Como bloquear celular roubado é uma dúvida que sempre surge no momento de desespero, logo após a perda do aparelho.
Anúncios
E, não é para menos, visto que um celular desbloqueado na mão de ladrões é o suficiente para abrir espaço para golpes e fraudes.
Mas, afinal de contas, é possível fazer esse bloqueio? Como evitar roubos? O que é seguro celular, e quais opções existem?
Essas e outras dúvidas serão respondidas ao longo do conteúdo a seguir, então, para se prevenir de golpes após o roubo do aparelho, basta conferir as informações!
Os prejuízos de ter o celular roubado
Ter o celular roubado é algo que praticamente todos que moram em grandes metrópoles já passaram ao menos uma vez na vida.
Seja por assalto ou por furto realizado por ladrões de mão leve, o susto e a tristeza pelo prejuízo são sentimentos certeiros nessa situação.
Considerando que o celular se tornou um item indispensável nos dias atuais, perdê-lo pode se tornar um tremendo transtorno, visto que por ele se acessa banco, trabalho, mensagens e muito mais.
E, quando esta perda se dá pela ação de um ladrão, tudo se torna ainda mais preocupante, afinal de contas, e se ele acessar as informações?
Como já mencionamos, o banco está no celular, portanto, com um simples acesso o golpista pode zerar sua conta em minutos.
O mesmo vale para as mensagens do celular, que podem ser uma porta de entrada para que o fora da lei aplique golpes nos seus contatos.
Suas fotos, os seus trabalhos e até mesmo o seu próprio chip se tornam alvos fáceis de golpistas, que não têm o menor pudor em prejudicar a você e aos seus desconhecidos.
Por isso, um roubo de celular que aparentemente representa apenas perda material, ainda pode piorar e gerar transtornos piores.
Para evitar isso, bloquear celular roubado é um passo importante para manter os seus dados seguros e até mesmo invalidar o aparelho para o ladrão.
Mais a frente veremos como é possível fazer isso de forma eficaz!
Como bloquear celular roubado?
Depois do que vimos você já entende que bloquear celular roubado é indispensável para garantir a sua segurança.
Por esse motivo, veremos agora como é possível fazer esse procedimento de forma simples e prática.
Vale dizer que não existe apenas um bloqueio a ser feito, visto que diversos pontos merecem sua atenção nesse momento.
Por isso, leia com cuidado, a fim de não perder nenhuma informação que possa salvar seus dados e o seu dinheiro!
IMEI
Quando falamos sobre como bloquear celular roubado, a primeira informação que deve estar fresca em sua mente é o IMEI.
Isso porque, o IMEI é o registro do aparelho, que indica se este foi roubado e ainda permite bloquear o celular após a ocorrência.
Este bloqueio invalida o aparelho, de modo que o ladrão não conseguirá utilizá-lo ou revendê-lo.
Por isso, a primeira coisa que você deve fazer após ter o celular roubado é fazer o bloqueio do IMEI do aparelho.
Para isso, basta telefonar para a sua operadora, e solicitar o bloqueio por motivo de perda ou roubo.
Vale dizer que para este procedimento funcionar você deve saber o número IMEI do aparelho, que costuma vir registrado na caixa do mesmo, ou constar atrás da bateria.
Em último caso, você pode acessá-lo ao telefonar para o número *#06#.
Guarde essa informação, pois ela é muito preciosa para proteger os seus dados e evitar que o seu aparelho seja utilizado após o roubo.
Bloqueio do chip
Em muitos casos, graças ao bloqueio do IMEI, muitos ladrões optam por utilizar apenas o chip da vítima.
Isso porque, por meio do número é possível acessar contas, e-mails e até mesmo redes sociais, o que favorece a aplicação de golpes em seu nome.
Por isso, um passo importante ao bloquear celular roubado é justamente fazer o bloqueio do chip, e se possível fazer uma portabilidade imediata para outro número.
Desconecte suas contas de e-mail do aparelho
E, por fim, o último item que merece a sua atenção ao saber como bloquear celular roubado consiste em desconectar todas as suas contas de e-mail do aparelho.
Isso porque, como bem sabemos, as senhas dos celulares podem ser facilmente quebradas, e, caso o ladrão acesse o seu celular e encontre o seu e-mail logado, pode haver uma tremenda dor de cabeça.
Nesse caso, os prejuízos se assemelham ao acesso ao chip, visto que o e-mail também é muito usado como informação de login.
Por isso, acesse os seus e-mails por outro aparelho e solicite a exclusão do login do aparelho roubado.
Seguro para celular: o que é, opções e mais
A esta altura você já sabe tudo que merece sua atenção ao bloquear celular roubado.
Desse modo, ao seguir as dicas você certamente conseguirá garantir a sua segurança e ainda tornar o aparelho praticamente inválido ao ladrão.
Mas, você sabia que ainda é possível evitar também a perda financeira e material?
Sabemos como ter o celular roubado pode ser horrível, afinal de contas, será preciso adquirir outro aparelho, o que não custa barato.
Mas, ao aderir a um seguro para celular esse problema acaba, visto que este tipo de seguro te protege em caso de furto ou roubo do aparelho.
Para entender mais sobre as opções, sugerimos a leitura deste artigo 👉 Quanto custa um seguro para celular e qual a melhor opção hoje?
Desse modo, caso você passe por essa situação desagradável, basta acionar o seguro e será ressarcido no valor do aparelho.
Vale dizer que o seguro é feito com base na marca e modelo do aparelho, o que te garante um ressarcimento justo.
Além disso, os seguros também protegem em caso de quebra ou defeito do aparelho.
Por isso, se você deseja proteger de verdade o seu aparelho, vale conferir uma opção de seguro do gênero.
A boa notícia é que muitas empresas oferecem esse produto atualmente, sendo alguma delas:
- Vivo
- Nubank
- Porto Seguro
- Claro
- Ciclic
- Itaú
Por isso, não deixe de fazer uma boa pesquisa, para assim se prevenir em casos de roubo e diminuir drasticamente os prejuízos comuns a esse tipo de situação.
Gostou de saber como desbloquear um celular roubado? Aproveite e leia também 👉 Qual banco faz empréstimo com garantia de celular?