Onde fica a data de validade do cartão de crédito

Onde fica a data de validade do cartão de crédito

Por: Roberta

Saber onde fica a data de validade do cartão de crédito é muito importante para garantir a segurança em compras, especialmente quando feitas online.

Anúncios

Isso porque, a data de validade acaba funcionando como um dado de segurança, essencial para evitar compras fraudulentas.

Além disso, ficar por dentro dessa informação também evita problemas relacionados a não conseguir usar um cartão que já passou da validade.

Mas, afinal de contas, para quê serve a validade do cartão? É possível usar o cartão vencido? Pode pedir uma nova via antes do vencimento?

Se você está com alguma dessas dúvidas na sua cabeça, saiba que hoje é a oportunidade ideal para saná-la.

Isso porque, no conteúdo de hoje veremos tudo sobre o assunto vencimento de cartão, então, não perca!

Onde fica a data de validade do cartão de crédito

Você certamente já passou pela situação de, ao fazer uma compra online, acabar parando no campo de “vencimento do cartão”.

onde fica a data de vencimento do cartão de crédito

E, especialmente para quem ainda não está habituado ao uso do cartão de crédito, pode ser confuso entender onde fica essa informação, e por qual motivo ela é tão importante.

Mais à frente explicaremos sobre a importância, já sobre a localização, veremos agora mesmo onde você pode localizar.

Em geral, a validade fica logo abaixo do número do cartão, de modo que isso pode ser localizado na parte da frente, ou na parte de trás.

Desse modo, você visualiza as informações da seguinte forma:

Número do cartão (0000 0000 0000 0000)

  Código de segurança (000)                   Vencimento (00/00)

Como já dissemos, essas informações podem ser visualizadas na frente ou no verso do cartão, uma vez que varia de acordo com a instituição financeira.

Mas, se a sua dúvida é onde fica a data de validade do cartão, saiba que ela sempre fica logo abaixo do número do cartão, com 16 dígitos, separados em grupos de 4 números.

Para cadastrar a data de validade nas suas compras online, basta digitar conforme está no cartão.

Lembrando que, o primeiro campo sempre corresponde ao mês, e o segundo ao ano de vencimento.

Desse modo, suponhamos que a data de validade do seu cartão seja 09/28, isso significa que ele vencerá em setembro do ano de 2028.

Vale dizer que em alguns casos você terá que digitar 09/28, já em outros a plataforma de compras solicita 4 dígitos para o ano, ou seja 09/2028.

Então, caso esteja enfrentando dificuldades para cadastrar o cartão, verifique se inclui a informação no formato correto.

Meu cartão não tem nenhuma informação: e agora?

Ao longo do tópico anterior te explicamos onde fica a data de validade do cartão de crédito, de modo que você certamente já localizou essa informação no seu, caso ela esteja lá.

E, mencionamos essa última parte “caso esteja lá”, pois, hoje em dia é muito comum encontrar modelos de cartão que não apresentam nenhuma informação.

Desse modo, o titular recebe um cartão sem nenhum dado de segurança, apenas com o seu nome para identificação.

Se este for o seu caso, não se preocupe, pois, isso não é nenhum erro, e na verdade, tem por intuito garantir a sua segurança, evitando fraudes pelo uso dos dados do cartão por terceiros.

Como antecipar o décimo terceiro
Onde consigo antecipar meu décimo terceiro?
Descubra lendo nosso conteúdo
CONTINUAR

Mas, nesse caso, como é possível localizar a data de validade e demais informações do cartão para cadastrá-lo em compras online?

Nessa situação você terá que acessar as informações no aplicativo do seu cartão, mais especificamente na aba “Cartões”.

Basta clicar em “ver dados do cartão”, e imediatamente aparecerão as informações, incluindo a data de validade.

Por que tem data de validade no cartão de crédito? 

A esta altura você já tem acesso a tudo que precisa saber sobre onde fica a data de validade do cartão de crédito.

Desse modo, podemos finalmente responder a uma dúvida comum, que é: por que o cartão de crédito vence?

O motivo principal para o vencimento está relacionado à segurança, visto que o cartão de crédito é um recurso para realização de compras.

E, considerando que a cada uso, esses dados podem ser expostos, é importante trocar o cartão com uma certa frequência, a fim de reforçar a segurança.

Mas, além da segurança, as condições físicas do cartão também são relevantes para o vencimento, uma vez que, conforme o uso é comum que o mesmo descasque, estrague o chip e a tag de segurança ou até mesmo apague as informações.

Vale dizer que não são todos os clientes que se preocupam em trocar o cartão quando o mesmo tem a integridade comprometida.

Por isso, o vencimento torna obrigatória a troca do cartão com frequência, de modo que, se este estiver estragado, será substituído por um novo.

Como pedir um novo cartão após o vencimento?

Além de saber onde fica a data de validade do cartão de crédito, é importante saber que após o vencimento, este é bloqueado.

Sendo assim, logo no primeiro dia do mês de vencimento, o cartão é bloqueado imediatamente, não sendo mais possível utilizá-lo.

Nesse caso, a única maneira de voltar a utilizar o cartão físico é através da solicitação de uma segunda via.

Por isso, veremos agora de que maneira você pode fazer essa solicitação com grande facilidade, sem precisar ir até uma agência física, e perder tempo.

De antemão, adiantamos que muitas empresas emitem uma nova via meses antes do vencimento, então, verifique se você já não recebeu o cartão novo.

Caso tenha recebido, basta fazer o desbloqueio pelo telefone ou pelo aplicativo da instituição financeira, e assim poderá utilizá-lo normalmente.

Mas, se a data de validade está chegando, ou já chegou, e você ainda não recebeu a nova via, será necessário solicitar.

Para isso, basta ir até o aplicativo do seu cartão, e pesquisar no ícone de lupa por “solicitar 2 via de cartão”.

Isso deve ser suficiente para aparecer uma página de solicitação, mas, se não aparecer, abra um chamado com um atendente.

Assim, o atendente fará a solicitação, e tudo que você terá que fazer é aguardar a chegada em seu endereço.

Até que isso ocorra, você pode continuar usando a versão virtual do cartão, e, quando chegar a versão física, basta fazer o desbloqueio.

Vale dizer que você também pode fazer essa solicitação antes do vencimento, assim, não precisará ficar sem cartão físico, até que o novo chegue.

Por fim, agora você já sabe onde fica a data de validade do cartão de crédito e tudo que precisa entender sobre o assunto.

Então, use as informações para cadastrar o seu cartão, ou até mesmo para se preparar para a solicitação de uma nova via!