Nome limpo depois de 5 anos: Verdade ou Mito?

Nome limpo após 5 anos de dívida. Verdade ou Mito?


É verdade que nome fica limpo após 5 anos de dívida? Devido ao desemprego o número de pessoas que possuem restrição no nome tem aumentado a cada ano com bastante consistência.

Afinal, atraso de salários e corte de gastos é um problema frequente que todo brasileiro enfrenta.

De acordo com dados do Serasa Experian, são aproximadamente 60 milhões de pessoas que estão negativadas. A maioria dessas dívidas são cartão de crédito e financiamentos.


Mas, será que o nome fica limpo após 5 anos de dívida? Verdade ou mito?

Continue lendo e saiba tudo sobre esse assunto.

 Nome fica limpo em 5 anos?

Em primeiro lugar é bom ressaltar que de acordo com código de defesa do consumidor, o prazo máximo para que seja feita a cobrança de dívidas na justiça, ou inserção do CPF nos órgãos de proteção ao crédito é de 5 anos. Começando a contar da data de vencimento da dívida.


Ou seja, por lei a negativação no Spc e Serasa possui uma validade de 5 anos, após passar esse período o nome deixará de fazer parte dos órgãos de proteção ao crédito. Entretanto, a dívida continuará existindo, sendo cobrada tarifas, encargos taxas de juros.

 O que acontece com o Score?

Após o período de 5 anos de dívida ela deixa de existir na base de dados do Serasa e Spc, mas isso não significa que ela prescreveu totalmente. Uma vez que a pessoa possui pendências em aberto, isso atrapalhará o relacionamento com instituições financeiras na hora de fazer um empréstimo ou um financiamento, por exemplo.

No entanto, já que a pendência sai da situação de negativados pela instituição o Score volta a subir normalmente e para de atrapalhar na pontuação.


 

3 mitos e verdades sobre o nome sujo no Spc e Serasa

 

1 – A empresa que incluir o nome do cliente no Spc e Serasa precisa avisar com antecedência?


Esse fato é verdade, antes da inclusão do nome dos órgãos de proteção ao crédito a empresa precisa comunicar a decisão para o cliente por escrito e com antecedência, e estipular um prazo para a quitação da dívida.

 2 – Ao renegociar uma dívida o nome fica sujo até a quitação por completo?

Mentira! Um cliente ao fazer a renegociação de uma dívida assina um documento de renegociação, extinguindo a dívida anterior e dando início a uma nova dívida. Isso significa que o CPF da pessoa deve ser retirado do Spc e Serasa após o pagamento da primeira parcela.

 3 – O nome pode ficar negativado sem a pessoa estar devendo?


Sim, pode ocorrer está possibilidade. Isso acontece devido a falsificação de documentos e assinaturas. Caso você esteja passando por essa situação, é aconselhável fazer um boletim de ocorrência e procurar a empresa que negativou o seu nome injustamente para poder resolver a situação.

Concluindo, o nome fica limpo após 5 anos de dívidas sim. Mas é sempre recomendável fazer a quitação de todas a dívidas para um melhor relacionamento futuro.

 

      Comparar itens
      • Total (0)
      Comparar
      0

      SOLICITE SEU CARTÃO AQUI

      Enviaremos todas as informações pra você.