Como fazer cartão de crédito para menores de 18 anos?

Como fazer cartão de crédito para menores de 18 anos?

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Saiba tudo sobre como fazer cartão de crédito para menores de 18 anos e conheça as melhores opções disponíveis no mercado. Leia até o final e confira!

Anúncios

Se você está considerando em contratar um cartão de crédito para os seus filhos, saiba que no mercado de crédito existem excelentes opções para adolescentes menores de 18 anos.

Aliás, cuidar das finanças nesta faixa etária de vida é um excelente caminho, pois assim você consegue estimular a educação financeira desde cedo e formar adultos mais responsáveis.

Como-fazer-cartao-de-credito-para-menores-de-18-anos
Como fazer cartão de crédito para menores de 18 anos? | Reprodução: ConsultaCred

Por sorte, neste conteúdo vamos mostrar tudo sobre como fazer um cartão de crédito para menores de 18 anos, além de contar quais são os bancos que oferecem a modalidade de crédito. Quer saber mais sobre o assunto? Então não desgrude os olhos desta leitura!

Quais são os tipos de cartão de crédito para menores de 18 anos?

Quais-sao-os-tipos-de-cartao-de-credito-para-menores-de-18-anos
Quais são os tipos de cartão de crédito para menores de 18 anos? | Reprodução: Canva

Antes de iniciar a sua contratação, é preciso que você tenha em mente informações sobre os tipos de cartão de crédito para crianças e adolescentes, que hoje representa três formas principais, como veremos a seguir.

Cartão de crédito pré-pago

O cartão de crédito pré-pago funciona como um cartão de crédito comum, porém não faz compras parceladas e para usar é preciso recarregar antes.

A recarga pode ser feita em forma de transferência bancária ou por meio do pagamento de boletos. Aliás, nossa equipe pode afirmar que esta é uma excelente alternativa para adicionar mesada para os seus filhos, principalmente para crianças a partir de 7 anos.

Cartão de crédito universitário

Já o cartão de crédito universitário trata-se de uma opção exclusiva para adolescentes que estão iniciando uma graduação.

No geral, o grupo de estudantes tem em torno de 16 a 17 anos, não são adultos, mas também não são crianças.  Sendo assim, o cartão universitário ensina o adolescente desde cedo a ter responsabilidade e aprender a trabalhar com o mercado de crédito.

Cartão de crédito adicional

Se você tem uma conta corrente em um bom banco, com certeza deve ter acesso a boas opções de cartão de crédito adicional. Neste, caso a instituição permite você distribuir o seu limite com outros dependentes.

Os valores gastos por essas pessoas são incluídos diretamente na fatura do cartão de crédito titular. Em muitas instituições existe a possibilidade de definir um limite para cada cartão, por meio do aplicativo ou internet banking.

Como fazer cartão de crédito para menor de 18 anos?

Quais-sao-os-tipos-de-cartao-de-credito-para-menores-de-18-anos (2)
Como fazer cartão de crédito para menor de 18 anos? | Reprodução: Canva

Agora que você já conhece os tipos, vamos ao que interessa! Afinal, como fazer um cartão de crédito para menor de 18 anos? Vamos descobrir o passo a passo para realizar as contratações mencionadas no tópico anterior.

Como fazer um cartão de crédito pré-pago para menor de 18 anos?

Nesta situação, não vai ser possível solicitar um cartão de crédito pré-pago diretamente no nome da criança ou adolescente. Mas você pode pedir o cartão de crédito pré-pago no seu nome e selecionar os adicionais para os seus filhos ou dependentes e definir o valor que cada pessoa vai gastar, além de ter acesso onde o cartão de crédito foi usado.

Aliás, para fazer esse cartão é bem simples, basta ter em mãos o seu RG e CPF e selecionar a instituição financeira desejada. Não precisa comprovar renda e em muitos dos casos o cartão de crédito tem aprovação imediata e no mesmo instante você tem a possibilidade de contratar os cartões adicionais e recarregá-los.

Como fazer um cartão de crédito universitário para menores de 18 anos?

Por outro lado, os cartões universitários são registrados diretamente no nome do menor de idade, sendo necessário ser maior de 16 anos.

Para solicitar o cartão, o jovem precisa abrir uma conta corrente e os pais ou responsáveis tem que estar junto para assinar a permissão. Dessa forma, são necessários os documentos do adolescente e do responsável, além de um documento para comprovar a matrícula na instituição de ensino.

Como pedir um cartão adicional para um menor de idade?

Os cartões adicionais são uma outra opção para um menor de idade, principalmente os que ainda não tem uma renda própria no nome.

Muitos bancos oferecem esta modalidade e a forma de contratação é bem simples. O titular do cartão deve entrar em contato com a instituição, na maioria das vezes isso acontece por meio do aplicativo no celular. Então, basta informar os dados do dependente e aceitar os termos do contrato.

Bancos que oferecem esta modalidade de crédito

Bancos-que-oferecem-essa-modalidade-de-credito
Bancos que oferecem esta modalidade de crédito | Reprodução: Canva

C6 Bank

Se você tem uma conta ativa no C6 Bank, existem duas opções para solicitar um cartão de crédito para crianças ou adolescentes: cartão adicional ou conta Yellow. De fato, são vários tipos de contas disponíveis pelo C6 Bank, mas no geral o número máximo de cartões adicionais liberados são até 6, sem cobrança de anuidade e a liberação pode ser feita através o app.

Já a conta Yellow o menor tem acesso a uma conta completa, para fazer PIX, transferências e até pagamento de boletos. No entanto, não é possível dividir o limite com o dependente, assim para usar o cartão é preciso ter um saldo na conta.

Aliás, com este cartão o seu filho pode usá-lo tranquilamente na internet para o pagamento de assinaturas e aplicativos de delivery. Uma das vantagens é que a cada operação realizada o titular recebe uma notificação por SMS no celular.

Bradesco

Já o cartão para menor de 18 anos Bradesco trata-se do Click uma conta corrente exclusiva para clientes de 16 a 17 anos de idade. A conta é gratuita, não tem cobrança de tarifas e acompanha um cartão de débito para usar o dinheiro no dia-a-dia com mais facilidade.

Os pais ainda contam com o recurso de programar a mesada mensalmente e os filhos tem acesso a conteúdos educativos sobre educação financeira, cursos em diversas aéreas e descontos no curso de inglês da CNA.

Santander

O Santander tem duas opções disponíveis: o cartão de crédito adicional e o cartão de crédito universitário. Falando sobre essa segunda sugestão, o cartão acompanha uma conta corrente, porém tem cobrança de tarifas mensais. O diferencial está no desconto de 50% que retorna como recarga no celular do cliente. Aliás, o universitário não precisa comprovar renda e tem acesso a um limite extra para pagar a faculdade.

Conclusão.

O cartão de crédito e uma conta corrente quando usada de maneira consciente alinhada à educação financeira se tornam grandes aliados quando o assunto é finanças. Pois, desta maneira o jovem trabalha com os gastos e responsabilidades desde cedo.

Bom agora que você sabe tudo sobre como fazer um cartão de crédito para menor de 18 anos, procure a opção mais atraente para o seu perfil e idade dos seus dependentes. Mas antes de tudo, é necessário ensinar a importância do consumo consciente e educação financeira para o produto financeiro surtir os efeitos necessários.

Gostou deste conteúdo? Aproveite também para tirar as suas dúvidas sobre o cartão de crédito adicional. Clique agora mesmo no botão abaixo e saiba mais!