Abrir uma conta conjunta é uma prática que vem se tornando cada vez menos frequente, visto que a facilidade de acesso às contas online já supre boa parte da demanda.
Anúncios
Mas, por mais que a tecnologia ofereça facilidades, contas separadas ainda esbarram em regras de segurança para acesso, o que dificulta a vida dos que compartilham o orçamento mensal.
Nesse caso, a conta conjunta oferece algumas vantagens, e é justamente sobre elas que falaremos hoje. Acompanhe o conteúdo!
O que é uma conta conjunta?
Na década passada o uso de conta conjunta era muito comum, visto que o acesso às contas bancárias era restrito, sendo necessário ir até a agência na maior parte das vezes.
Com essa realidade, ter uma conta conjunta era muito prático, uma vez que ambas as partes podiam acessar e resolver pendências bancárias.
Mas, com a popularização do uso da internet para acessar informações bancárias, esse serviço deixou de ser tão necessário, visto que, se você precisa de uma informação da conta do seu cônjuge, basta enviar uma mensagem para que ele consulte no app do banco.
Com isso, é comum que pessoas mais jovens sequer compreendam para que serve este tipo de conta, visto que se tornou um serviço menos divulgado pelos bancos.
Voltando agora à pergunta deste tópico: uma conta conjunta nada mais é do que uma conta bancária que possui 2 titulares, em vez de 1.
Nesse modelo, ambas as pessoas possuem direito de acesso e movimentação, e devem entrar em consenso em decisões relacionadas ao uso do saldo para contratação de empréstimos e demais serviços.
+Documentos necessários para solicitar um empréstimo: veja a lista!
3 Motivos para abrir uma conta conjunta
Conforme vimos anteriormente, uma conta conjunta nada mais é do que um modelo de conta que possui 2 titulares, em vez de 1, que é o mais comum.
Também explicamos que a existência deste tipo de conta se dava pela necessidade de facilitar o acesso à conta para pessoas que compartilham as finanças.
Isso porque, quando a conta possui apenas 1 titular, apenas ele pode fazer transações e consultas, o que certamente não é prático.
Mas, o fator que tornou raro abrir uma conta conjunta hoje em dia é justamente a popularização do acesso digital às contas.
No entanto, embora a tecnologia tenha tornado o acesso mais simples, a conta conjunta ainda apresenta vantagens, e é justamente sobre isso que falaremos agora!
1. Fácil acesso ao orçamento mensal
Caso você more com alguém, é provável que divida a responsabilidade do orçamento mensal com essa pessoa.
E, sabemos que nesta situação é bem comum que apenas uma das partes fique responsável pelos pagamentos, justamente porque se reunir para lidar com as despesas nem sempre é possível.
Neste caso, a conta conjunta seria uma “mão na roda”, visto que ambos poderiam acessar a conta e ir pagando os boletos sem grandes dificuldades ou empecilhos.
Então, se todos os meses você precisa ficar relembrando o seu marido de mandar para a sua conta o valor da conta de luz, com uma conta conjunta isso não seria necessário.
2. Esperar o pix na frente do caixa? Nunca mais!
Só quem já passou pela situação de estar na frente do caixa e perceber que faltou R$ 30,00 para passar aquela bolsa da promoção sabe o que é desespero.
Neste caso, a saída mais comum costuma ser mandar uma mensagem para aquela pessoa de confiança, pedindo que ela faça o pix do valor.
Mas, embora resolva o problema, é bem chato deixar o atendente esperando até que a pessoa faça o pix.
Com uma conta conjunta esse problema não existe, visto que vocês compartilham a conta e podem fazer uso do saldo sem precisar realizar transferências de última hora.
3. Construção de histórico bancário para ambos
Especialmente para quem costuma usar o cartão da mãe ou do pai, sabe que esta prática pode ser um problema sério na construção de histórico bancário.
Isso porque, cada compra e pagamento feitos entram para o histórico do titular, e não de quem está usando o cartão.
Nesse caso, quando a pessoa vai buscar crédito com o banco, este é negado por falta de histórico.
Ao abrir uma conta conjunta esse problema é resolvido, visto que todas as transações serão consideradas na construção de histórico para ambos os titulares.
Então, se você já costuma compartilhar cartões com alguém, abrir uma conta conjunta pode apresentar muito mais vantagens.
Como abrir uma conta conjunta? Saiba quais bancos oferecem a possibilidade
A esta altura você já conhece todas as vantagens em abrir uma conta conjunta, mas, é importante destacar que essa proposta não é tão simples de encontrar.
Isso porque, o serviço foi se tornando cada vez mais requisitado, de modo que bancos digitais, por exemplo, não costumam oferecê-lo.
Por isso, é fundamental procurar pelos bancos certos, a fim de conseguir abrir a conta com facilidade.
Dentre as instituições que oferecem o serviço, podemos destacar:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Itaú;
- Santander.
Para abrir este tipo de conta, basta se dirigir até uma agência do banco escolhido junto à pessoa que pretende compartilhar a titularidade.
Leve seus documentos e os do seu companheiro, visto que os dados de ambos serão solicitados na abertura.
Em geral, a abertura costuma ser tão simples quanto uma conta corrente comum, então, não há motivos para se preocupar.
Quanto à movimentação, possivelmente a conta fornecerá 2 cartões, além de acesso ao aplicativo para ambos.
Leia também: Crediário digital Banco Inter: um novo jeito de fazer suas compras.