Cancelar um cartão de crédito mesmo devendo é uma das principais necessidades daqueles que se desesperam com os juros crescendo.
Anúncios
Mas, antes de qualquer coisa é importante saber que o cancelamento do cartão não resolve o problema do débito. De todo modo, se você deseja sanar as dúvidas relacionadas ao tema, o conteúdo de hoje poderá te ajudar. Continue por aqui e confira!
Posso cancelar um cartão de crédito mesmo devendo?
Caso você esteja devendo a fatura do cartão de crédito e o desespero tenha se tornado parte dos seus dias por ver a dívida crescer, é provável que considere o cancelamento do cartão uma opção viável.
Ou então, se apenas está insatisfeito com os serviços, mas ainda tem faturas a vencer, a dúvida a respeito da possibilidade de cancelar um cartão mesmo devendo faz sentido.
Afinal de contas, é possível cancelar um cartão nessas circunstâncias?
Sim, é possível, mas, é importante dizer que esse cancelamento se dará de formas diferentes a depender das circunstâncias. Veja a seguir as duas possibilidades principais:
Cancelamento automático
Caso você esteja devendo a fatura a um certo tempo e o banco não obtenha sucesso nas tentativas de negociação, a ocorrência mais comum é o cancelamento automático do cartão.
Em geral, antes do cancelamento o banco realiza o bloqueio do cartão, e se mesmo assim não houver sucesso nas tratativas de negociação, a sequência mais comum é o cancelamento.
Nesse caso, você não precisa se preocupar, visto que o procedimento ocorre automaticamente cerca de 30 ou 45 dias após o vencimento da primeira fatura em atraso.
Vale dizer que essa forma de cancelar um cartão de crédito mesmo devendo não te libera de pagar os valores devidos, visto que as cobranças continuarão.
Cancelamento com confissão de responsabilidade pelo débito
Já se você deseja cancelar o cartão por insatisfação com os serviços ou se quer fazer o procedimento antes do banco, a possibilidade existe.
Nesse caso, você terá que solicitar o cancelamento do cartão ao banco, e realizar o procedimento de confissão de responsabilidade pelo débito ou pelas faturas em aberto.
Dessa forma, você declara que possui ciência dos valores em aberto e que se responsabiliza pelo pagamento.
Em alguns casos o banco pode solicitar o pagamento integral das faturas em aberto antes do cancelamento do cartão, mas isso varia de acordo com as regras da instituição.
Nesse caso, você não sofrerá nenhum prejuízo, visto que o banco apenas bloqueia o cartão até que você conclua os pagamentos, e o cancela posteriormente.
++Cartões com investback: 2 opções para você conhecer! (consultacred.com.br).
Dicas para cancelar um cartão de crédito mesmo devendo
Nesse momento você já sabe que é possível cancelar um cartão de crédito mesmo devendo, e que o procedimento varia de acordo com a situação e regras do banco.
Mas, devemos reforçar que o cancelamento do cartão não te isenta da responsabilidade com os valores em aberto.
Isso porque, mesmo com o cartão cancelado, os valores devidos continuam constando no sistema do banco, e a responsabilidade de quitá-los é do cliente.
De todo modo, existem algumas dicas que ajudam a realizar esse procedimento de forma segura e prática, confira-as abaixo:
1. Regularize a situação junto ao banco
Por mais que exista a possibilidade de aguardar o cancelamento automático do cartão por dívidas, essa não é a saída mais indicada.
O recomendado é que você busque regularizar a situação junto ao banco, até mesmo para conseguir propostas de negociação para quitação do débito.
Além disso, ao cancelar um cartão de crédito mesmo devendo com ajuda do credor você terá a garantia de que o procedimento será feito da forma correta.
2. Caso o banco dificulte o cancelamento, solicite o bloqueio
Em alguns casos o banco pode dificultar o cancelamento do cartão, especialmente quando o cliente não está devendo faturas, e apenas deseja abrir mão do serviço.
Nesses casos, a melhor saída é solicitar o bloqueio do cartão, a fim de evitar novas compras e até mesmo a inclusão de taxas e tarifas indesejadas.
Dessa forma, mesmo que o banco não cancele o cartão de imediato, você não sofrerá prejuízos e poderá se preocupar apenas em pagar as faturas que ainda deve.
Posso ter o cartão de volta após cancelá-lo por dívida?
Não é incomum ocorrer dos clientes solicitarem o cancelamento do cartão por uma dívida e pouco tempo depois se arrependerem, e com isso desejam reativar o serviço.
Nesse caso, é possível reativar um cartão após cancelá-lo? Reativar não, mas, você pode fazer a solicitação de um novo cartão.
Vale dizer que isso só funciona caso você tenha cancelado o cartão sem dívidas, visto que em caso de inadimplência as chances do banco aceitar a nova solicitação são quase nulas.
De todo modo, busque manter o seu nome limpo e quite todos os seus débitos, mesmo após cancelar o cartão, assim, não haverá empecilhos caso queira aderir ao serviço novamente no futuro.
Isso pode te interessar: Melhores opções de consórcio para você (consultacred.com.br).