Cadastro Positivo é prejudicial? Confira!

Cadastro Positivo é prejudicial? Confira!

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

Será que o Cadastro Positivo é prejudicial aos consumidores que não pagam as contas em dia? Quais são os dados armazenados? Tire as suas dúvidas nessa leitura rapidamente!

Anúncios

Desde já, o Cadastro Positivo permite que instituições financeiras e lojistas verifiquem os pagamentos do consumidor, antes de liberar às vendas a prazo.

Em outras palavras, o sistema também ajuda a organizar a vida financeira do consumidor. Pois, o cliente consegue ver o histórico de pagamento por completo.

Mas será que mesmo assim o Cadastro Positivo é prejudicial?

Antes de mais nada, de acordo com o site do SPC Brasil, mesmo que o consumidor não pague em dia, ou tenha restrições no nome, não será prejudicado.

Portanto, o Cadastro Positivo não é prejudicial, pelo contrário. Pois, o que será levado em conta são todos os pagamentos que o cliente já fez nos últimos 12 meses.

Sendo assim, não há quaisquer desvantagem, uma vez que as informações que constam no sistema, são as dívidas que você já pagou. Ou então, as que estão sendo pagas no momento presente.

Quais dados ficam armazenados?

De antemão, a ferramenta armazena os seguintes dados do consumidor, veja só:

Ao mesmo tempo, no histórico do cliente o Cadastro Positivo coleta os seguintes dados de pagamentos:

Como funciona o Cadastro Positivo?

Primordialmente, as informações chegam ao banco de dados pelos bancos, empresas e instituições financeiras que o cliente tem relação.

Desta forma, são esses dados que fazem o histórico de pagamento do cliente.

No entanto, o procedimento é gradual. Ou seja, é realizado as poucos, conforme o consumidor realiza os pagamentos.

O que não pode constar no Cadastro Positivo? O Cadastro Positivo é prejudicial se eu informar os meus dados?

De fato, muitos consumidores tem muitas dúvidas esse assunto. Principalmente quando se trata de quais dados podem ser informados e quais devem ser sigilosos.

Nesse sentido, no Cadastro Positivo não pode ter nenhuma informação desvinculada da análise de crédito. Digamos por exemplo, que você fez uma compra de roupas parceladas no cartão.

O item roupas, bem como cores, marcas e outros fatores descritivos não podem ser mencionados. Inclusive, entra na lista de restrição as compras realizadas por meio de empréstimos, crediário e financiamentos.

Em outras palavras, as instituições credoras não podem informar quais foram os serviços e produtos adquiridos pelos clientes.

Como consultar?

Para consultar as suas informações de compras a prazo é bem simples. Basta apenas fazer o cadastro no site. Seguidamente, faça o login no sistema com usuário e senha.

Logo, somente o consumidor e a empresa podem ter acesso a essas informações. Tudo se você permitir!

Em conclusão, o Cadastro Positivo não e prejudicial e sim um aliado para conseguir linha de créditos mais justas!