Como usar o celular como cartão de crédito? Conheça as opções!

Como usar o celular como cartão de crédito é uma das principais dúvidas dos clientes que buscam praticidade.

Anúncios

Mas, você sabia que é possível conquistar muito mais do que praticidade com essa opção? Isso porque, segurança também é um ponto positivo.

Mas, será que é possível usar o celular como cartão? Por que aderir a este método de pagamento? Apenas cartões específicos contam com a função?

Todas as questões acima serão tratadas ao longo do material de hoje, a fim de te apresentar esse método de pagamento em detalhes.

Portanto, se você sempre quis essa facilidade no seu dia a dia, não deixe de continuar sua leitura para aprender a usar!

Como usar celular como cartão de crédito

É possível usar o celular como cartão de crédito? 

Você certamente já deve ter visto diversas propagandas de bancos e empresas de cartões oferecendo a possibilidade de pagamento via smartphone.

Na prática, a ideia é que, em vez de usar o cartão físico para realizar os pagamentos, os clientes possam simplesmente aproximar o celular da máquina de cartões, e pronto, operação finalizada!

Tudo isso se torna possível graças à tecnologia, que permite o uso do aplicativo do cartão para autorizar as transações, fazendo as vezes do tradicional chip do cartão.

Mas, embora seja algo compatível com as tecnologias atuais, ainda está um pouco distante dos serviços oferecidos pelos bancos ao grande público.

Desse modo, será que é realmente possível usar o celular como cartão de crédito? Apenas cartões exclusivos contam com essa possibilidade?

Começando pela primeira pergunta, sim, é possível, uma vez que muitos bancos já oferecem esse recurso, que vem se tornando cada vez mais popular.

Assim, em breve pode se tornar algo do dia a dia, como ocorreu com o pagamento por aproximação, por exemplo.

Mas, como recurso do próprio banco, atualmente este acaba sendo disponibilizado apenas para cartões específicos, oferecidos por bancos modernos, ou para um público selecionado.

Indo agora para a segunda pergunta, a boa notícia é que o recurso não é limitado apenas para cartões exclusivos, uma vez que o Google oferece um recurso muito útil com essa funcionalidade.

Com este recurso do Google, basta cadastrar o cartão, e usar o app para autorizar transações, tornando a tecnologia possível para todos os públicos.

Isso porque, até mesmo para quem possui cartões comuns, é possível usar.

Mais a frente conheceremos esse recurso em detalhes, de modo que você saberá como usar o celular como cartão de crédito!

Vantagens em usar o celular como cartão de crédito

Ao longo do tópico anterior pudemos entender que é sim possível usar o celular como cartão de crédito.

E, para isso você tem duas opções principais: 

Ou 

Lembrando que a primeira alternativa depende das funcionalidades do banco, de modo que apenas os mais modernos ou selecionados contam com a possibilidade.

Já a segunda proposta é mais popular, de modo que todos que têm um smartphone compatível com o app podem usar.

Mas, será que esse método de pagamento oferece vantagens? Não seria mais seguro usar o cartão?

Veremos a seguir quais são as vantagens desse método, a fim de que você decida se é uma boa ideia para o seu uso diário!

Esqueceu o cartão? Sem problemas!

Quem nunca passou pela situação de sair sem o cartão, e bem nesse dia dar de cara com a maior promoção já vista na vida?

Parece até uma pegadinha do universo, mas, aquele tênis que você estava esperando para comprar a meses, agora está com 50% de desconto.

A loja tá cheia…últimas unidades, é, não foi dessa vez que você aproveitou a promoção.

Mas, se você usar o celular como cartão de crédito a partir de hoje, isso nunca mais vai acontecer, afinal de contas, a probabilidade de sair sem o celular é baixa, não é mesmo?

Isso serve tanto para o exemplo acima, quanto para ocasiões de necessidade, onde você precisa de um método de pagamento à mão, como pegar um táxi não planejado, por exemplo.

Clonagem de cartão, nunca mais

A clonagem de cartão é uma prática criminosa, na qual um cartão falso é feito através da clonagem do chip do cartão, logo que este é inserido na maq

uininha, o que permite ao golpista realizar transações com o cartão falso..

Mas, ao usar o celular como cartão de crédito, você não precisará se preocupar com isso, uma vez que o chip do seu cartão nem fará parte da transação.

Assim, os seus dados ficam protegidos, e possíveis golpistas não conseguirão clonar o seu cartão para fazer compras fraudulentas.

Maior segurança de acesso

Você já parou para pensar o quão fácil pode ser para alguém usar o seu cartão, caso o ache perdido na rua, ou o pegue da sua bolsa?

Até que você consiga bloquear o cartão, o tempo para uso é o suficiente para o espertinho fazer algumas compras, e para contestar depois dá um baita trabalho.

Ao usar o celular como cartão de crédito esse problema reduz, isso porque, para fazer o pagamento é preciso acessar o aplicativo.

E, por mais que a pessoa esteja com o celular, já é difícil acessar o próprio aparelho, imagine então acessar o app do cartão, sem ter a senha.

Então, essa opção também fornece maior segurança de acesso, de modo que, mesmo que o celular seja perdido, ainda é difícil acessar os dados do cartão, sem ser o titular.

Veja como usar o celular como cartão de crédito

Ao longo deste material pudemos conhecer os diversos motivos que tornam o uso do celular para fazer compras com cartão de crédito muito interessante.

Mas, faltou falarmos sobre o uso, afinal de contas, como usar o celular como cartão de crédito?

Caso o seu cartão conte com essa tecnologia, basta acessar o app do banco e habilitar a função.

Lembrando que cada banco conta com suas próprias configurações, de modo que o método de uso do recurso deve ser consultado com a própria financeira.

Mas, se você faz parte do grupo que não tem um cartão tão moderno, não se preocupe, pois ainda pode usar o Google Pay.

Vale dizer que para usar essa alternativa o seu aparelho precisa ter compatibilidade com a tecnologia NFC, e esta deve estar ativada.

Por isso, comece procurando essa função no seu aparelho, caso não encontre, é provável que o seu celular não seja compatível, e, nesse caso, não será possível usar o recurso.

Mas, caso encontre, basta agora baixar o Google Pay e fazer o seu login usando uma conta do Gmail.

Após baixar o aplicativo, realize os procedimentos de confirmação de autenticidade, e, depois disso, cadastre o cartão de crédito.

Vale dizer que o cartão também deve ser compatível com essa função, por isso, consulte o seu banco.

Após cadastrar o cartão, o recurso de pagamento via celular já estará habilitado.

Para usar, basta aproximar o aparelho da máquina de cartões, no símbolo NFC da máquina (o mesmo usado para cartões por aproximação).

Com isso feito, caso o valor permita, a compra será realizada de forma prática, mas, para determinados valores pode ser necessário digitar a senha na maquininha.

De todo modo, a função é bem interessante, e certamente poderá facilitar e auxiliar o seu dia a dia de compras!