Bandeiras de Cartão de Crédito: descubra quais são e diferenças

Bandeiras de Cartão de Crédito: descubra quais são e diferenças

Por: Equipe de Conteudo Consultacred

As bandeiras de cartão de crédito são muito importantes para definir a aceitação geral de um cartão de determinada instituição financeira. Afinal, como elas mediam as transações financeiras entre os bancos e comerciantes, precisam ser confiáveis.

Anúncios

Mas, existem muitas dúvidas quando o assunto é bandeiras de cartão de crédito: quais as diferenças entre as marcas existentes? E quais são as melhores opções para escolher? Existe algum risco ou cuidado necessário ao escolher a bandeira do seu cartão?

Pensando em todas essas perguntas frequentes, desenvolvemos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber antes de escolher a bandeira do seu cartão. Basta continuar a leitura para analisar todas as dicas que selecionamos. Acompanhe! 

O que são as bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão de crédito são responsáveis por intermediar as vendas que o cliente faz entre as instituições comerciais (lojas, shopping e sites) e as operadoras dos cartões de crédito, que podem ser tanto bancos quanto lojas e outras instituições financeiras. 

Você já deve ter notado que, no mercado, é muito comum ver as bandeiras Elo, Visa, Mastercard e até mesmo American Express, que é destinada a uma classe de consumidores de alto faturamento e, consequentemente, consumo. 

Qual é a diferença entre bandeiras e operadoras de crédito?

A principal diferença entre as bandeiras e as operadoras de cartão de crédito é o papel que cada uma desempenha. 

As bandeiras são como a “marca” do cartão, responsáveis por credenciar as lojas que decidem se aliar a elas, criando uma rede enorme, internacional, de parceiros. 

Assim, quanto mais credenciadas, mais recursos e suporte tecnológico a bandeira precisa disponibilizar para atender todas as transações e requisições (muitas vezes, milhares ao mesmo tempo!). 

Sabe quando você passa o seu cartão de crédito na maquininha de uma loja e precisa esperar alguns segundos para que ele seja validado? Esse curto período é a bandeira validando o seu saldo e possibilidade de uso junto ao banco ou financeira parceira. 

O sucesso das bandeiras em desempenhar suas atividades faz com que elas sejam mundialmente reconhecidas, elevando seu nível de aceitação perante o consumidor e as instituições do mercado. 

Por outro lado, as operadoras de cartão de crédito são responsáveis por fazer o balanço e cobrança, mensalmente, após a utilização do cartão. 

Para ficar mais simples, basta analisar o exemplo da bandeira Visa e do Banco do Brasil, sua instituição financeira parceira. Assim, outra opção também é escolher a melhor conta digital com cartão de crédito. 

Dessa forma, as operadoras fazem o contato com você, cliente, garantindo que a conta seja paga e renegociando, caso você não tenha o valor disponível para pagamento na data prevista, sempre com a aplicação de juros.

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?

bandeiras-de-cartao-de-credito-importancia

As bandeiras de cartão de crédito funcionam, então, como mediadoras das transações financeiras. Assim, quanto mais operadoras filiadas e mais suporte prestado, maior o grau de reconhecimento, aceitação e utilização de determinadas bandeiras. 

Diferentemente do que muitos pensam, as bandeiras de cartão de crédito não são responsáveis por definir anuidades, taxas de juros, validade ou limite dos cartões. Essas são responsabilidades das instituições financeiras filiadas a elas. 

Por isso, é possível encontrar no mercado cartões de crédito de diferentes bancos que, apesar de estarem sob a mesma bandeira, possuem taxas e burocracias totalmente diferentes. 

Assim, escolher uma bandeira de cartão deve ser um passo cauteloso, especialmente se você é um consumidor que gosta de utilizar seu cartão também para compras no exterior, durante viagens de lazer ou negócios. 

Aproveite para ler também:

Cartão de Crédito com aprovação imediata

Cartão de Crédito que não precisa tirar foto

Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito?

Apesar de serem criadas novas bandeiras, com utilização predominantemente regional, como Sorocred e Senff, as mais famosas são 3: Visa, Mastercard e Elo. 

Como já têm uma reputação formada no mercado, escolher uma delas é o caminho mais seguro. Vamos ver, a seguir, os principais benefícios de cada uma.

Visa

A bandeira Visa é a segunda mais aceita do mercado, atrás apenas da bandeira Mastercard. Presente em mais de 200 países, a Visa atende bem ao público que gosta de viagens e descontos nesse meio. 

Ela oferece programas de desconto como o Vai de Visa, que possibilita o cliente cadastrar seu cartão no “Visa Checkout” e receber vantagens no pagamento de serviços como hotelaria, aluguel de carros e táxis, restaurantes e passagens aéreas. 

Além disso, existe o programa Visa Passfirst, que é ideal para os amantes de futebol. Com ele, é possível comprar ingressos e entradas para jogos pela internet, sem ficar em filas ou perder tempo com o deslocamento.

Existe ainda uma hierarquia de cartões Visa, para os mais diversos tipos de clientes, como:

Mastercard

O cartão Mastercard é o mais aceito do mercado, presente em 210 países. 

Assim como o Visa, o Mastercard conta com programas interessantes como o Masterpass, que possibilita a compra com apenas um clique e o Mastercard Surpreenda, com o acúmulo de pontos para a retirada de produtos em dobro. 

A hierarquia dos cartões também passa por 3 níveis: básico, intermediário e exclusivo, com as seguintes modalidades:

Elo

A bandeira Elo é nacional, garantida pelo Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal. Apesar de serem totalmente aceitos no Brasil, o Elo ainda está no processo de ganhar força no exterior.

Os clientes dessa bandeira conseguem descontos em lojas específicas como Outback, Havaianas, Movida (aluguel de carros) e muitas outras. 

Todos os cartões Elo disponíveis são:

Como escolher a melhor bandeira de cartão de crédito?

bandeiras-de-cartao-de-credito-como-escolher

A resposta é: depende! Depende do seu perfil e das suas necessidades como consumidor e dos benefícios que deseja ter com cada cartão. 

Essa também é uma escolha que envolve a afinidade do cliente com a marca, já que as três são bem conhecidas e classificadas no mercado.

Mais importante do que escolher bem as bandeiras é escolher a instituição emissora do cartão, analisar se ela presta um bom suporte aos clientes e quais são as avaliações de consumidores mais antigos. 

Conheça as melhores opções de cartão de crédito com a ConsultaCred!

Conclusão

Percebeu como as bandeiras de cartão de crédito possuem finalidades e diferenciais interessantes? Basta selecionar a que mais agrada e corresponde ao seu estilo de consumo. Conte com a ConsultaCred para te ajudar a escolher os cartões de crédito ideais!