Petrobras aumenta preço da gasolina: economize combustível já!

0
146

A Petrobras aumenta o preço da gasolina e isso reflete direto nas bombas. De fato, é preciso economizar!



Com um aumento de 10%, a Petrobras não deu sua palavra quando divulgou que não haveria o reajuste. Após um ataque na petroleira Saudi Aramco, na Arábia Saudita, o mercado internacional de petróleo aumentou.

 Na quarta-feira (18) um anúncio de 3,5% na gasolina e 4,2% no diesel com certeza vai fazer a população brasileira economizar. A estatal acompanha o mercado, onde o preço chega nas bombas dos postos do país.

As dificuldades geradas pela falta de aumento no preço da gasolina causam muitos problemas operacionais. Portanto, quem sofre é o consumidor. 


As alterações foram significativas, mas da mesma forma, é possível economizar e gastar menos com combustível. Afinal, a Petrobras aumenta o preço da gasolina e o seu bolso é o mais afetado. 

A disparada

A disparada do petroleo

Os preços da commodity caem desde terça-feira, depois que a Arábia Saudita anunciou que restabeleceu parcialmente a sua produção. Desde sexta-feira, o barril do Brent – referência internacional – acumulou cerca de 5,6%, sendo preço de US $63,60 por barril, nesta quarta-feira.

O mercado

Receba nossas novidades

Seu cartão está quase pronto
Deixe seu e-mail para receber dicas e novidades sobre Cartões , Crédito e Financiamentos 95%

As cotações do mercado indicam que a Petrobras caminha para alinhar o preço da gasolina com o mercado internacional. Portanto, o evento causou grande impacto na importação do mercado.

O reajuste equivale a R$0,0561 por litro e entrou em vigor nesta quarta. O valor que é repassado pela refinaria é 30% do preço da bomba, o restante são impostos.

Truques básicos de manutenção econômica

Calibrar os pneus deve ser uma rotina para manutenção do automóvel. Inclusive, usar menos o ar-condicionado. Um pneu cheio e calibrado força menos o carro e a economia já está feita.
 


Já o ar-condicionado, é operado pelo motor e faz com que o consumo seja maior. Além disso, a direção firme e segura também traz economias. Portanto, se manter uma velocidade sem freiar muito gasta menos combustível. 

Pesquise antes de pagar pelo combustível

Para quem está acostumado a utilizar muito combustível, como motoristas de Uber e táxi, não dá para economizar muito. Porém, cuidado com os preços muito abaixo da média do mercado. No Brasil, os combustíveis adulterados são muito comuns. 

Saber pesquisar é a chave. Procure por postos autorizados, com recomendações de terceiros e pague o menor valor possível e justo.

Planeje tudo antecipadamente

Planejar o trajeto antes de sair de casa economiza tempo, dinheiro e saúde. Caso opte por vias mais longas ou com trânsito, vai gastar mais combustível e mais stress. 

Pense em fazer tudo de uma só vez. Assim também, você economiza as viagens e evita agir por impulso e gastar mais.

Mude de alternativa

Alternar o tipo de transporte, por exemplo, substituir pelo transporte público. Inclusive, são diversas formas de equilibrar os gastos. Bicicleta, combinar com amigos o trajeto ou uber. Dessa forma, reduzimos o impacto do aumento da gasolina. 

Para distâncias menores, o Uber e 99 são ideais. Portanto, deixe o carro na garagem. E, para percursos longos, dá para utilizar vários meios de uma só vez. Ir de carro até o metrô e deixar o carro no estacionamento é uma das opções. 

Dá para colocar tudo na balança e medir qual a melhor forma e que sai mais em conta. O reajuste depende de cada estabelecimento e distribuidora. Ou seja, dá para pesquisar bem antes de pagar por qualquer coisa.