Cartão por Aproximação – O que é e como funciona?

Cartão por Aproximação – O que é e como funciona?

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Não habilite a função do cartão por aproximação antes de ler esse texto! Saiba agora tudo sobre essa modalidade! Veja como funciona a tecnologia, vantagens, como se proteger e 5 opções de cartão com contactless para solicitar agora. Leia até o final e confira!

Anúncios



O Cartão por Aproximação invadiu o mercado de crédito e cada vez mais ganha novos adeptos a essa modalidade.

Afinal, o consumidor pode pagar facilmente compras no débito e crédito sem precisar de senha.

Somente em um ano, houve um aumento de 330% no uso da tecnologia. Aliás, de acordo com uma pesquisa feita pela Digio – 48% dos entrevistados realizam pagamentos por aproximação usando a função contactless –  mas será que essa opção é realmente segura?

Para que você possa entender mais sobre o assunto, separamos um guia onde vamos explicar detalhadamente tudo sobre:

Quer saber mais? Continue com a leitura e confira!

Cartao-por-aproximacao-o-que-e-e-como-funciona-1
Cartão por aproximação o que é e como funciona? | Reprodução: Consulta Cred

O que é e como funciona o cartão por aproximação?

À primeira vista, o cartão por aproximação ou contactless trata-se de uma forma de pagamento onde não é necessário contato físico.

Ou seja, para pagar uma determinada compra, basta apenas que o cartão esteja próximo a maquininha com tecnologia NFC.

A maioria dos consumidores acreditam que o tipo de pagamento é a forma mais simples de fazer uma transação.

Em uma determinação da Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito – o valor máximo limitado para transações sem senha é de R$200,00.

Mas nada impede o usuário de limitar um saldo menor, o que aliás, torna o procedimento mais seguro e eficaz.



O que você deve saber antes de ativar a função contactless?

De fato, a tecnologia trouxe várias dúvidas sobre segurança, afinal, até hoje não existe uma lei de regulamentação, e a prática tem sido alvo de muitas fraudes.

Por esse motivo, antes de ativar a função contactless no cartão, é preciso saber alguns detalhes. Pois, dessa maneira, o consumidor consegue aproveitar a facilidade sem renunciar à segurança.

cartao-por-aproximacao

Como proteger o cartão por aproximação?

Antes de sair por aí usando a função contactless, saiba como proteger o seu cartão por aproximação para evitar fraudes. Para isso, você precisa colocar em prática os seguintes passos.

👉Verifique o valor da compra antes

Previamente a confirmação da transação, veja na tela da maquininha o valor da sua compra. Muitos se esquecem dessa etapa, mas se você quer usar o seu cartão de maneira segura, vai ter que colocar esse hábito em prática.

👉Acompanhe sempre o extrato das suas transações e ative as notificações do aplicativo

Outro fator importante é acompanhar o extrato das transações do cartão com aproximação e deixar as notificações do aplicativo ligadas.

Já que dessa forma o consumidor consegue reconhecer os pagamentos não autorizados imediatamente.

👉Use películas metálicas

À princípio, os cartões com aproximação emitem ondas de radio frequência, responsáveis por emitir a leitura de dados.

Tais ondas são capazes de atravessar tecidos como carteiras e bolsas. E dessa forma ocasionar em uma cobrança indevida no seu cartão.

Portanto, para o proteger contra fraudes uma saída é usar películas metálicas e impedir a ativação por sinais. Assim o acessório bloqueia a comunicação com leitores.

👉Fique sempre de olho no seu cartão

Um olho no gato e o outro no peixe! Mantenha sempre atendo ao seu cartão por aproximação. Pois, o quanto antes você sentir falta, mais rápido poderá desabilitar a função, caso aconteça um extravio.

👉 Tenha esperteza em aglomerações

O grande alvo de fraudes do cartão por aproximação tem sido em aglomerações como festas, ônibus e metrôs. Onde o palco é cenário perfeito para os criminosos “pescarem” o seu cartão dando sopa.

Isso não quer dizer que você não deva levá-lo nessas ocasiões, mas sim, manter bem guardado na carteira ou na bolsa. E se possível desativar a função nessas ocasiões.



Como usar o cartão por aproximação?

Primeiramente, para usar o cartão por aproximação você precisa habilitar a função. O procedimento é feito direto pelo aplicativo do celular e você pode ativar e desativar quando quiser.

Depois disso, durante um determinado pagamento informe ao atendente que deseja pagar por aproximação.

Se a maquininha do estabelecimento for compatível é só aproximar o cartão com uma distância máxima de 4 cm do equipamento.

Bem fácil não é mesmo?

cartao-por-aproximacao-1

Qual a vantagem do cartão por aproximação?

Comodidade: com cartão de crédito de aproximação em mãos é claro que o consumidor tem mais comodidade e praticidade.

Afinal, em poucos segundos é possível finalizar a transação. Além disso, você pode cadastrar outros meios de pagamentos contactless, como o smartphone e pulseiras com a tecnologia.

Filas menores: com a velocidade das transações e o aumento no uso do cartão por aproximação, o resultado é a ausência de filas.

Pois, em questões de segundo o atendente consegue cobrar a compra sem se preocupar com o troco, ou demorar por causa de inserção de senha errada.

Forma de pagamento internacional: o consumidor pode fazer esse tipo de pagamento em diversos lugares do mundo. Tudo isso sem se preocupar com senha ou agilidade.

Sem a necessidade de entregar o cartão em mãos de terceiros: agora você não precisa mais entregar o seu cartão nas mãos de terceiros para pagar uma determinada compra.

Somente o consumidor tem acesso, e isso diminui o risco de clonagem, como acontecia com milhares de usuários antigamente.


O que acontece com o cartão por aproximação se for roubado?

Tá, agora eu sei que posso pagar uma determinada compra facilmente sem usar a minha senha. Mas, entretanto, todavia, o que acontece com cartão por aproximação se for roubado?

Nos casos de roubo ou furto, o primeiro passo a se fazer é bloquear o cartão temporariamente e desativar a função contactless. Além de fazer o boletim de ocorrência e comunicar o fato a instituição financeira.

O Código de Defesa do Consumidor, diz que as operados de crédito são responsáveis por garantir a segurança dos pagamentos. No entanto, todo o cuidado é pouco e o importante nessa situação é conseguir bloquear o cartão antes dos golpistas começarem a usar.


5 opções de cartão com NFC para solicitar agora!

Bom, se você ainda não teve o seu cartão aprovado ou quer mais um novo aliado financeiro para sua carteira, vamos sugerir algumas opções para solicitar agora!

1 – Cartão por aproximação Santander SX

A primeira sugestão de cartão de crédito com tecnologia contactless que vamos indicar é o cartão por aproximação Santander SX.

E, também um dos mais fáceis de ser aprovado mesmo com o score de crédito baixo.

O Santander SX está disponível nas bandeiras Visa e Mastercard e em alguns casos a anuidade pode sair grátis. Como acontece ao cadastrar o CPF e número do celular como chaves PIX.

2 – Cartão por aproximação BB

Em segundo lugar, a melhor sugestão de cartão de crédito por aproximação do Banco do Brasil é o Ourocard Contactless.

O diferencial é que com ele você também tem a flexibilidade de cadastrá-lo nas carteiras digitais, como Google e Samsung Pay.

E, deste modo realizar pagamentos apenas aproximando o celular na maquinha. Sem a necessidade do cartão de crédito físico especificamente.

5-opcoes-de-cartao-por-aproximacao-para-solicitar-agora-1
5 opções de cartão por aproximação para solicitar agora | Reprodução: Consulta Cred

3 – Cartão por aproximação Itaú

O Itaú tem infinidades de cartão de crédito para todos os tipos de consumidores. Separamos algumas opções fáceis de aprovar e que caíram na preferência entre os consumidores.

👉Cartão de Crédito Itaú Iti: o cartão da conta digital do Itaú Iti fácil de aprovar. Afinal, não precisa de comprovar renda e o limite de crédito chega até R$10.000,00.

👉Cartão de Crédito Itaucard Azul Visa Internacional: se você gosta de viajar esse cartão vai ser um excelente aliado. Pois, em todas as compras o cliente acumula pontos e pode trocar por passagens e diversos benefícios em viagens.

👉Cartão de Crédito Itaucard Magalu: uma nova versão do cartão de crédito Magazine Luíza. Agora sem cobrança de anuidade e com Cashback que pode chegar até 4%. Juntamente com condições de pagamentos exclusivas na rede varejista.

👉Cartão de Crédito Itaucard Click: um cartão de crédito do Itaú exclusivo para não correntista. O melhor é o cliente ter a opção de usufruir todos os benefícios da bandeira Visa Platinum sem a necessidade de pagar anuidade.

4 – Cartão de Crédito com Tecnologia NFC Nubank

Se você já acompanha os nossos conteúdos, certamente já deve ter percebido que o Nubank é o cartão de crédito mais indicado em nossos artigos, não é verdade?

E, não é para menos. Afinal, o cartão de crédito Nubank além de permitir o pagamento por aproximação, também é sem frescuras e fácil de aprovar.

Você pode fazer o seu pedido agora, de onde quer que esteja e aguardar a entrega na sua residência.

Ademais, o cartão é um dos mais fáceis de aprovar e ainda tem uma opção para negativados: o cartão Nubank com garantias.

Estamos falando mais sobre o assunto nesse artigo: “Cartão de Crédito com Limite para negativados”. Vem conferir e saiba tudo sobre como funciona!

5 – Cartão de Crédito Neon

Por fim, mas não menos importante, nossa última sugestão é o cartão de crédito por aproximação Neon.

Uma opção bem básica da bandeira Visa e fácil de pedir e aprovar, assim como o Nubank.

O Neon tem cobertura Visa Internacional, dessa forma você consegue comprar os seus produtos internacionais favoritos com bastante facilidade.

O consumidor adere o cartão através do aplicativo no celular, logo após abrir uma conta digital. Mas não se preocupe, pois, não tem tarifas de manutenção da conta, nem cobranças de anuidade.


Conclusão

cartao-por-aproximacao-o-que-e-e-como-funciona-2
Cartão por aproximação o que é e como funciona? | Reprodução: Canva

Com relação ao conteúdo apresentado, vimos que o cartão por aproximação caiu no gosto dos consumidores. E atualmente, todos os cartões da bandeira Visa e Mastercard já vem com a tecnologia contactless instalada.

A transação sem senha é uma flexibilidade sim! Mas também exige que os consumidores tenham cuidado redobrado. Por mais que o valor liberado não seja “alto”, no bolso do trabalhador representa um grande prejuízo.

Então, durante o manuseio, é importante nunca perder o seu cartão de vista e sempre acompanhar as transações em tempo real pelo aplicativo. Pois, em caso de uma compra indevida, o cliente consegue recorrer imediatamente.

Assim, com esses cuidados você aproveita o máximo do seu cartão, para pagar aquelas continhas do dia a dia, como um café ou uma aspirina na farmácia, com mais facilidade e segurança.

E, você o que acha dessa tecnologia? Deixe o seu comentário logo abaixo e conte para nossa equipe a sua experiência.

Gostou do conteúdo? Então, clique no botão abaixo e saiba tudo sobre como solicitar o cartão de crédito Nubank com tecnologia Contactless. Aguardo você no próximo post 😉