Quais as consequências de solicitar um empréstimo com juros altos? 

Quais as consequências de solicitar um empréstimo com juros altos? 

Por: Roberta

Aderir a um empréstimo com juros altos é uma escolha que dificilmente é feita considerando prós e contras.

Anúncios

Em partes, isso se deve ao fato deste tipo de empréstimo ser destinado justamente a quem tem dificuldade em conseguir crédito, então, quando não se tem muita opção, até o que não é tão vantajoso acaba compensando. Será?

No material de hoje nós bateremos um papo sobre este assunto, a fim de esclarecer quais as consequências em aderir a este tipo de empréstimo, e se existe a possibilidade de fazê-lo com mais segurança.

Então, se precisa de orientações neste setor, continue a leitura!

Solicitar empréstimo com juros altos: uma opção de crédito atrativa, porém, arriscada

A conquista de crédito certamente não é algo simples, especialmente para quem está no início da vida financeira, ou já teve problemas com inadimplência.

Isso porque, a existência de um bom histórico é fundamental para fornecer garantias aos credores, então, qualquer problema no CPF pode impossibilitar a conquista de crédito.

Se tratando de empréstimos, isso pode ser ainda mais complicado, uma vez que esta modalidade de crédito não costuma fornecer tantas garantias ao banco, especialmente quando se trata de empréstimo pessoal, onde a única garantia é o perfil de crédito do cliente.

E, como bem sabemos, quanto menos garantias o banco tem, mais juros serão aplicados ao contrato, a fim de “compensar” o risco.

Por isso, especialmente quem possui restrição no CPF ou histórico insuficiente, é comum que encontre apenas opções de empréstimos com juros altos.

Mas será que vale a pena solicitar empréstimo com juros altos, considerando que esta seja a única alternativa da pessoa? Teremos essa resposta em breve!

Isso pode te interessar: Documentos necessários para solicitar um empréstimo: veja a lista!

3 Consequências de solicitar um empréstimo com juros altos

A esta altura você já compreende que solicitar um empréstimo com juros altos nem sempre ocorre por falta de consciência, visto que por vezes o solicitante não encontra outras alternativas de crédito no mercado que aceitem seu perfil.

Entretanto, por mais que esta seja uma alternativa única para algumas pessoas, não podemos deixar de destacar que existem consequências.

Evidenciar essas consequências nos ajuda a refletir se realmente vale solicitar um empréstimo com juros altos, ou se é melhor continuar procurando alternativas melhores.

Veja agora 3 consequências comuns:

1. Comprometimento da margem de crédito

Quando falamos em margem de crédito nos referimos ao limite conhecido pelos bancos para concessão de crédito com base na renda do cliente.

Isso porque, se alguém tem uma renda de R$ 2 mil, a chance de que esta pessoa consiga pagar um empréstimo cujas parcelas são de R$ 1,2 mil é bem baixa, não é?

Então, a margem de crédito serve justamente para garantir que o pagamento do crédito não ultrapasse o limite da renda que permite ao solicitante garantir sua subsistência.

Ocorre que, ao solicitar um empréstimo com juros altos o comprometimento da sua margem de crédito é maior, visto que o valor total do contrato é alto.

Com isso, a sua chance de conseguir outras modalidades de crédito é bem menor. Além disso, a possibilidade de se endividar aumenta em virtude da dificuldade no pagamento.

2. Redução no score 

O cálculo da pontuação do score envolve diversos critérios, e um deles é justamente a possibilidade de endividamento com base nos seus hábitos financeiros.

Então, ao solicitar um empréstimo com juros altos você compromete muito da sua margem de crédito, de modo que qualquer outra adesão a serviços de crédito pode ser muito arriscada.

E, quando o seu perfil torna-se arriscado, a tendência é que o seu score sofra redução, justamente para indicar aos credores o risco em oferecer crédito.

Então, especialmente se você prioriza um score alto, ou até mesmo está tentando aumentar a sua pontuação, este tipo de empréstimo não te ajudará.

3. Dificuldade em manter o pagamento até o final 

O grande problema dos juros altos é que eles resultam em dois problemas principais: aumento do valor da parcela e do tempo de contrato.

Estes dois pontos oferecem uma grande dificuldade a quem deseja manter os pagamentos em dia, isso porque, quanto mais tempo dura um contrato, maiores as chances de atrasar parcelas ou até mesmo não conseguir arcar com o pagamento por um imprevisto, como perda de emprego, por exemplo.

Sobre as parcelas altas, nós já conversamos, e sabemos que comprometimento além do limite da renda é sempre arriscado.

Então, uma das consequências em solicitar um empréstimo com juros altos é justamente ter dificuldade em manter o pagamento do contrato até o final.

++O que é tempo de carência de um empréstimo? Descubra agora!

Dicas para solicitar um empréstimo com juros altos com mais segurança

Neste momento você já conhece as principais consequências de solicitar um empréstimo com juros altos.

Com isso, fica esclarecido que, para quem pode evitar, a melhor opção é não aderir a este tipo de contrato, uma vez que as consequências podem não compensar. 

Mas sabemos que isso não é possível para todos, visto que muitos que aderem a um empréstimo é justamente porque precisam resolver alguma questão importante.

Então, caso você não encontre outra proposta com mais vantagens, é possível aderir a este tipo de empréstimo com mais segurança. Veja algumas dicas abaixo:

Avalie outras opções previamente 

Especialmente para quem enfrenta dificuldades na conquista de crédito, é comum animar-se com o primeiro sim recebido.

Mas, lembre-se que você não precisa aderir à primeira proposta, visto que uma boa pesquisa de mercado é sempre bem-vinda.

Por isso, pesquise por outras alternativas antes de aceitar logo de cara a primeira proposta que aparecer.

Firme compromisso com o pagamento das parcelas 

Nós já vimos que o pagamento das parcelas pode se tornar um problema em empréstimos com juros altos.

Por isso, caso você não tenha opção, uma boa dica é firmar um compromisso com o pagamento das parcelas.

Então, por mais difícil que seja, jamais descuide das datas de vencimento, pois isso te ajudará a evitar juros ainda maiores.

Verifique possibilidade de amortização 

Muitos contratos de crédito contam com possibilidade de amortização, que, explicando de forma simplificada, consiste em pagar de forma antecipada parte do contrato, eliminando os juros.

Então, caso você tenha aderido a um empréstimo com juros altos, a amortização pode ser uma boa solução para reduzir essas taxas. 

Para isso, busque conversar com um representante da empresa que te forneceu o crédito, a fim de encontrar boas propostas.

Por fim, agora você já sabe como solicitar um empréstimo com juros altos de forma consciente, o que certamente será benéfico para a sua vida financeira!

Leia também: O que vender para ter uma renda extra? Veja as opções.