Crédito Rural: o que é, como funciona, tipos e onde solicitar

Se você é um produtor rural, saiba que o Crédito Rural é a linha de crédito ideal para te ajudar a evoluir, seja por meio de investimento na safra, em equipamentos ou em quaisquer outras necessidades.

Anúncios

Diversos bancos trabalham com essa modalidade, incluindo Caixa, Bradesco e Itaú, então, você pode aderir à melhor proposta disponível para os seus planos.

No conteúdo de hoje entenderemos como essa modalidade de crédito funciona, além de conhecermos algumas das propostas disponíveis no mercado. Continue por aqui para conferir!

O que é Crédito Rural?

A adesão ao crédito é importante para a maior parte das empresas, especialmente aquelas que desejam fazer investimentos em prol da evolução do negócio.

Mas, nem todos os produtores rurais possuem empresa aberta, de modo que as negociações são feitas com uso do CPF. Nesse caso, como conseguir uma linha de crédito específica para os negócios?

Se você tem essa dúvida, saiba que o Banco Central do Brasil já pensou em uma solução para isso, e se trata do Crédito Rural, uma linha de crédito voltada para o apoio financeiro aos produtores rurais.

A ideia é que com o Crédito Rural os produtores rurais e cooperativas possam fazer investimentos em safra, equipamentos e propriedades, além de favorecer a comercialização das produções.

Dito isso, é importante dizer que essa linha de crédito é oferecida por bancos convencionais, e cada um deles estipula regras e realiza análise própria para liberação.

Quais os tipos de crédito disponíveis nessa linha?

Quando falamos em Crédito Rural, devemos entender que esse conceito é amplo, uma vez que se refere à uma linha de crédito, ou seja, a um tipo de empréstimo.

Nessa linha temos finalidades específicas para uso do valor, e em geral, a liberação do banco leva isso em consideração. Conheça os principais tipos de crédito dessa linha:

É importante conhecer as categorias de crédito, uma vez que alguns bancos solicitam apresentação de projeto e projeção de uso dos valores para liberação. Então, assim você pode se preparar com antecedência.

Leia também: Aluguel de veículos: Como funciona? Quando vale a pena?  (consultacred.com.br).

Quem pode solicitar o serviço?

Neste momento você já entende o que é o Crédito Rural e qual o intuito principal dessa linha de crédito.

Com isso, surge uma dúvida: quem pode solicitar essa linha de crédito? Todo e qualquer produtor rural está apto ao crédito?

Veja abaixo quem pode aderir:

Então, fica esclarecido que essa linha de crédito não se limita apenas a produtores rurais, visto que até mesmo empresas e pesquisadores podem solicitá-lo.

No entanto, como já vimos, esse empréstimo é concedido por bancos tradicionais, portanto, a concessão dos valores ocorre mediante conquista de aprovação na análise de crédito da instituição.

O que é preciso apresentar para fazer o pedido ao banco?

O Crédito rural é uma linha específica, então, para liberá-lo o banco pode solicitar documentações e procedimentos específicos.

Isso varia de acordo com a instituição, por isso, vale consultar com antecedência. Mas, a fim de te ajudar, a seguir separamos alguns dos requerimentos mais comuns nessa modalidade:

É importante ressaltar que essas exigências podem variar de acordo com o banco, mas vale se preparar para apresentar as documentações, caso seja necessário.

Quais bancos oferecem o Crédito Rural?

O Crédito Rural é uma linha de crédito reconhecida pelo Banco Central, e alguns bancos tradicionais são liberados a concedê-la. Sendo esses:

É importante dizer que todos os bancos devem obedecer às determinações do Banco Central para conceder esse tipo de crédito, mas, isso não os impede de criar suas regras para concessão e estipular tarifas específicas.

Por isso, antes de aderir a uma proposta, recomendamos que acesse o site da instituição e confira detalhes relacionados às tarifas aplicadas e condições de pagamento.

Dessa forma, será possível encontrar a melhor alternativa, que te ajude a evoluir o seu negócio no setor de Produção Rural.

Isso pode te interessar: Cartões com investback: 2 opções para você conhecer!  (consultacred.com.br).