Como funciona crédito pessoal? Tudo que precisa saber sobre!

Como funciona crédito pessoal? Tudo que precisa saber sobre!

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Você sabe como funciona crédito pessoal? Esse é um tema muito comum no mercado financeiro, principalmente entre os que estão, por algum motivo, negativados, ou precisam de um dinheiro extra para investir em um empreendimento ou simplesmente quitar alguma dívida. 

Anúncios

A verdade é que todos, em algum momento, vão se deparar com o tema, seja na vida pessoal ou na convivência familiar e social. Por isso, entender o que é, como funciona e quais são os tipos de crédito pessoal pode fazer toda a diferença. 

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre crédito pessoal e como solicitá-lo. Basta continuar a leitura e conferir! 

O que é e como funciona crédito pessoal?

como-funciona-credito-pessoal-tipos

O crédito pessoal é, em poucas palavras, uma modalidade de empréstimo mais “liberal”, ou seja, uma vez qualificado para receber o empréstimo, você não precisa justificar ou explicar para qual finalidade ele será usado. 

Essa é a principal diferença entre empréstimo pessoal e outras modalidades de empréstimo e financiamentos, onde o candidato empresta uma quantia para uma finalidade pré-definida.

Ainda assim, por se tratar de um empréstimo que envolve taxas de juros e necessidade de planejamento para o pagamento e restituição das parcelas, a pessoa que está em busca de um precisa ficar atenta a pontos como:

Com essas informações em mente, é o momento de saber diferenciar os diferentes tipos de crédito pessoal, que se dividem, basicamente, em 3: consignado, não-consignado e com garantia de bens. 

Tipos de crédito pessoal

Para escolher o tipo de crédito pessoal ideal para você e sua realidade financeira, é preciso ter um bom conhecimento prévio acerca de cada um deles. Assim, você pode tomar a melhor decisão com base nas suas necessidades. 

Não-consignado

De modo simples, o crédito pessoal não-consignado representa o empréstimo comum, entre pessoas ou instituições financeiras. 

Essa modalidade é comum e é destinada a todos os que trabalham com carteira assinada, possuem contas regulares em bancos, ou são autônomos e empresários. 

Através dele, o cliente se compromete a pagar todas as parcelas, através de boleto, débito automático ou outras modalidades em dias até que a dívida seja quitada. 

Consignado

O crédito pessoal consignado, por sua vez, é focado em públicos mais específicos, como aposentados e pensionistas do INSS ou servidores públicos

Outra diferença é o modo como o pagamento das parcelas é feito: existe o desconto diretamente na folha de pagamento ou quantia de recebimento dos aposentados e dos profissionais públicos. 

Com garantia de bens

Em contrapartida, o crédito pessoal com garantia de bens, como o próprio nome sugere, exige que o cliente deixe um bem, como um imóvel ou veículo, como garantia do pagamento. 

Isso significa que, caso você atrase o pagamento, ou mesmo não tenha mais condições de continuar pagando as parcelas, o banco ou instituição financeira pode tomar o bem deixado como garantia. 

Assim, o planejamento financeiro é essencial para garantir o pagamento das parcelas em dias e o bom aproveitamento do dinheiro emprestado. 

Quais as vantagens do crédito pessoal?

O crédito pessoal apresenta inúmeras vantagens. A principal delas é a simplicidade de acesso e baixo nível de burocracia envolvido. 

Ainda, existe o benefício de não precisar justificar a finalidade do dinheiro obtido, o que te dá a liberdade de fragmentar e direcionar de modo mais assertivo a quantia conforme as suas necessidades e aspirações.

Por fim, um grande diferencial do crédito pessoal frente às outras modalidades de empréstimo ou financiamento, é o poder de escolha, pesquisa e pechincha do consumidor

Como são várias as instituições financeiras que oferecem produtos como crédito pessoal, o consumidor pode analisar com calma cada proposta e se planejar conforme os prazos sugeridos. É possível até mesmo pedir alterações e fazer contrapropostas. 

Quem pode contratar um crédito pessoal?

como-funciona-credito-pessoal-consignado

Qualquer pessoa pode contratar um crédito pessoal, mas é mais provável que um cidadão com estabilidade financeira maior consiga um empréstimo mais rápido do que aqueles que estão inadimplentes. 

Por isso, aposentados e pensionistas, funcionários de cargos públicos, trabalhadores registrados e microempreendedores com faturamento estável estão nos cenários mais fáceis para conquistar o crédito pessoal. 

Como se planejar antes de contratar um crédito pessoal

Não adianta nada solicitar um crédito pessoal para quitar dívidas, por exemplo, se no futuro você não terá condições de quitar o empréstimo — esse seria um erro muito perigoso, que colocaria em risco seus bens e seu conforto. 

Por isso, existem alguns cuidados a serem tomados antes de sequer procurar uma instituição financeira em busca de um crédito pessoal. 

O primeiro passo é analisar o seu faturamento e estabelecer um valor razoável que poderia ser gasto para o pagamento das parcelas, sem que isso afete sua vida pessoal. 

Tente, por um mês, pelo menos, registrar todos os seus ganhos e as suas despesas, para identificar padrões, sejam eles deficitários ou não. Você pode fazer isso com uma planilha simples ou em um caderno mesmo, anotando à mão.

Em seguida, analise as propostas que obteve com as instituições financeiras e identifique aqueles 3 pontos citados no início do artigo: o CTE, taxa de juros e prazo de pagamento. Confira se esses valores são realistas e se cabem no seu orçamento.

Por fim, evite golpes por nunca aceitar uma proposta de crédito pessoal que solicite depósito antecipado. As empresas não trabalham assim e nunca solicitarão uma quantia antecipada para liberar o seu dinheiro. Fique atento! 

Conheça as opções de empréstimo na Consulta Cred!

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas principais dúvidas acerca de como funciona crédito pessoal e suas especificidades. Percebeu como é simples solicitar um crédito pessoal para satisfazer suas necessidades financeiras? 

Basta ter cautela, atenção e muito planejamento para cumprir com todas as obrigações e ter sucesso durante o processo de empréstimo. 

Lembre-se também que, para não correr riscos desnecessários, o melhor a fazer é contratar crédito pessoal com empresas sérias, que realmente tenham presença de mercado, como é o caso da Consulta Cred