Golpe da falsa Central de Atendimento: como funciona e dicas para se proteger

O Golpe da falsa Central de Atendimento vem se tornando cada vez mais comum, de modo que muitas pessoas têm sofrido com violação de dados e até mesmo perdido dinheiro.

Anúncios

E, considerando que os golpistas aprimoram a cada dia suas estratégias, é importante manter-se informado para evitar problemas.

Por isso, no material de hoje falaremos sobre esse assunto, além de darmos algumas dicas para se proteger desse tipo de golpe. 

Então, se deseja se informar para evitar dor de cabeça ou prejuízos ainda mais graves, continue a leitura!

O que é o Golpe da falsa Central de Atendimento?

A necessidade de suporte é algo que preocupa a todos os clientes, de modo que as empresas devem assegurar atendimento seguro e eficiente.

No entanto, um novo golpe tem tirado a paz tanto das empresas, quanto dos clientes, e este é o Golpe da falsa Central de Atendimento.

O golpe consiste basicamente na seguinte situação: um suposto atendente de uma empresa entra em contato com o cliente via redes sociais ou telefone, informa uma inconsistência e indica uma central de atendimento para que o cliente resolva o problema. Ocorre que, a central de atendimento é falsa, e do outro lado da linha haverá um golpista focado em recolher dados e até mesmo dinheiro do cliente.

E, caso você pense que é um golpe simples de identificar, é importante salientar que os golpistas possuem um número 0800 e investem em comunicação adequada para convencer o cliente.

Com isso, o cliente acredita estar falando com a empresa oficial, e acaba passando dados ou até mesmo realizando pagamentos de contas ou débitos que sequer existem.

Obviamente estes pagamentos não irão para a empresa oficial, e quanto aos dados, estes podem ser usados em novos golpes.

Por isso, é importante tomar muito cuidado com este tipo de contato suspeito, uma vez que pode gerar prejuízos sérios.

+Cheque Especial: principais dúvidas sobre o serviço  (consultacred.com.br).

6 Dicas para se proteger do Golpe da falsa Central de Atendimento

A esta altura você já sabe o que é o famoso Golpe da falsa Central de Atendimento, e, como explicamos, não é tão difícil cair nesse tipo de cilada.

Isso porque, os golpistas criam uma rede completa para convencer o cliente, de modo que ele sequer desconfia de que não é a empresa oficial.

Por isso, veremos agora 6 dicas que te ajudarão a identificar esse tipo de golpe e assim proteger seus dados, e também o seu dinheiro.

1. Cuidado com SMSs

As mensagens tipo SMS são as favoritas dos golpistas, e isto se deve ao fato dos brasileiros não terem o costume de usar esse recurso para comunicação.

Com isso, as mensagens tipo SMS acabam sendo utilizadas por empresas, a fim de enviar promoções, informações e atualizações.

Desse modo, é mais fácil que as vítimas acreditem que aquele SMS se trata de uma mensagem oficial da empresa.

Por isso, tome muito cuidado com SMSs recebidos em seu celular. Algumas dicas para evitar golpes:

2. Não responda mensagens em redes sociais 

Nenhuma empresa entrará em contato via redes sociais para solicitar um pagamento ou até mesmo para resolver pendências de cadastro.

Isso porque, redes sociais não são canais seguros, afinal de contas, temos inúmeros casos de contas com o mesmo nome, fakes e até mesmo pessoas que sequer usam o próprio nome nas redes, optando por apelidos.

Por isso, caso a empresa entre em contato via redes sociais, não responda as mensagens, e entre imediatamente em contato com a central de atendimento oficial para verificar a veracidade da mensagem.

3. Verifique o endereço de e-mail para não cair no Golpe da falsa Central de Atendimento

Assim como o SMS, o e-mail também acaba sendo o canal oficial de comunicação das empresas com seus clientes, o que facilita a aplicação do Golpe da falsa Central de Atendimento.

Por isso, sempre que receber um e-mail de alguma suposta empresa, verifique o endereço de e-mail cuidadosamente.

Nenhuma grande empresa terá um endereço de e-mail com erros de digitação, ou até mesmo do tipo “[email protected]”.

Endereços de e-mail pessoais também devem ser descartados, afinal de contas, funcionários de empresas possuem e-mails corporativos, e dificilmente esse tipo de comunicação é direta, ou seja, o funcionário não envia e-mails por conta própria.

4. Desconfie de cartas e correspondências

Aplicar o Golpe da falsa Central de Atendimento via cartas e correspondências é muito simples, uma vez que os correios ou empresas de entrega não tem conhecimento acerca do conteúdo da correspondência, então, acabam entregando normalmente.

Por isso, fique atento a correspondências recebidas em envelope comum, sem nenhum tipo de identificação, ou até mesmo escritas à mão.

Para identificar a segurança de uma carta, avalie os seguintes itens:

5. Busque canais de atendimento nos sites oficiais 

Todas as empresas possuem a descrição dos canais de atendimento em seus sites oficiais, e, em geral, esta informação fica na parte inferior da página, no rodapé.

Por isso, verifique cuidadosamente se o site em questão é oficial, para isso, avalie os seguintes itens:

Após verificar a veracidade do site, procure pelas centrais de atendimento descritas, a fim de encontrar os canais corretos de comunicação.

6. Duvide de informações estranhas 

É muito improvável que alguém não saiba se está devendo alguma coisa, ou até mesmo se o número de telefone mudou.

Por isso, uma dica importante para evitar o Golpe da falsa Central de Atendimento é justamente desconfiar de informações estranhas.

Pode ocorrer de algum boleto ter passado batido? Pode sim, mas, por via das dúvidas, sempre entre em contato para confirmar antes de realizar qualquer pagamento ou atualização cadastral.

Lembre-se que golpistas se beneficiam da dúvida, por isso, mantenha-se informado e certamente evitará golpes.

Isso pode te interessar: Seguro para aparelho celular: Vale a pena? Como escolher a melhor opção?.