quem os efetuou. 

Qual a diferença entre cartão de crédito empresarial e corporativo?

De fato, confundir as duas opções é bem comum, no entanto, não são a mesma coisa. Pois, enquanto o cartão de crédito empresarial atende a empresas com todos os tipos de faturamento, o cartão de crédito corporativo é destinado a instituições de grande porte e governamentais.

Tipos de cartões corporativos

Tipos de cartões corporativos | Reprodução: Canva

De antemão, até o momento presente são dois tipos importantes de cartões corporativos disponíveis: o pré-pago e o pós-pago. 

Na versão pré-pago o empresário deposita um determinado valor para ser gasto posteriormente. Caso o dinheiro acabe, o colaborador só pode usá-lo mediante uma nova recarga. E o pós-pago é o cartão de crédito com um limite pré-aprovado, como o cartão comum de uso pessoal.

Ou seja, o funcionário faz as compras na função crédito e a fatura chega para a empresa pagar na data de vencimento.

Qual o melhor cartão de crédito corporativo? Veja as opções

Qual o melhor cartão de crédito corporativo? | Reprodução: Canva

Antes de mais nada, para descobrir qual o melhor cartão de crédito corporativo é necessário uma avaliação das necessidades empresariais em particular. Afinal, uma boa opção é aquela que traz benefícios e facilita a rotina financeira da organização.

Como existem infinitas possibilidades, a equipe da Consulta Cred separou uma lista com os melhores cartões de crédito corporativos do momento. Veja só:

Cartão de Crédito Corporativo Cora

A primeira sugestão da nossa lista é o cartão de crédito corporativo Cora, um excelente negócio para as empresas que prezam por economia. Isso porque o cartão não tem cobranças de anuidade.

Além disso, funciona como crédito e débito simultaneamente e a contratação é feita online. No entanto, não tem programa de pontos ou descontos em estabelecimentos conveniados. Mas mesmo assim é um ótimo cartão de crédito corporativo!

Clara Business Black Mastercard

O cartão Clara segue na mesma linha do cartão de crédito Cora, no que tange a agilidade na aprovação. A diferença está nas vantagens exclusivas em viagens, o que o transforma em uma excelente oportunidade para executivos.

Afinal, além do limite alto, os cartões contam com acesso a salas Vips em diversos aeroportos do mundo, proteção de bagagem e restituição do valor das despesas de viagens caso o voo atrase ou seja cancelado.

Cartão de Crédito Visa Corporativo

Já o cartão de crédito Visa Corporativo tem assistências exclusivas para auxiliar os seus colaboradores. Podendo até fazer saques emergenciais em dinheiro caso aconteça um imprevisto, como roubo ou furto.

Outra vantagem também está no serviço de assistência em viagem e seguro médico internacional. Além disso, com o cartão Visa disponível aos seus funcionários, você não precisa se preocupar com o fluxo de caixa.

Pois, por meio dos relatórios em tempo real o empreendedor tem acesso a todas as despesas para fazer a gestão.

Cartão de crédito corporativo Bradesco

Antecipadamente, o Bradesco tem os melhores produtos financeiros empresariais, incluindo o cartão de crédito corporativo. Com esta opção os seus funcionários podem utilizá-lo em mais de 250 países. 

Ademais, todos contam com assistência médica durante as viagens internacionais, seguro de acidentes pessoais e reembolso no caso de extravio de bagagem. No entanto, é preciso agendar uma visita com o gestor da conta para solicitá-lo.

Ourocard Corporativo

O Ourocard Corporativo é emitido pelo Banco do Brasil e está disponível nas bandeiras Visa e Elo. Por meio do produto financeiro, o empresário tem acesso aos gastos das viagens de toda equipe em tempo real. Além disso, um dos diferenciais está no prazo de pagamento de 40 dias. 

Quem pode ter um cartão de crédito corporativo e como pedir?

Quem pode ter um cartão de crédito corporativo e como pedir? | Reprodução: Canva

O cartão de crédito corporativo está disponível a empresas com contas jurídicas vinculadas ao CNPJ. Normalmente, são destinados a colaboradores de cargos executivos e gestores, mas quem decide é o empresário.

Ademais, não existe limite de emissão, ou seja, uma organização pode ter quantos cartões achar necessário.

Afinal, tudo depende do contrato estipulado com o banco e com segmento de cada negócio analisado em particular.

Sendo assim, com o CNPJ e documentação da empresa em mãos, o primeiro passo para solicitá-lo é abrir uma conta empresarial e após a aprovação solicitar a opção.

Aliás, para conseguir propostas mais vantajosas, o mais indicado é fazer uma reunião com o gestor da conta e expor todas as necessidades da empresa.

Como contabilizar o cartão de crédito corporativo?

Como contabilizar o cartão de crédito corporativo? | Reprodução: Canva

Na contabilização do cartão de crédito corporativo, é prudente pedir a nota fiscal do colaborador diante de cada pagamento realizado.

Em seguida, o responsável pelas finanças deve fazer uma conciliação bancária – comparação de entradas e saídas no extrato bancário – e averiguar os comprovantes entregues com as despesas inseridas na fatura.

Boas opções de cartão PJ ou cartão Business

Se até o momento desta leitura, você percebeu que a sua empresa precisa apenas de um cartão para equilibrar as contas, nós separamos outras opções.

Além do corporativo, o cartão PJ ou  cartão Business são uma excelente oportunidade, principalmente quando o assunto é capital de giro. 

Cartão PJ C6 Bank

À primeira vista o cartão PJ C6 Bank tem anuidade gratuita e muita facilidade no momento da adesão. Tanto MEIs quanto empresários de pequeno e grande porte podem solicitar e ter as suas expectativas superadas. 

Pois, além do cartão o cliente tem acesso a uma conta digital empresarial e mais facilidade no momento de solicitar a maquininha de cartão de crédito.

Mas não é apenas isso, já que fazendo um investimento em CDB no banco, o valor volta em forma de crédito.

Ou seja, caso decida investir R$ 10.000,00 em CDB, o C6 Bank transforma o valor na hora em limite de crédito.

Assim, além do saldo pré-aprovado, você conta também com R$ 10.000,00 a mais para usar no seu negócio.

Cartão PJ Nubank

O cartão de crédito PJ Nubank é um dos mais fáceis de solicitar, porém com poucos recursos. Mas para microempreendedores individuais que precisam de um cartão e conta para separar as despesas empresariais das pessoais é uma excelente opção.

Visto que não existem cobranças de tarifas e taxas de anuidade do cartão de crédito. O primeiro passo para solicitá-lo é abrir uma conta PJ no Nubank e em seguida entrar na lista de espera.

O cartão de débito chega rapidamente no seu endereço, no entanto, para habilitar a função crédito o consumidor precisa aguardar mais um pouco.

Cartão Business Porto Seguro Mastercard Platinum

À princípio, o cartão Business da Porto Seguro está com uma super oferta. Afinal, fazendo a adesão agora o cliente conta com 6 meses de anuidade gratuita para ter acesso a todas as vantagens da linha Platinum.

Depois do período de isenção, o valor é apenas de R$ 30,00 mensais. Entre os benefícios podemos citar o programa de pontos mais os seguintes quesitos:

Cartão Business Itaú

O cartão Business Itaú tem a anuidade isenta no primeiro ano e está disponível na bandeira Visa e Mastercard.

Ambas opções incluem participação no Programa de Pontos para resgatar milhas aéreas e desconto na locação de carros nacionais e internacionais com seguros e assistências em viagens.

A solicitação está disponível apenas aos clientes com conta jurídica aberta na instituição, portanto, se deseja adquiri-lo o primeiro passo é abrir a sua conta.

Atualmente, o procedimento é online, sendo necessário apenas apresentar um documento de identificação com foto e os documentos da empresa.

Conclusão

Com base no conteúdo apresentado, vimos que o cartão de crédito corporativo é uma excelente ferramenta na gestão financeira de uma empresa.

Afinal, além de facilitar a jornada de viagens entre os colaboradores, por meio do aplicativo o gestor consegue ter acesso a todos os gastos em tempo real e acabar com o adiantamento em dinheiro.

Mas isso não significa que o funcionário está imune quando o assunto é apresentação de notas fiscais de todos os gastos.

Pois, esses papéis são de suma importância no momento de fazer a conciliação bancária e anexar à fatura do cartão nas despesas a pagar da contabilidade da empresa. 

Outra opção para empresas que necessitam apenas de um cartão são os empresariais, conhecidos também como cartão PJ ou cartão Business. A adesão é simples e a maioria dos cartões tem isenção na anuidade e manutenção da conta PJ.

Gostou de conhecer este produto financeiro para a sua empresa? Então com certeza vai gostar de saber tudo sobre como funciona o empréstimo para capital de giro. Clique no botão abaixo e saiba todos os detalhes!