Usuários transexuais acusam TikTok de censura

Usuários transgêneros no TikTok se queixaram de censura depois que suas postagens foram removidas.


Vídeos, incluindo algumas pessoas discutindo suas vidas, foram retirados e outros tiveram o som removido, de acordo com alguns pôsteres.

O TikTok disse que algumas postagens foram excluídas por violar as diretrizes, mas não explicavam por que outras foram removidas.

A instituição de caridade LGBT Stonewall disse que a ação enviou uma mensagem prejudicial aos jovens transexuais que usam a plataforma como suporte.


Em um comunicado, a plataforma de vídeo em formato curto disse: “O TikTok é um espaço inclusivo para expressão positiva e criativa. Nós categoricamente não removemos nenhum conteúdo com base na expressão da identidade de gênero.

“Temos uma comunidade vibrante e diversificada no TikTok: existem quase dois bilhões de visualizações de conteúdo em #trans e mais de 2,1 bilhões de visualizações em #lgbtq.

“Estamos orgulhosos de ser uma plataforma de expressão positiva e criativa para nossa comunidade diversificada de usuários”.

Receba nossas novidades

Seu cartão está quase pronto
Deixe seu e-mail para receber dicas e novidades sobre Cartões , Crédito e Financiamentos 95%

Ele acrescentou que alguns dos vídeos foram removidos por violar as diretrizes sobre fumo e nudez. Não explicava por que outros foram derrubados.

Reice Hodges, 35, diz que teve vários vídeos removidos, incluindo um onde ela desafiou casos de bullying. Ela alega que o TikTok excluiu essas postagens antes de remover os comentários abusivos que recebeu.


“Fico louco quando meu conteúdo é removido. Há alguns vídeos que passo horas fazendo … e remover um desses vídeos realmente me desencoraja”, disse ela à BBC.

“Existem inúmeras adolescentes e adultos que me procuraram e me agradeceram por me colocar lá para serem vistos.

“Bloquear algo que possa trazer conscientização à comunidade trans, quando já temos tanto ódio e nojo vindo em nossa direção – para onde mais devemos ir?”